E se essa fosse a sua última chance para ganhar dinheiro na bolsa, iria ficar fora dessa?
Você já se sentiu assim? Como se estivesse tendo uma última chance para ganhar dinheiro na bolsa?
Viu uma alta espetacular na bolsa de valores como um todo ou em um ativo em particular e se sentiu como se tivesse perdido o bonde?
Pior ainda.
Sentindo isso, decidiu, num impulso, comprar ações, contratos, opções e outros papeis a fim de pegar a oportunidade, pelo menos uma parte dela?
E, então, você descobre que, realmente, era tarde demais. Aquela foi a última chance de ganhar dinheiro na bolsa: imediatamente tudo o que você comprou começa a desvalorizar.
Esse sentimento de “última chance” é altamente prejudicial para quem está na bolsa de valores, seja para quem está começando seja para quem já tem alguma experiência.
Geralmente é o que move grande parte do varejo, os 90% do público que adora comprar topos e vender fundos.
O sentimento de “última chance” marcadamente ocorre nos momentos de “euforia máxima” do mercado.
Todos querem comprar, comprar, comprar, porque está na cara de que o mercado continuará subindo. Todo o mundo fala de bolsa de valores como o investimento do século.
Este é o momento! Todos estão otimistas e empolgados.
Na verdade, o que todos estão fazendo é dar liquidez para os grandes investidores institucionais.
Eles precisam ter quem compre suas posições em ativos em grande quantidade. Em momentos normais, isto até existe. Mas a liquidez que só a “última chance” dá é única.
Pode ser a “última chance” de ganhar, no caso de um movimento de alta.
Pode ser a “última chance” de vender uma ação antes que ela despenque ainda mais (neste caso, os grandes investidores institucionais vão aproveitar para comprar ações baratas, vendidas no desespero extremo).
O que precisamos ter em mente para evitar esse tipo de comportamento prejudicial é que no mercado não existe tal coisa como a “última chance”.
As chances se apresentam todos os dias: mas para isso precisamos saber ler os seus sinais através dos conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo.
Por exemplo, será comum que percebamos a “última chance” na visão de muitos participantes através do indicador Sato’s Bar.
Ele nos trará candles alaranjados e vermelhos, mostrando que, num topo, muita gente está comprando a fim de embarcar no foguete para a alta até a lua, e, num fundo, muita gente está vendendo a fim de evitar o desabamento até o centro da Terra.
Por isso dizemos que nem sempre um grande volume confirma a tendência. Dependendo do contexto, o volume pode significar o contrário, a exaustão de um movimento, aquele momento em que quem só estava passando perto quando ouviu uma reportagem sobre os bons resultados na bolsa e acabou inadvertidamente sendo sugado para o mercado, apenas para dar liquidez para os big players.
Muito cuidado com o sentimento de “última chance”. Não existe “última chance” no mercado em termos de movimento de preços.
Os preços sempre farão deslocamentos espetaculares tanto nos gráficos intraday quanto nos gráficos semanais. A questão é onde você entra e onde você sai.
Se você acreditar em “última chance”, aí sim, talvez, um dia, com sua conta dilacerada, talvez seja realmente sua última chance.