Os pontos do Índice Bovespa, como funcionam, o que são e como se pode ganhar dinheiro com o sobe e desce dos pontos do principal Índice da bolsa de valores
Quando estamos começando na bolsa de valores, o Índice Bovespa ou Ibovespa parece um tanto misterioso.
Afinal, como funcionam os pontos do Índice Bovespa?
O apresentador do jornal, à noite, diz: “O Índice Bovespa subiu 2%” ou “O Ibovespa, principal Índice da bolsa de valores, chegou a 100 mil pontos”.
De fato o Ibovespa com 100 mil pontos impressiona. Muitas pessoas estão entrando empolgadas no mercado porque ouviram falar que o Índice Bovespa chegou a 100.000 pontos e que pode chegar a muito mais. Afinal, se formos traduzir essa pontuação em dólares, ainda estamos longe do recorde.
Péra aí… converter os pontos em dólar, como assim?
Pra entendermos esse conceito, precisamos saber o que significam esses pontos. Qual a importância de ele ter subido 1% ou ter caído 3%?
Grosso modo, o Índice Bovespa é uma “média” do desempenho das principais ações da Bovespa (hoje conhecida como B3).
É mais ou menos isso. Na verdade, é um pouco mais complexo, mas vou explicar isso mais adiante neste artigo.
Por ora, basta saber que quando o apresentador de jornal diz que o Índice Bovespa, Ibovespa, subiu 2%, significa que, em média, essas ações que compõem do Índice subiram 2%.
Algumas ações caíram bastante, outras subiram bastante, algumas outras ficaram no meio termo, mas – em média – elas subiram 2% e, como essas ações são as mais importantes da bolsa de valores, a bolsa, como um todo, teve um progresso de valor de mercado de 2%.
Intuitivamente, sabemos que, quando o Índice Bovespa sobe, a economia está confiante, está indo bem. E, ao contrário, quando cai, sabemos que a economia não está indo tão bem. A confiança do mercado se reflete na bolsa e o Índice Bovespa é o termômetro dessa confiança.
Fazia tempo que não se falava tanto do Índice Bovespa, o Ibovespa. A popularidade dele aumentou porque recentemente ele vem batendo recordes de altas históricas.
Portanto, é bom que saiba tudo sobre o Índice Bovespa, se pretende investir no mercado, seja fazendo trades de curto prazo seja comprando ações para o longo prazo.
Neste artigo, vou explicar o máximo possível sobre os pontos do Índice Bovespa (Ibovespa), sobre como eles são formados, que ações da bolsa de valores fazem parte dele, como podemos fazer trades usando minicontratos de Índice e, se tiver uma boa estratégia, ganhar dinheiro com isso, apostando a favor do Ibovespa ou se achar que a bolsa de valores vai cair, apostando contra os seus pontos.
Veja tudo o que você vai aprender
- O que é o Índice Bovespa (Ibovespa), principal Índice da bolsa de valores (Bovespa ou B3)
- Como o Índice Bovespa (Ibovespa) funciona
- O que são os pontos do Índice Bovespa (Ibovespa)
- Quanto vale um ponto no Índice Bovespa
- Que empresas fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa)
- Como uma empresa na bolsa de valores deixa ou passa a compor o índice
- Índice Bovespa online, onde visualizar
- Índice Bovespa histórico: Entenda através do gráfico a história da nossa bolsa de valores
- Índice Bovespa (Ibovespa) subiu quer dizer que todas as ações do Ibovespa subiram?
- Por que o Índice Bovespa tem mais pontos que o Dow Jones
- Como investir no Índice Bovespa
- O que são minicontratos de Índice
- Quanto vale cada ponto de um minicontrato de Índice
- É fácil ganhar dinheiro, investir ou negociar minicontrato de Índice? É seguro?
- PASSO A PASSO | Quais os custos de se investir em minicontrato de Índice: taxas e impostos
- Quais as vantagens e as desvantagens de investir em minicontrato de Índice
- Conclusão: Índice Bovespa (Ibovespa) e as chances de tirar dinheiro do mercado
Este é um guia bem completo sobre Índice Bovespa (Ibovespa). Possivelmente, o mais completo que se vai encontrar na internet. Eu recomendo que não só leia, mas salve nos seus favoritos, compartilhe com seus amigos e guarde como uma referência para retornar aqui quando tiver alguma dúvida.
1.O QUE É O ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA): PRINCIPAL ÍNDICE DA BOLSA DE VALORES (BOVESPA OU B3)
A maior autoridade sobre Índice Bovespa (Ibovespa), certamente, é a Bovespa.
O curioso é que há muito tempo a Bovespa não tem esse nome. Desde 2008, o nome da bolsa de valores de São Paulo é BM&FBovespa. Desde meados deste ano de 2017, passou a se chamar B3.
Mas a marca é tão forte que o principal Índice da B3, o Ibovespa ou Índice Bovespa, continua a estar atrelado a uma marca que desde 2008 não é oficialmente usada.
Mas vamos começar a tentar definir o Índice Bovespa (Ibovespa) com as palavras que encontramos no próprio site da B3:
“O Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos em sua metodologia. (…) O objetivo do Ibovespa é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.”
2. COMO O ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA) FUNCIONA?
O que essa definição significa?
O Índice Bovespa (Ibovespa) é como se alguém tivesse montado uma carteira de ações, selecionando somente as ações das principais empresas da bolsa de valores.
Mas que ações são essas?
Não vou entrar nos detalhes da metodologia, pois este artigo ficaria muito longo e complexo. Mas basta saber que são as ações mais negociadas na bolsa.
As ações que fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa), são aquelas que, juntas, são responsáveis por cerca 80% dos negócios com ações que acontecem na bolsa de valores.
A bolsa de valores de São Paulo tem aproximadamente 340 empresas listadas, sendo negociadas ativamente, mas são umas 60 (esse número varia) que representam 80% dos negócios. Do que a gente conclui que qualquer ação que faça parte do Índice Bovespa tem gente interessada em comprar e a vender a todo instante do pregão.
3. O QUE SÃO OS PONTOS DO ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA)
Então aprendemos que o Índice Bovespa é uma carteira teórica formada pelas ações responsáveis por 80% dos negócios que acontecem no mercado financeiro.
Se comprássemos exatamente as mesmas ações do Índice Bovespa, no mesmo volume indicado para cada uma delas para a formação do Ibovespa, teríamos o valor, em reais, igual ao número de pontos do Índice da bolsa de valores.
Quer dizer, se eu fizesse isso hoje, novembro de 2017, minha carteira de ações real baseada na carteira teórica do Ibovespa valeria ao todo, aproximadamente, R$ 74 mil.
Sério que é tão simples assim?
4. QUANTO VALE CADA PONTO DO ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA)?
Se a carteira teórica representa em pontos o valor em reais de uma carteira real que replica o Índice Bovespa, então…
… cada ponto do Ibovespa equivale a R$ 1.
Chega a dar raiva de tão fácil que é entender isso.
5. QUE EMPRESAS FAZEM PARTE DO ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA)?
Só as empresas mais negociadas fazem parte do Índice Bovespa. Isso não quer dizer que são as empresas de maior valor.
Já houve casos de distorções:
- As ações da OGX, de Eike Batista, foram muito negociadas no passado, mas agora sabemos que elas não valem nenhum tostão furado; apesar disso, por seu volume de negócios, fizeram parte do Índice Bovespa.
- A Embratel passou por situação semelhante em um período de intensa desvalorização.
A bolsa de valores tem mais de 300 empresas listadas, algumas com mais de uma ação sendo negociada (muitas têm ações preferenciais – PN e ordinárias – ON). Mas apenas um seleto número delas faz parte do Índice Bovespa, um número que flutua entre 55 e 65, aproximadamente.
A Bovespa mantém uma lista dessas empresas em seu site, a composição da carteira teórica.
É interessante ver quais empresas fazem parte dessa lista do Índice Bovespa.
Por exemplo, podemos descobrir que algumas ações têm maior peso. É o caso das ações do ItauUnibanco, com 10% de peso. Devemos concluir que qualquer alta da ITUB4 (código dessa ação) tem impacto bastante positivo sobre o Índice Bovespa. E, se a ITUB4 cair vertiginosamente, arrasta o Índice com ela.
Vamos perceber outras coisas olhando as ações listadas no Índice Bovespa (Ibovespa): 27% são empresas bancárias. Conclusão: Índice Bovespa subindo significa que o setor bancário está indo bem no Brasil.
A EcoRodovias (ECOR3) é a que tem o menor peso no Ibovespa hoje – apenas 0,18%. Se suas ações tiverem uma alta vertiginosa, talvez não faça nem cócegas no Ibovespa e, talvez, nesse mesmo dia, ele pode cair.
6. COMO UMA EMPRESA NA BOLSA DE VALORES
Mas como essas empresas chegaram ao Índice Bovespa. Para isso, em primeiro lugar, as empresas abriram seu capital (IPO) e passaram a ter ações listadas e negociadas na Bovespa.
A seguir, depois de um tempo de permanência na bolsa de valores, passaram a ter um grande número de negociações diárias. De tal modo que entraram no grupo de ações que são responsáveis, juntas, por cerca de 80% dos negócios diários realizados na bolsa de valores de São Paulo.
Para determinar quais das 340 empresas entrarão no Índice Bovespa, existe uma metodologia, que define o seu peso no índice, isto é, com quantas ações elas participarão na carteira teórico.
Do ponto de vista da empresa, é como sair da série B do campeonato brasileiro e entrar na série A.
Claro que entrar no Ibovespa é motivo de comemoração para a empresa. É bom. Assim como sair dela pode ser ruim. Mas não necessariamente. Como vimos anteriormente, há distorções no Índice Bovespa.
De quatro em quatro meses a carteira do Índice Bovespa é revisada. Neste momento, temos a carteira válida de setembro a dezembro. A seguir, teremos a carteira de válida de janeiro a abril e, finalmente, a carteira do Ibovespa válida de maio a agosto.
Confira sempre que quiser, a carteira atualiza acessando esse link:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/indices/indices-amplos/indice-ibovespa-ibovespa-composicao-da-carteira.htm
A carteira do Índice Bovespa (Ibovespa) e seus pontos devem refletir a temperatura da febre econômica no País, servindo assim de norte, de bússola para investidores, empresários, traders, economistas e qualquer um que se interesse em maior ou menor grau pela economia do País.
Por exemplo, neste momento, muitos analistas estão eufóricos, imaginando que é possível que o Ibovespa chegue a 100 mil pontos.
7. COTAÇÕES E ÍNDICE BOVESPA ONLINE, ONDE VISUALIZAR
Há diversas maneiras de se acessar os pontos do Bovespa hoje.
A cotação do Ibovespa (Índice Bovespa) está disponível
- Em primeiro lugar, no próprio site da BM&FBovespa
- No site ADVFN
- No Valor Econômico
- No Infomoney
- No home broker ou na plataforma gráfica de sua corretora
- Na sua conta simulada para operar no Meta Trader 5
Esses sites, além de trazerem os pontos do Índice Bovespa, trazem as cotações de diversas outras ações.
8. ÍNDICE BOVESPA HISTÓRICO: O GRÁFICO HISTÓRICO MENSAL DO IBOVESPA E A HISTÓRIA DA NOSSA BOLSA EM NÚMEROS
Eu acho muito interessante olhar a bolsa de valores numa perspectiva histórica. Dá para ver que, apesar das crises e de momentos em que o Índice Bovespa (Ibovespa) despencou, no longo prazo, a tendência sempre tem sido de alta.
Um dos meus gráficos preferidos é o do Índice Bovespa Histórico, o gráfico histórico mensal do Ibovespa dolarizado, desde o início do Índice, e que, de certa forma, conta a história da bolsa de valores em números.
Note que ele destaca as moedas de cada período, as pessoas que presidiram o País e alguns momentos históricos, como o chamado Milagre Brasileiro, da época dos militares.
9. SE O ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA) SUBIU QUER DIZER QUE TODAS AS AÇÕES DO IBOVESPA SUBIRAM?
Não.
Como já explicamos em tópicos anteriores, o Índice Bovespa (Ibovespa) é uma média da movimentação dos preços das ações mais negociadas.
É bem possível que uma de suas ações tenha caído vertiginosamente, mas o Índice foi puxado para cima por conta de um bom momento das ações das empresas bancárias que, como vimos, têm grande peso nos pontos do Índice da Bovespa.
10. POR QUE O ÍNDICE BOVESPA TEM MAIS PONTOS QUE O DOW JONES?
Em primeiro lugar, são duas metodologias diferentes.
Em segundo lugar, o Índice Bovespa (Ibovespa) é a representação em pontos de uma carteira teórica que, hoje, vale aproximadamente R$ 74 mil.
O Dow Jones, por sua vez, é baseado na cotação de 30 das ações mais negociadas na Bolsa de valores de Nova York. Então, a diferença já começa no número de empresas, que é fixo. E, além disso, a cotação é em dólares.
As 10 empresas que tem mais peso entre as 30 no Dow Jones são, pela ordem: Visa, Goldman Sachs, 3M, IBM, Boeing, Apple, Microsoft, United Technologies, United Health e Home Depot.
Hoje, o Dow Jones se aproxima dos 24 mil pontos. Pense: com metade do número de empresas do Índice Bovespa e com a cotação em dólar.
11. COMO INVESTIR NO ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA)
Ah, agora vamos começar a falar daquilo que talvez você tenha vindo atrás. Investir no Ibovespa (Índice Bovespa).
Eu tenho uma má e algumas boas notícias para você.
A má notícia é que não dá para investir diretamente nos pontos do Ibovespa.
Poderíamos comprar exatamente as mesmas ações, nas mesmas proporções da composição da carteira teórica do Índice Bovespa.
Mas isso exigiria muitos recursos alocados – R$ 75 mil -, geraria muitos custos de corretagem e daria um trabalhão.
A boa notícia é que existem opções.
ETF
Uma delas são as ETF (Exchange Traded Funds). As ETF nada mais são que papeis que reproduzem um determinado Índice. No caso, a ETF do Índice Bovespa é a BOVA11 e você pode negociá-la como se fosse uma ação.
A sua cotação atual é de aproximadamente R$ 74. Assim, com R$ 7.400, podemos comprar um lote delas, 100 ETFs.
Fundo de ações Ibovespa
Outra opção é, com um valor menor de R$ 7400, comprar uma cota de um fundo de ações que replica o Índice Bovespa. Todo aquele trabalho que você ia ter comprando as ações que reproduzem os pontos do Ibovespa já foi feito por um profissional.
Contratos de Índice
A terceira opção são os contratos de Índice.
Os contratos cheios de Índice reproduzem a expectativa de um valor em reais dos pontos do Índice Bovespa para uma data futura. Isto é: um contrato cheio vale hoje quase R$ 75 mil.
Eles são negociados em lotes de 5 contratos. O que acaba ficando pesado para os pequenos investidores.
Os minicontratos de Índice surgiram para atender essa demanda.
Minicontratos de Índice
Os minicontratos de Índice podem ser negociados um por vez. E, além disso, valem 20% ou a quinta parte de um contrato cheio. Numa conta grosseira, isso quer dizer que um minicontrato vale R$ 15 mil.
Talvez esteja pensando: Eu não tenho R$ 15 mil para colocar em um investimento só.
Calma lá! Para tudo se dá um jeito.
É por isso que os minicontratos de Índice merecem um capítulo à parte.
12. O QUE SÃO OS MINI CONTRATOS DE ÍNDICE
Eles são um dos papéis preferidos para se fazer day trade, operações que começam e terminam no mesmo pregão, e nessa modalidade operacional, você pode trabalhar alavancado.
Isto é, com uma parcela bem pequena do valor total do ativo – a margem de garantia – você já consegue operar um contrato.
Para operar um contrato de aproximadamente R$ 15 mil você precisa da bagatela de R$ 100. Cem reais é o suficiente para garantir à corretora que, se você comprar um minicontrato e ele tiver desvalorizado um certo número de pontos até o momento de sua venda, você tem o dinheiro para bancar o pequeno prejuízo que terá.
Mas o que são os minicontratos de Índice?
A função geradora do contrato de Índice é garantir que eu receba o Índice em uma data futura num valor que eu paguei hoje, garantindo que mesmo que o Índice esteja num valor mais alto amanhã eu o receba, mas por um valor abaixo do de mercado.
Nossa, muito confuso.
Vamos explicar com laranjas.
Eu negocio laranjas.
Eu sei que, daqui a dois meses, preciso comprar mil laranjas. Mas não sei quanto essas laranjas vão custar nessa data.
Solução: eu adquiro as laranjas hoje, comprando um contrato que me dá o direito de receber as laranjas em determinada data, não importa o valor delas no futuro: pode ser que elas tenham dobrado de preço. Eu já paguei.
Pode ser que elas tenham passado a valer menos.
Mas não importa, eu não comprei o contrato necessariamente para levar vantagem: eu só precisava me garantir caso elas subissem muito. Isto é, precisava me certificar que eu não pagaria mais pelas laranjas. O nome disso é fazer hedge, fazer cobertura, proteção, limitar um preço.
Por isso existe o contrato de Índice e o de dólar, muito usado pelos exportadores e importadores.
Porém, o principal uso dos minicontratos futuros de Índice e de dólar na bolsa de valores é a negociação, o trade e, em particular, o day trade, operações que começam e terminam no mesmo pregão e que, às vezes, duram minutos. Você compra um minicontrato, espera ele valorizar e vende segundos depois, com lucro.
Na bolsa de valores, os minicontratos de Índice Bovespa são representados pelas letras WIN, seguidas de uma letra que representa o mês de vencimento do contrato e dois dígitos, que representam o ano de vencimento, algo como WINZ18.
13. QUANTO VALE CASA PONTO NO CONTRATO CHEIO E NO MINICONTRATO FUTURO DE ÍNDICE BOVESPA?
A conta é bem simples.
Um contrato cheio do Índice Bovespa, como o nome indica, equivale aos pontos cheios do Índice.
Já aprendemos que os pontos do Índice Bovespa (Ibovespa) equivalem ao valor em reais do que seria uma carteira que reproduz as ações que compõem o Índice: não só as ações, mas a exata proporção delas.
Portanto, cada ponto do Índice Bovespa equivale a um real (R$ 1).
Então, se eu comprei um contrato cheio (na prática você só pode comprar em lotes de cinco) a 74.442 pontos e, daqui a dois minutos, ele subiu para 74.452 pontos, significa que ganhei R$ 1 por ponto ou, no caso, R$ 10.
E o minicontrato futuro de Índice Bovespa?
E o minicontrato de Índice? Quanto vale cada ponto para o minicontrato de Índice?
Ora, a conta é tão simples quanto a primeira. Não acabamos de aprender que o minicontrato de Índice vale 20% ou um quinto do contrato cheio de Índice?
Se cada ponto no contrato cheio de Índice é igual a R$ 1, é só dividir por cinco: cada ponto no minicontrato de Índice vale R$ 0,20.
Assim, se usarmos o mesmo exemplo acima, em que que ganhamos 10 pontos, temos 10 vezes R$ 0,20 que dá R$ 2.
Exatamente um quinto do que ganharíamos com o contrato cheio de Índice.
É matemática básica.
Um detalhe, os pontos do contrato cheio de Índice e os pontos do minicontrato de Índice caminham de 5 em cinco pontos: esse é o chamado “tick”, o menor passo do papel.
O bacana é que, no caso do minicontrato de Índice, podemos negociar um papel de cada vez.
Mas não é muito pouco?
Mas você deve estar pensando… puxa vida, mas ganhar R$ 1 a cada 5 pontos que o Índice Bovespa (Ibovespa) futuro avança é muito pouco em cima dos cerca de R$ 15 mil que um minicontrato futuro de Índice Bovespa custa.
Vamos repensar isso aí…
Você não vai colocar R$ 15 mil em jogo. Você, a cada minicontrato do Índice Bovespa futuro, coloca apenas a margem de garantia em jogo: para arredondar, digamos, R$ 100.
Além disso, você não irá atrás de apenas dez pontos de Índice Bovespa de variação, mas de cinquenta para cima (se você for scalper e fizer diversas operações diárias) e de duzentos pontos para cima, se você for um day trader que se mantém na tendência de alta ou de baixa.
Então, considere 200 pontos. Isso dá para gente R$ 20 por minicontrato futuro de Índice Bovespa comprado (ou vendido). Se considerarmos apenas a margem de garantia (R$ 100), teremos 20% de lucro.
14. É FÁCIL GANHAR DINHEIRO, INVESTIR OU NEGOCIAR MINICONTRATO DE ÍNDICE? É SEGURO?
Troque todas as perguntas do subtítulo acima para o ato de dirigir.
É fácil dirigir. Se já se sabe dirigir. Se estamos aprendendo é um inferno. Coisas que hoje se faz sem pensar, parecem impossíveis.
É seguro dirigir. Se você toma medidas de segurança: cinto de segurança, adotar velocidades adequadas, não fazer ultrapassagens arriscadas.
Tem muita gente que dirige muito bem, mas tem uma conduta imprudente. Embora cheguem rápido nos lugares a que desejam ir, em algum momento, podem se acidentar.
Então, fazer trades com minicontratos futuros de Índice Bovespa é tão fácil quanto ligar o carro. Agora, sair dirigindo e fazer uma baliza apertada já é outra história!
Para ser bem-sucedido comprando e vendendo minicontratos futuros de Índice Bovespa – ou mini-Índice, para os íntimos – você precisa de alguns fatores:
- Gerenciamento de risco: uso de stop loss, stop gain, para saber quanto pode perder em relação ao seu capital total e seu capital destinado para fazer day trade com minicontratos futuros de Índice Bovespa
- Uma boa estratégia, um bom setup de entrada
- Para isso, você precisa ter uma boa orientação técnica, que lhe traga conhecimentos corretos
- Frieza psicológica e estabilidade emocional: se você não tiver isso, os itens acima não farão nenhum sentido, pois as emoções vão turbar as decisões que foram decididas racionalmente.
Isso é só o começo, mas, tendo isso, você já está na frente de 95% dos traders que acabam saindo da bolsa de valores com menos do que entraram e antes de terem completado um ano de mercado.
Um método para saber a hora certa de comprar e de vender minicontratos futuros de Índice Bovespa
Saber a hora de comprar e vender ativos é menos simples do que parece.
Você compra minicontrato de Índice Bovespa para tentar ganhar míseros cem pontos (R$ 20) e, quando vê, ele caiu cem na direção contrária.
Se, por um lado, não é possível “adivinhar” o que o mercado vai fazer a seguir, é possível encontrar pistas que aumentam a probabilidade de seu trade dar certo.
Uma das formas de fazer isso é usar a análise técnica.
A análise técnica observa os gráficos e, através de padrões de comportamento – denunciados pelas próprias figuras desenhadas pelo preço, por Índices, pelo volume, osciladores e outras ferramentas -, consegue determinar com alguma dose de sucesso estatístico o caminho mais provável de acontecer uma alta ou uma baixa e o momento aproximado em que isso vai acontecer.
É nesses momentos apontados pela análise técnica que você entra comprando ou vendendo minicontratos futuros de Índice Bovespa.
Nem sempre estamos certo: por isso, temos o stop loss, que encerra a operação com um pequeno prejuízo antes que ela piore. E, quando estamos certos, temos o stop gain, que encerra a operação automaticamente quando se obteve o lucro esperado.
Essas duas ferramentas fazem parte de qualquer home broker (uma espécie de internet banking para a bolsa de valores) e de qualquer plataforma gráfica de negociação, como o Meta Trader 5. Não se preocupe, pois você vai aprender a usá-las em outros artigos e vídeos nossos.
O problema dos métodos da análise técnica que ninguém quer que você saiba
Os métodos de análise técnica têm um problema. Eles olham para o passado. A maior parte deles observa os efeitos: os preços fizeram certo movimento – digamos que estão em tendência de alta -, então deverão seguir em tendência de alta indefinidamente. Na prática, isso não acontece. Mesmo os indicadores, dos mais simples aos mais complexos, observam o passado: uma média móvel nada mais é que uma linha plotada no gráfico e cada ponto corresponde à média de preços de um certo número de períodos anteriores.
E se tivéssemos um grupo de conhecimentos e ferramentas que nos permitissem focar não nos efeitos, mas nas causas desses efeitos, antecipando-os?
O Raio X Preditivo se propõe a se focar nessas causas. As causas, não se iluda, são ocasionadas pelos grandes investidores institucionais, um grupo muito seleto de gigantescas empresas, com atuação mundial e que tem o poder, através de suas estratégias e de movimentação maciça de enormes recursos, levar o mercado para onde querem.
Quando vemos o mercado se movimentar, estamos vendo uma briga dessas empresas, uma queda de braço. Elas nem tem conhecimento da gente, mas nós podemos escolher de que lado ficar.
O Raio X Preditivo permite você detectar o lado mais provável de que isso ocorra, facilitando a escolha entre se posicionar na compra (quando o mercado vai subir) ou na venda (quando o mercado vai cair).
Através de uma interpretação inédita no mercado brasileiro, o Raio X Preditivo ajuda a entender como funciona o combustível que move o mercado e como ele auxilia na tomada de decisões.
Além disso, estamos trazendo para o Brasil, com exclusividade o Bookmap, uma ferramenta que permite ver graficamente, no tempo e no espaço, as ordens de compra e venda dos ativos antes mesmo de elas serem executadas, ajudando a entender como o mercado provavelmente vai se mover nos próximos minutos ou dias.
15. PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A INVESTIR EM MINICONTRATO FUTURO DE ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA) AGORA MESMO
Os passos são muito simples. Basta você querer e você começa ainda hoje, talvez amanhã.
- Abrir conta em corretora de valores. Ela faz o meio de campo entre você e a bolsa: entre no site da corretora, preencha o formulário online, envie por e-mail os documentos solicitados. Pronto.
- Transferir os valores com os quais deseja fazer trades com minicontrato futuro de Índice Bovespa. Lembre-se de que se trata de renda variável, logo, apenas uma parte de seu capital total deve se voltar para essa modalidade. Quanto mais agressivo você for, mais. E quanto mais conservador você for, menos.
- Baixar uma plataforma gráfica de negociação grátis, como o Meta Trader 5, que deve ser fornecida pela própria corretora.
- Faça algumas operações durante algumas semanas usando a conta simulada que também deve ser fornecida pela corretora de valores. Enquanto isso, vá aproveitando para aprender métodos e estratégias de negociação.
- Comece a fazer trades de verdade: lembre-se de que, como iniciante, você deve começar devagar, negociando um ou no máximo dois minicontratos futuros de Índice Bovespa por vez. Ninguém começa dirigindo uma fórmula 1. Não seja ganancioso.
Como falamos em um item anterior, começar a fazer trades com minicontrato futuro de Índice Bovespa é muito fácil. Difícil é fazer isso bem e com naturalidade.
16.QUAIS OS CUSTOS DE SE INVESTIR EM CONTRATOS E MINICONTRATOS FUTUROS DE ÍNDICE BOVESPA: IMPOSTOS E TAXAS
O Imposto de Renda sobre contratos e minicontratos futuros de Índice Bovespa são os mesmos que incidem sobre operações de day trade com ações, supondo que você fará operações de day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia): o leão fica com 20% do seu lucro.
- Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em Operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
Se você não lucrou em determinado mês, obviamente, não precisa pagar nada. Se você lucrou, você pode descontar o prejuízo dos meses anteriores e calcular a alíquota sobre o saldo.
A cada operação com lucro 1%, desses 20%, são descontados na fonte. O restante paga-se através de carnê leão, Darf, até o último dia do mês seguinte ao que foi auferido lucro.
É um imposto municipal. A Bovespa fica em São Paulo e, portanto, ele é pago à municipalidade de São Paulo. Custa aproximadamente 5% da taxa de corretagem e, portanto, algo em torno de R$ 0,05.
Taxas
As corretoras cobram por ordem e por contrato negociado, na faixa de R$ 1. Se for comprado um pacote, esse valor pode cair ainda mais.
Digamos que você, em determinado pregão, compre três contratos. Isso dá R$ 3. No momento da venda, são mais R$ 3, pois é mais uma ordem.
Se a taxa de negociação é, de fato R$ 1 por contrato a cada ordem, concluímos que a taxa de uma negociação completa no day trade (com uma ordem de compra e outra de venda) é de R$ 2 e, portanto, os 10 primeiros pontos que se consegue fazer em um trade são para pagá-las.
Ainda há as taxas da bolsa de valores, como emolumentos e taxa de custódia, mas é apenas uma fração muito pequena do que representa a taxa de corretagem.
17. QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SE INVESTIR EM MINICONTRATO FUTURO DE ÍNDICE BOVESPA
As vantagens e desvantagens se confundem quando se trata de fazer trades em minicontrato futuro do Índice Bovespa.
Por exemplo:
- Alavancagem: com um mínimo de dinheiro você pode investir em um ativo que custa milhares de reais. Isso maximiza seus lucros, mas também pode maximizar seus prejuízos. Um movimento para o sentido contrário de seu trade pode “sugar” toda sua margem de garantia.
- Acessível: enquanto o contrato cheio vale R$ 75 mil e só pode ser operado em lotes de cinco contratos de Índice Bovespa, o que exige uma margem de garantia muito maior, bem como um risco superior, o minicontrato futuro de Índice Bovespa pode ser operado com um único papel, vale 20% de um contrato cheio e, assim, exige uma margem muito menor.
- É uma especialidade: embora seja fácil de começar, existe um tipo de especialização em termos de conhecimento. O tipo de personalidade do trader para esse tipo de ativo também deve ser adequado. Pode ser desenvolvido ou, se você tiver sorte, você já o possui.
- Exige disciplina: o trader precisa seguir suas estratégias sem se desviar por emoções como pânico ou ganância.
- Parece dinheiro fácil: não é dinheiro fácil. Se alguém vender essa ideia para você, caia fora. Você vai perder dinheiro. O iniciante precisa se concentrar em saber proteger o seu dinheiro e não ganhar rios dele.
Então, muitos dos atrativos do minicontrato futuro de Índice Bovespa são as mesmas razões pelas quais se deve ficar atento e tomar cuidado.
18. CONCLUSÃO
Conhecer o Índice Bovespa (Ibovespa) é fundamental para dar os primeiros passos para investir em minicontratos.
Acredito que a leitura deste artigo esclareceu, se não todas, pelo menos a maior parte das dúvidas dos iniciantes.
O próximo passo é começar a usar esses conhecimentos para os primeiros momentos de sua jornada como trader. Esta é só a ponta do iceberg.
A partir de agora, foque em aprender um bom método de trade com minicontratos de Índice, treine bastante e, quando for começar, comece devagar. Não queira ficar rico em uma única operação. Não vai dar certo.
Vá com segurança, gerenciamento de risco e estratégia: esta é a receita para turbinar o valor de seu capital.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Matéria fantástica. Muito esclarecedora.
Acredito que é uma maneira simples e pontual ,de entender a formação do índice.
No momento de operar ,você tem um norte na hora de observar os gráficos….
Muito esclarecedor e completo. Parabéns! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Muito bom, estou iniciando agora no mercado e me tirou varias duvidas.
Parabéns pela publicação. Completa e esclarecedora.
VOCÊS SÃO TOPS…VÁRIAS DÚVIDAS ESCLARECIDAS.VOU SEGUIR VOCÊS..OBRIGADA…
Parabéns. Obrigado pelas informações.
Excelente artigo, Parabens!!
Entrei de cabeça no mini sem saber o que fazer daqui para frente,mas esta matéria me tirou todas dúvidas , parabéns e obrigado.
Excelente didática para assimilação pratica do conteúdo.
grandiosa ajuda e muita transparência…
Ótima a matéria, obrigada pelas informações.
você é o cara, parabems
Muito bom! Estou iniciando, me esclareceu de mais.