A bolsa de valores é cheia de segredos. E, para quem só olha o preço, ela é o mundo invertido.
Recentemente, eu aprendi uma metodologia de análise da bolsa de valores que considera o volume mais importante que a movimentação de preços.
Sim, isso mesmo. Nessa metodologia “estranha”, o preço é mero efeito do volume. Sem o volume, o preço não anda ou, se anda, ele não se sustenta.
E, ao constatar isso, precisamos virar de ponta cabeça nossos gráficos.
Porque, muitas vezes, um movimento forte para baixo, dependendo do volume e de quem está comprando passivamente ou agressivamente, pode significar que, em breve, teremos um movimento forte para cima.
Sim, se você não entendeu esse último parágrafo, volte a ele daqui a alguns minutos.
Você vai entender.
No momento de uma queda violenta, todos os participantes de médio e pequeno porte ou estão desesperados se livrando de seus ativos, com medo de perder dinheiro, ou estão abrindo posições vendidas a fim de lucrar com o movimento.
Porém, sorrateiramente, o monstro do mundo invertido está se alimentando desse pânico generalizado.
Todos querem vender. E ele diz:
Ok. Eu compro. Eu alivio vocês desse peso, desse sentimento horrível de pânico. Eu me alimento do seu horror.
E, assim, o monstro se alimenta do medo que domina o mercado, passivamente. Deitado sobre suas costas titânicas, abre a boca e permite que os demais participantes lhe empanturrem de ativos.
Enquanto isso, outros traders, que aprenderam que devemos seguir o lado que está agredindo, vão no embalo e jogam mais ativos para o monstro, que paga o preço pelos ativos (um preço cada vez mais barato, diga-se de passagem).
Finalmente, quando todos os vendedores estiverem esgotados, o monstro ficará deitado mais um tempo, jogando com o mundo invertido da bolsa, tentando absorver mais algumas migalhas durante algum tempo num processo chamado de Acumulação. E ele continuará a encher a pança de ativos.
Quando finalmente achar que o mercado está “maduro”. Ele vai se levantar. E devorar (comprar) ativos que estão em patamares de preço mais acima.
Quem vendeu, achando que ia cair mais, ficará assustado! Irá comprar, tirando a força os ativos da goela do monstro, ainda que a um preço mais caro.
Nessa hora, o monstro não atua mais. Assiste de seu trono de ouro os ativos ficarem cada vez mais valiosos, inchando e enchendo ainda mais a sua barriga.
Finalmente, quando sua barriga estiver explodindo de tanto valor, ele vai começar, agora, a comprar. Primeiro, passivamente.
Ok, vocês querem comprar? Eu tenho para vender… – diz ele, sedutor.
E vende. A preços cada vez mais caros. Primeiro passivamente.
E, quando já tiver vendido tudo o que podia do que estava em sua inchada barriga aos incautos, cegos pela euforia e pela ganância… todos vão descobrir que ele também pode agredir na venda, espalhando novamente o terror pelo mercado, com um derrame de ativos que faz os preços caírem cada vez mais.
E, mais uma vez, a história se repete. Aqueles que forem destruídos gritarão aos deuses, perguntando o que fizeram de errado, pois os profetas todos diziam que devemos seguir a tendência, os rompimentos e os signos gráficos.
Isso acontece a toda hora na bolsa de valores. Mas poucos enxergam os monstros atuando.
É preciso lentes especiais. Lentes de Raio X. Lentes do Raio X Preditivo.