Os indicadores Raio X Preditivo olham para o verdadeiro motivo que fazem os preços se movimentarem: você vai conseguir se adiantar em operações que vão na direção certa do mercado
Os indicadores Raio X Preditivo fazer parte do pacote de treinamento da metodologia criada e desenvolvida pelo trader Luiz Sato. São as ferramentas que possibilitam a leitura do mercado a partir dos conceitos da Nova Análise Técnica, que ele vem sistematizando ao longo de 20 anos.
O uso dessas ferramentas tornam a leitura de informações complexas e importantes do mercado muito mais simples e intuitiva. Com um simples bater de olhos sobre o gráfico, o trader treinado consegue determinar se aquele momento de um ativo, aquele nível de preço, constitui uma oportunidade ou não.
Assim, neste artigo, gostaria de apresentar pra você um pouco mais sobre esses recursos.
- O que é o Raio X Preditivo.
- Conheça os Indicadores do Raio X Preditivo.
- Como ter acesso aos indicadores do Raio X Preditivo?
- Conclusão.
1. O QUE É O RAIO X PREDITIVO
Antes de entendermos o que é são os indicadores Raio X Preditivo, precisamos entender as bases do próprio Raio X Preditivo.
O Raio X Preditivo é a sistematização da nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas que possibilitam a aplicação desses conceitos na prática a partir da leitura ativa dos gráficos.
A Nova Análise Técnica se baseia no acompanhamento atento do comportamento do volume e do fluxo de ordens ao longo do tempo. Os grandes volumes e os grandes fluxos de ordem, atualmente, só são causados pelos grandes investidores institucionais (big players). Logo, não é errado dizer que a Nova Análise Técnica se especializa em estudar o comportamento dos big players.
Portanto, o Raio X Preditivo é a metodologia que acompanha a atuação dos big players através da análise do volume e do fluxo de ordens e, para isso, utiliza ferramentas que aplicam os conceitos da nova Análise Técnica.
Nova Análise Técnica x Velha Análise Técnica Tradicional
Qualquer um que já tenha se aventurado pelo mundo dos trades já deve ter deparado com diversas metodologias de Análise Técnica tradicional ou da velha análise técnica. O problema dessas metodologias é sempre o mesmo: utilizam indicadores de leitura do preço nas seguintes variantes:
- Leitura direta do preço: através de suportes, resistências, linhas de tendência de alta, linhas de tendência de baixa, figuras como ombro-cabeça-ombro, flâmulas, bandeiras, triângulos e outros.
- Leitura indireta do preço: através de indicadores que são derivados do preço. Alguns dos mais famosos são as médias móveis, o MACD, as bandas de Bollinger, mas há centenas e possivelmente milhares desses.
Qual o problema disso?
Acontece que o preço é mera consequência de causas anteriores. Ora, não é nenhuma novidade: todos nós sabemos e aprendemos até mesmo antes de conhecer a bolsa que o mercado é regido pela oferta e pela demanda.
Se há mais demanda, mais gente querendo comprar algo, o preço sobe.
Se há mais gente querendo vender algo, mais oferta, o preço cai.
E por que diabos, justamente quando entramos na bolsa passamos a ignorar esse fato?
O preço sempre, sempre, sempre será o efeito da demanda e da oferta e demanda e oferta, basicamente são expressados pelo volume e pelo fluxo de ordem.
Logo, como vimos nos raciocínios anteriores, podemos concluir que a Velha Análise Técnica se preocupa com os efeitos.
Claro que há uma base estatística. Afinal, quando certas coisas acontecem com o preço, existe uma possibilidade, uma probabilidade, de que se dê uma consequência que já se comprovou acontecer antes.
Por exemplo: quando um nível de preço que se mostrou difícil de ser rompido anteriormente (resistência) é rompido, acredita-se que há uma tendência de que a alta tenha continuidade. Baseado nisso, muitos traders que se guiam pela Velha Análise Técnica irão fazer compras. Não poucas vezes, o preço volta a trabalhar abaixo da resistência, entrando até mesmo em tendência de queda.
O trader que estiver usando nossas ferramentas, por outro lado, saberão se aquele rompimento é sustentado por um volume que justifique a entrada numa compra ou se o fluxo de ordens está indo na direção que justifique a continuidade da alta. Afinal, pode ser um momento de euforia máxima.
Assim, a Nova Análise Técnica, que o Raio X Preditivo e os indicadores Raio X Preditivo que possibilitam sua aplicação, em vez de ficar olhando para os efeitos, se concentra nas causas e, assim, se adianta aos principais efeitos.
2. CONHEÇA OS INDICADORES DO RAIO X PREDITIVO
Os indicadores do Raio X Preditivo são especializados em ler o fluxo de ordens e o volume de negócios que, em última análise são o motivo pelos quais o preço se move.
Cada um dos indicadores dá uma leitura de forma diferenciada e os indicadores do Raio X Preditivo procuram entrar no modo de pensar e agir dos grandes players institucionais, considerando que, atualmente, eles são responsáveis por 90% (valor estimado) dos negócios nas bolsas de valores do mundo.
Sato’s Bar
Entre os indicadores Raio X Preditivo, o Sato’s Bar é um dos, aparentemente, mais simples e, ao mesmo tempo o de atuação mais “cirúrgica”. Pois nos mostra a presença ou a ausência dos investidores institucionais em uma única barraj (candle). O número de negócios é baixo ou elevando é denunciado por um sistema de cores bem simples de entender:
- Azul: baixíssima presença institucional; os big players não estão querendo negociar naquele momento ou naquela faixa de preço. Poucos negócios estão acontecendo.
- Branco: baixa presença institucional; os negócios aumentaram em volume mas não o suficiente para que concluamos que os investidores institucionais estão interessados naquela faixa de preço ou naquele momento em si.
- Amarelo: já podemos observar que, naquela vela (que pode representar um minuto, uma hora ou um dia, conforme a periodicidade do gráfico usado pelo trader), já há uma presença institucional maior.
- Alaranjado: elevada presença institucional. Os big players, por alguma razão, resolveram agir naquele momento ou naquela faixa de preço.
- Vermelho: atuação profissional ultra elevada. Um ou mais big players estão se posicionando naquela vela (naquele momento e naquela faixa de preço). Isso significa que aquele nível será defendido a todo custo para que não seja mais ultrapassado para um lado ou para outro. O big player que comprou ali será capaz de comprar mais para aumentar a demanda, fazer os preços subirem e impedir que aquele ponto seja ultrapassado para baixo e com isso seus stops sejam acionados. Por outro lado, se o ponto for ultrapassado, sabemos que stops serão acionados, aumentando a oferta e fazendo os preços caírem.
Sato’s Defense
O Sato’s Defense é dentre os indicadores Raio X Preditivo, um dos mais intrigantes e interessantes. Ele é como se você praticamente “entrasse na mente” dos investidores institucionais.
A partir dos preços e do número de negócios, ele estabelece uma média ponderada dos preços a partir de um fundo ou a partir de um topo, plotando assim o preço médio a partir desses topos e fundos.
Assim, esse é um dos indicadores Raio X Preditivo que nos dá a leitura de quem está “ganhando” no mercado e quem está se complicando. Se complicam os que ficam com o preço médio abaixo do preço de mercado (no caso da venda; preço médio traçado a partir de um topo) ou com o preço médio acima do preço do mercado, no caso da compra (preços médios medidos a partir de um fundo).
Assim, não é à toa que esses indicadores Raio X Preditivo têm esse nome, Sato’s Defense: ele plota no gráfico uma resistência e um suporte dinâmicos que têm grande possibilidade de serem defendidos pelos investidores institucionais.
Sato’s Force
O Sato’s Force mede diretamente o volume de negócios em ativos em uma única pernada de alta ou de baixa.
O tamanho da pernada é determinado em ticks pelo próprio trader, dependendo do ativo analisado.
Por exemplo, se forem 15 ticks para uma ação (que tem um tick de 1 centavo), o sentido da pernada, do swing, só se alterna quando a ação valorizar ou desvalorizar 15 centavos de uma única vez. Enquanto isso, o Sato’s Force acumula o número de ações negociadas nesse movimento. Enquanto a ação não acumular um movimento de 15 centavos no sentido contrário (nessa configuração), a pernada permanece no sentido atual.
Quanto maior o volume de ativos negociados em uma pernada, mais importante ela é. As próximas pernadas no mesmo sentido terão o número absoluto de ativos negociados bem como o acréscimo ou decréscimo de negócios em relação à pernada anterior no mesmo sentido. Assim, conseguimos saber facilmente se o número de negócios está aumentando (denunciando a força do movimento) ou diminuindo (denunciando que o movimento está perdendo a força).
Sato’s Force Histograma
A ideia é a mesma do Sato’s Force, porém, o volume de cada pernada é plotado em um histograma cumulativo sob o gráfico do preço. Assim, podemos ver com grande facilidade o volume envolvido a cada pernada de alta ou de baixa. E também se o volume está crescente quando o preço está indo em um dos sentidos possíveis ou decrescente.
Dentre todos os indicadores Sato’s este é o que serve para traçar pontos de controle dos investidores institucionais: picos de volume correspondem a pernadas em que muitos negócios foram feitos e que, portanto, tem uma grande tendência de que sejam defendidos.
Sato’s Result
Os indicadores Raio X Preditivo Sato’s Force Histograma e Sato’s Result combinados são ótimos. O Sato’s Result nos mostra graficamente o tamanho do “resultado” de um único movimento, de uma única pernada e, dessa maneira, podemos ter, gráfica e imediatamente, o ritmo que o mercado vem assumindo. Se compararmos um resultado pequeno a um esforço grande (grandes histogramas do Sato’s Force), podemos concluir que algum player está segurando o mercado e o movimento pode reverter. Se temos um bom fluxo e um bom resultado, o movimento tem força. Se temos um grande resultado e um baixo esforço, pode ser que esse movimento não tenha consistência. Claro que todas essas leituras dependem do momento em que tudo está acontecendo. Os conceitos dos indicadores Raio X Preditivo, isoladamente, têm pouco valor: é preciso saber ler de fato os gráficos.
3. COMO TER ACESSO AOS INDICADORES DO RAIO X PREDITIVO?
Para ter acesso aos indicadores Raio X Preditivo é preciso fazer o curso Raio X Preditivo. É possível obter os indicadores Raio X Preditivo sem o curso? Sim. Porém, sem os conceitos e o aprendizado da leitura do mercado com um trader experiente, eles não são da mesma utilidade.
Os indicadores Raio X Preditivo são voltados de fato para a interpretação do contexto e dos acontecimentos imediatos com a finalidade de operações preditivas baseadas na causa dos movimentos de preço.
4. CONCLUSÃO
Estamos habituados a ver no mercado indicadores da Velha Análise Técnica, baseados em preço. Esses indicadores, não poucas vezes são indicadores de “sinais”, isto é, dão um “sinal” para que o trader compra ou venda um ativo, para que ele clique no mouse.
Isso é o equivalente a dizer que você, como trader, aceite que uma entidade matemática, como um pai protetor, venha segure a sua mão e lhe diga o momento de clicar.
Os indicadores Raio X Preditivo, no entanto, são voltados para aqueles traders que decidiram que querem ser responsáveis por suas próprias decisões, que querem como pessoas responsáveis, ler o mercado e tomar suas próprias decisões, baseados em suas interpretações. Esse perfil está ciente de que o mercado todos os dias se mostra diferente e “setups” que funcionaram ontem não funcionarão hoje de forma alguma.
Os indicadores Raio X Preditivo, assim, são uma maneira inteligente, uma lente que nos torna capaz de entender o que está acontecendo no mercado neste exato instante e, assim, tomar decisões com alta probabilidade de sucesso, menor risco e segurança para seu sucesso financeiro.