Se te perguntassem quais são as ações mais negociadas da bolsa de valores brasileira, você saberia responder?
Para sabermos as ações mais negociadas da bolsa de valores, geralmente, olhamos o Índice Bovespa, o Ibovespa.
Fazem parte dele aquelas ações que, juntas, representam – durante a vigência da composição do índice – pelo menos 80% dos negócios realizados na bolsa de valores.
É um número de ações que flutua numa média de 70 papéis e os 10 que têm mais peso atualmente nesse índice (dezembro de 2020) são:
- VALE3 (Vale)
- ITUB4 (Itaú Unibanco)
- PETR4 (Petrobras)
- BBDC4 (Bradesco)
- B3SA3 (B3)
- PETR3 (Petrobras)
- ABEV3 (Ambev)
- MGLU3 (Magazine Luiza)
- ITSA4 (Itausa)
- BBAS3 (Banco do Brasil)
Algumas informações importantes sobre essa lista:
- Uma maior participação no índice não significa que uma delas é mais negociada que a outra: essas ações são muito negociadas, mas a maior ou menor participação no índice é determinada por um cálculo que inclui o número de ações em free float e seu valor
- A lista de ações bem como seu peso de participação na composição do índice é atualizada de três em três meses. Portanto, se você estiver olhando esta lista em outra época, ela pode ser bem diferente a essa altura
- Existem muitas ações que são muito mais negociadas em determinado período e, por critérios do índice, não são nele incluídas: por exemplo, ações de empresas em recuperação judicial. Por exemplo, as ações da Oi são muito negociadas atualmente, mas não estão no Ibovespa por esse motivo
- Outras ações são mais negociadas que essas 10, em determinados dias, e estão também no Ibovespa, mas não estão no topo de participação do índice porque, como explicamos, o critério de maior participação tem a ver com o valor somado das ações em free float. Por exemplo, uma empresa como a Cogna vem, nos últimos dias, tendo volumes altos de negociação, mas sua participação no índice, no momento, é de menos de 0,5%.
De qualquer maneira, o Índice Bovespa é sempre uma boa referência para encontrar ações muito negociadas e com muita liquidez, quer dizer: sempre tem alguém querendo comprar e alguém querendo vender em qualquer faixa de preço. Aliás, milhares de participantes comprando e vendendo em qualquer faixa de preço.
A bolsa de valores divulga diariamente as ações mais negociadas na bolsa em determinado dia nesta página, incluindo as maiores altas e maiores baixas:
Por exemplo, no dia 11 de dezembro de 2020, as ações mais negociadas foram, pela ordem de mais para menos:
- VALE3
- PETR4
- BBDC4
- BBAS3
- MGLU3
Mas também podemos citar outras ações muito negociadas a partir de outras fontes:
- OIBR3 (Oi)
- COGN3 (Cogna)
- VVAR3 (Via Varejo)
- CIEL3 (Cielo)
- IRBR3 (Instituto de Resseguros Brasil – IRB Brasil RE)
- ABEV3 (Ambev)
- DMMO3 (Dommo – antiga OGX, aquela do Eike Batista, que subiu como um foguete e caiu como uma bigorna)
Por exemplo, Oi é muito negociada por haver muita expectativa quanto ao que vai acontecer com a empresa, muita gente “apostando” na queda ou na alta seja lá por qual motivo. Outras companhias viram alvo de traders e investidores por motivos diversos, como influências de notícias ou boatos de que estão sendo negociadas muito abaixo do preço, como a Cogna e a Via Varejo. Outras, têm polêmicas envolvidas como a IRBR3 que teve uma grande alta durante um tempo e despencou depois da descoberta de irregularidades em seus negócios.
Ações muito negociadas significam grande volume e isso significa que também temos maior participação institucional nas negociações, dando mais fidelidade a qualquer análise baseada em volume que possamos vir a fazer.
Não só a bolsa de valores, a B3, divulga a lista de empresas mais negociadas, mas outros sites especializados também o fazem. O maior volume de negociação nos chama a atenção, mas certamente, não deve ser o único fator para escolha das ações para investir ou fazer trades. Certamente, um maior volume de negociações determina que há grande interesse do mercado a respeito daquele ativo, mas a análise deve se basear em outros conceitos além desse.
Raio X Preditivo. .
..a verdadeira faculdade do trader.