Você se considera um trader fracassado? Saiba o porque você está perdendo em suas operações na bolsa de valores.
Essa é a história de diversos novos praticantes da Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo.
O pobre trader estava na seguinte situação:
- Perdas consistentes.
- Sinais aprendidos na Análise Técnica Tradicional sem funcionar.
- Quando tentava ir até o final da operação, via o preço voltar para o prejuízo.
- Quanto não ia, se sentia culpado porque não foi “disciplinado”.
- Quando entrava no prejuízo, deixava o preço cair ainda mais, até pegar o stop loss, mesmo quando o cenário era ruim, só para seguir a “disciplina” de trader.
- Quando saía antes, se sentia culpado por não ter seguido a tal disciplina.
- Em momentos de descontrole, deixava a operação ir para além do stop loss, ampliando as perdas.
Acontece que a Análise Técnica Tradicional segue os movimentos dos preços. O preço e sua volatilidade nada mais são do que um mero efeito de causas anteriores.
Observar os preços e tirar conclusões a partir dele é o mesmo que olhar a chuva e ficar especulando se a chuva continua.
Não teria sido melhor olhar as causas dessa chuva e se antecipar a ela?
Quando esse trader – ou esses traders fracassados – descobriram o Raio X Preditivo, descobriram também a causa da “chuva” ou da movimento dos preços. E essa causa é o volume e, de um modo mais refinado, o fluxo de ordens.
Sem o volume não é possível aumentar a demanda suficientemente para sustentar uma alta. Sem o volume não é possível aumentar a oferta suficientemente para sustentar uma queda.
Os únicos participantes capazes de provocar tal volume são os investidores institucionais, também chamados de big players. Eles são responsáveis por 80% dos negócios nas bolsas de valores do mundo, sobretudo usando robôs HFT (do inglês, Alta Frequência de Negociação).
Assim, os traders antes fracassados, conseguem, através do volume, localizar os pontos em que esses big players estão dispostos a negociar e a partir de onde temos regiões de preço com alta probabilidade de operações de sucesso.
Suas operações, considerando a lista acima mudaram da seguinte maneira:
- Lucros consistentes.
- Não usam mais sinais de compra e venda: fazem uma leitura do contexto que a cada dia é diferente (sinais que funcionam ontem não funcionam hoje).
- Permanece na operação baseado no fluxo e no volume, independentemente de um limite de lucro. A saída pode ser antes ou depois. O que conta é que o fluxo vá naquela direção pretendida.
- Descobriu que disciplina não tem nada a ver com ficar preso numa operação até ver uma vencedora virar uma perdedora.
- Passou a sair de operações perdedoras muito antes de elas virarem loss, conseguindo muitas vezes segurar até um pequeno lucro.
- Como as áreas de trade são de grande probabilidade, em vez de deixar a operação aumentar o loss, antes disso ele vira a mão. Isto é. Se está comprado, passa a vender. Se está vendido, passa a comprar.
Claro que o Raio X Preditivo oferece ferramentas e conceitos avançados para que se obtenha tal mudança de polaridade. Isso exige dedicação do trader. Quer dizer, não vai ter indicadorzinho piscando azul na hora de comprar nem indicadorzinho piscando vermelho na hora de vender. Os indicadores pedem uma leitura atenta ao que está acontecendo no mercado, considerando até mesmo pregões de dias anteriores. O Raio X aposta na independência, na inteligência e na capacidade de interpretação dos traders praticantes.