Operar na bolsa de valores pode ser uma terrível dor de cabeça se você não souber reconhecer suas armadilhas ao operar.
O mercado é matreiro. A bolsa de valores é, sem sombra de dúvidas, o ambiente mais competitivo que está a nosso acesso a poucos cliques de distância.
Essa simplicidade de se chegar até ele pode nos trazer a ilusão de que se trata de um inocente jogo em que podemos colocar nossas fichas – nossas suadas economias – e sair dele impunemente e, quem sabe, com um bom lucrinho no bolso.
Não se engane.
A bolsa de valores está cheia de armadilhas.
Quero apresentar aqui alguns truques que gostaria que tivessem me ensinado quando comecei.
Eu teria perdido menos dinheiro no meu início e tido um início a uma carreira de sucesso como trader bem mais prematura e feliz.
Dizem que conselho, se fosse bom, não se dava e sim se vendia. Mas eis aqui alguns conselhos que dou de graça e que gostaria muito que você seguisse:
- Esqueça a bolsa como investimento: isso funciona para um ou para outro investidor; na prática, os pequenos investidores estarão à mercê de crises nacionais e mundiais e de muita especulação no longo prazo.
- O preço é uma informação muito pobre: o preço é apenas uma referência; ele se move, na verdade, de acordo com o fluxo e o volume de negócios dos big players, sempre sedentos por liquidez. Procure aprender sobre a Nova Análise Técnica, que foca no volume.
- Suportes e resistências são importantes, mas nem tanto: nem todo rompimento é verdadeiro; cuidado. O volume pode nos dar informações preciosas antes que você arrisque seus tostões ao entrar numa operação por um rompimento falso
- Nem sempre seguir os agressores é a melhor política: geralmente os big players se aproveitam dos movimentos de alta ou de baixa para absorver (acumulando ou distribuindo) para, numa tacada só, reverter a tendência através de agressões persistentes, o que pega todo o mundo de “pé trocado”.
- Você não tem como vencê-los, mas pode se juntar a eles: não temos como vencer os grandes investidores institucionais, mas podemos estudar suas estratégias para nos posicionarmos de acordo com os planos desses gigantes. O segredo é encontrar parceiros fortes e o gráfico, enriquecido com ferramentas que mostrem o volume do jeito certo, nos ajuda nesse encontro.
- As melhores chances estão onde o dinheiro está se empilhando: quando maior o número de “apostas” em determinado nível de preço, mais provável que, a partir dali, se inicie um movimento importante, independentemente de se é para cima ou para baixo. Identificar essas zonas de trade location nos deixa a postos para surfar a onda para o lado certo.
- Se o seu perfil psicológico está muito importante, tem alguma coisa de errado com o seu método: se o método é de confiança, o trader não está nem aí para o psicológico. Ganhando ou perdendo ele sabe que fez a coisa certa.
- Alguns candles sozinhos são mais importantes que complexos conjuntos de candles: uma ferramenta como o Sato’s Bar nos mostra candles únicos em que houve grande comprometimento institucional. Automaticamente sabemos que esse nível de preço será defendido a todo custo e essas barras isoladas podem ser suportes ou resistências “ocultas” para quem não usa indicadores de volume.
- Saiba quando estão tentando enganar você: não podemos nos deixar enganar para grandes ordens de compra e venda que aparecem no book. Muitas vezes elas não passam de spoofings, blefes criados unicamente para mover o preço artificialmente
- Saiba quanto você pode perder: a alavancagem é uma tentação. Podemos operar valores muito superiores ao valor que temos em conta. Saiba o quanto você realmente pode se alavancar para evitar perdas debilitantes.
- Não desista das oportunidades: devemos sim ter um limite de perdas diário, mas se temos uma leitura clara de uma oportunidade de trade também não podemos deixar de aproveitá-la apenas porque atingimos esse limite.
- Não tem receita pronta: a melhor forma de operar na bolsa é ler de fato o gráfico, saber interpretar os contextos através das ferramentas que temos disponíveis. Se você espera que um método venha a lhe dizer a hora exata de clicar no mouse na hora de entrar numa operação certamente está atrás do “santo graal”, da “pedra filosofal”. Isso não existe e vai levar você a perdas terríveis.