Ok. Precisamos conservar nosso dinheiro. Foi difícil ganhá-lo e você sabe disso.
Mas devo dizer pra você que algumas opções estão deixando suas economias estagnadas.
Algumas escolhas vão fazer com que você chegue no futuro e não consiga tudo aquilo com que você está sonhando neste momento.
Talvez elas estejam fazendo você PERDER dinheiro.
Sério.
Você está seguindo os conselhos dos quadros de economia doméstica dos telejornais e até está guardando dinheiro antecipadamente e não guardando o dinheiro que sobra – quando sobra – como muita gente faz. Você sabe que economizar é uma taxa que você paga para o “você amanhã”.
Mas está botando tudo na poupança.
Você já ouviu falar que queimar dinheiro é coisa de maluco? Pois então a grande maioria dos poupadores brasileiros é isso. Maluco. Pois está colocando dinheiro na poupança.
Sabe quanto a poupança deve pagar ao ano? Quando a Selic fica abaixo de 8,5%, o rendimento dela passa a ser 70% desta taxa. A Selic está em 6,5%. Logo este “investimento” fica em 4,55% ao ano. Em junho, a inflação dos 12 meses anteriores ficou em 4%. O ganho real de seu dinheiro é de 0,55 pontos percentuais, em tese. O mais provável é que ele esteja PERDENDO para a inflação.
Mas, não. O seu gerente lhe vendeu o pote de ouro no fim do arco-íris! Um título de capitalização.
Coitado… ele é obrigado a vender esses produtos do banco dele pra você. Olha, se você gosta de jogo de azar, jogue na Mega Sena de vez em quando. Mas não permita que alguém lhe venda um título de capitalização e educadamente recuse: o dinheiro que você “guarda” é corrigido pela TR (uma mixaria mais irrisória que os juros da poupança). O que o seu gerente está tentando lhe empurrar é nada mais nada menos do que uma Tele Sena, mas não a do Silvio Santos e sim a do banco em que ele trabalha.
Minha dica aqui é, se você quer rendimentos realmente superiores mesmo em aplicações conservadoras, abra uma conta em uma corretora. Uma corretora de valores é capaz de oferecer produtos de renda fixa de uma gama enorme de bancos e com diferentes características que vão atende às suas necessidades.
CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, uma verdadeira sopa de letras que, no entanto, podem trazer juros superiores ao CDI mesmo quando há incidência do imposto de renda. Não vou explicar cada uma dessas opções aqui porque não é o objetivo deste artigo, mas, acredite: vale a pena mudar e tentar o novo. Diversas dessas aplicações, inclusive, são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Até R$ 250 mil por CPF por instituição não há o que temer.
Isso sem falar no Tesouro Direto, uma aplicação muito mais segura que a poupança e que dá a chance de ganhos muito, mas muito superiores. Aposto que seu gerente nunca falou disso pra você, não é?
Porém, o melhor investimento que você pode fazer por seu dinheiro – e esse é o caso apenas para aqueles que têm um compromisso com o seu crescimento financeiro – é fazer um curso realmente bom sobre a bolsa de valores.
De jeito nenhum vou sugerir que você coloque todas as suas economias na bolsa, sobretudo se você está começando. Aliás, eu não recomendo que você “invista” na bolsa.
Bolsa não é para o longo prazo: seu ambiente selvagem e predatório pode acabar com suas economias ao longo dos anos. Ou mesmo em meses ou semanas no caso de crises.
Porém um bom curso sobre a bolsa de valores vai lhe ensinar a fazer trades rápidos no mercado: comprar e vender quando estiver com um lucro satisfatório.
Sim, é possível pegar uma parte de seu dinheiro, não todo ele, mas uma parcela de acordo com sua capacidade de suportar o risco e fazê-la render através de seus próprios méritos e conhecimentos adquiridos.
É um caminho exigente, difícil e que exige estudo, mas com o material educativo certo, é possível.
E, quando você estiver obtendo resultados, depois de um tempo, vai se perguntar por que ficou tanto tempo apostando apenas na caderneta de poupança.