Se você é um trader iniciante, com certeza você possui diversas dúvidas sobre operar na bolsa. Fique tranquilo, pois, neste artigo iremos responder seis dúvidas sobre o assunto.
Se você é um trader iniciante e acha sua dúvida meio boba, entenda uma coisa:
Não existe pergunta idiota!
Idiota é ficar com uma dúvida legítima com alguém abalizado para responder e ficar quieto, seja por vergonha, seja porque acredita que já sabe tudo do que precisa.
Ninguém sabe tudo.
-
Preciso operar o dia inteiro para ser day trader?
Não, não precisa. O ideal é que você esteja atento ao gráfico pelo menos num dos períodos, pela manhã ou pela tarde. Se possível, sim, o dia inteiro, mas nada impede que, enquanto o monitor está aberto você desenvolva outras atividades. Se deseja realizar operações de day trade, recomendo que leia nosso artigo sobre o tema.
-
Nesse caso, posso operar apenas 10 minutos por dia?
O mercado dá oportunidades todos os dias, diversas vezes por dia. Mas não espere que, justamente nos dez minutos que você resolveu operar, ele vai dar essa oportunidade. Não espere tentar adivinhar o que o preço de um ativo fará só porque esse foi o único momento que você conseguiu para operar. O mais provável é que o gráfico não lhe diga nada.
-
O que faço então? Não tenho tempo.
O método Raio X Preditivo pode ser aplicado em day trade, swing trade e até position trade. No swing trade, podemos analisar o gráfico dos ativos com o mercado parado, no fim do dia, programando operações para o dia seguinte. No postion trade, podemos fazer a análise no fim de semana, programando operações para o meio da semana. Essas duas vertentes também tem a vantagem de que você vai operar com mais parcimônia, fará menos operações e operações mais pensadas.
-
Devo usar toda a alavancagem possível?
Você define a sua alavancagem. Não é porque a corretora dá R$ 40 de margem de garantia para o mini dólar que você, com 4 mil reais na conta, vai operar 100 minicontratos. Se a cotação votar quatro pontos, você vai perder tudo de uma vez. Opere apenas a quantidade de contratos que, em caso de perda, não lhe provoque um mal-estar. Por exemplo, cinco contratos, voltando 4 pontos dariam uma perda de R$ 200. Ainda acha muito, sobretudo pra você que só está aprendendo? Reduza ainda mais. Que tal dois contratos? Já dá pra fazer realização parcial e gerenciar melhor o risco. Conheça os riscos da Alavancagem.
-
Fala sério, a bolsa é cassino, jogo de azar não é mesmo?
A bolsa é sim um jogo, mas não um jogo de azar. É mais um jogo de estratégia. Porém, à medida que abandonamos os parâmetros de decisão mais realistas, como o volume de negociação dos grandes investidores institucionais, começamos a nos mover para metodologias com que temos que contar com a sorte. Quanto mais nos alicerçamos em métodos que levam em conta as causas (volume e fluxo) do deslocamento de preço (efeitos), mas nós voltamos para a estratégia e aumentamos nossa probabilidade de acerto.
-
Os pequenos investidores são sempre as vítimas dos grandes players?
Os grandes players não estão atrás do dinheiro dos pequenos players. Eles estão atrás de alvos maiores, como fundos e bancos centrais. Os pequenos acabam como dano colateral, por não saberem aproveitar sua possibilidade de se posicionarem no mercado a qualquer momento devido sua baixa necessidade de liquidez (uma vantagem do trader de varejo). Devido a metodologias falhas, os pequenos traders acabam se posicionando na contramão dos movimentos dos grandes e terminam esmagados. Para não ser uma vítima, é necessário observar o que os players com maior possibilidade de conduzir o mercado estão fazendo e se posicionar ao lado deles. É possível acertar sempre? Não. Mas se a metodologia observar o volume e o fluxo que só esses participantes são capazes de movimentar, a probabilidade de acertar aumenta exponencialmente.