Confira quais são os maiores produtores de carne listados na bolsa de valores brasileira!
Boa parte das terras ditas agrícolas, no Brasil, são utilizadas como pasto. O setor da pecuária é um dos mais fortes da nossa economia. E também um dos mais controversos, visto que uma parte dos seus participantes é responsável pelo desmatamento de nossas florestas na expansão das fronteiras agrícolas. Sem falar que boa parte da produção de grãos é para alimentar o gado e não humanos.
Porém, não podemos negar a importância dessas companhias do ponto de vista econômico. Serão elas capazes de enfrentar as mudanças que teremos pela frente, no sentido de se adaptarem à nova realidade e às exigências ambientais exigidas pelos parceiros econômicos internacionais? Vale a pena ficar de olho em alguns produtores de carne, dentre as listadas na bolsa, que melhor se adaptarem às novas possibilidades.
Note que todas as listadas exploram o setor pecuário na verdade focam seu negócio não só na criação do gado ou na parceria com os produtores, mas sobretudo no processamento da carne.
-
BRF (BRFS3)
A BRF nasceu do “casamento” entre Sadia e a Perdigão, entre 2009 até 2013. Tem 30 marcas diferentes presentes nos supermercados do Brasil e do mundo. Exportações vão para 150 países. Só em 2016 comercializou 4 milhões de toneladas de alimentos, fazendo 600 mil entregas mensais. São 240 mil clientes (empresas) no mundo todo e 13 mil produtores fazem parte da rede de produção.
-
JBS (JBSS3)
Produz não só a carne bovina, suína e de frango. Também faz couros, sabonetes (e outros produtos de higiene), biodiesel e até embalagens metálicas. A maior parte do faturamento vem de negócios nos EUA. Seus negócios se dividem em JBS Mercosul, JBS Foods e JBS USA. A JBS USA opera bovinos nos EUA Austrália e Canadá e também suínos e aves nos EUA, México e Porto Rico. Suas marcas estão em toda a parte: Swift, Friboi, Maturatta, Seara, Cabaña Las Lilas, Pilgrim’s, Gold Kist Farms,] Pierce, 1855 e Big Frango. Está em 22 países e tem 275 mil clientes (empresas) em 190 países de todos os continentes. São 242 mil funcionários. Seus dirigente andaram metidos em algumas controvérsias envolvendo corrupção nos altos escalões do governo.
-
Marfrig (MRFG3)
Desde 1986, a Marfrig Global Foods é um dos maiores destaques na produção de proteína do mundo. São mais de 50 unidades de produção em 12 países e em quatro continentes. Seus produtos – a base de bovina, ovina, de aves e de peixes -, a exemplo de sua concorrente, estão em mais de 100 países. São mais de 40 mil funcionários. Não tem concorrência em termos de produção quanto à carne ovina (ovelhas e afins).
-
Minerva (BEEF3)
Uma as grandes brasileiras e na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados. Também se destaca na exportação de gado vivo. E também atua no processamento de carne bovina, suína e de aves. São 25 plantas de abate de bovinos sendo 11 localizadas no Brasil, 5 no Paraguai, 3 no Uruguai, 5 na Argentina e 1 na Colômbia, com capacidade total de abate de 26.380 cabeças de gado por dia. Seu produtos vão a mais de 100 países em cinco continentes através de treze escritórios comerciais.
-
Minupar (MNPR3)
A Minupar anunciou recentemente que deve fechar seu capital. Portanto, suas ações deixarão de ser negociadas na bolsa. Era antes conhecida como Minuano – Exportação Participação e Administração Ltda. Trata-se de uma holding que atua em três segmentos principais: Serviços de Processamento; Salsichas e Processados; e Produtos Refrigerados. No primeiro, presta serviços de processamento de alimentos a terceiros (abate e desossa de aves, produção de ração animal e ovos para incubação, etc). No segmento segundo, processa e vende de ovos e salsichas. E, finalmente, no terceiro, abate de suas próprias aves. Sua produção chega ao Brasil, Oriente Médio, Europa, Ásia, África, América Central e América do Sul. Tem seis unidades de produção no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.