O livro “Os Segredos da Mente Milionária” e a chave para a abundância
O livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker, vai ao encontro de diversos pilares do treinamento Raio X Preditivo. Não nas técnicas de trade em si, mas em relação às bases comportamentais daqueles que desejam enriquecer, não só financeiramente, mas em todos os aspectos da vida.
Uma das grandes perguntas de quem encontra o Raio X Preditivo na internet, sobretudo em nossas transmissões ao vivo no Youtube é por que a equipe do treinamento distribui o conhecimento gratuitamente.
De fato, até traders que não se inscreveram ainda no curso têm usado os conhecimentos ali disseminados para fazer operações e têm tido sucesso. Um dos motivos disso, trazido sobretudo pelo trader Luiz Sato, sistematizador da Nova Análise Técnica, é o que ele chama de “Lei da Abundância”: quanto mais temos, mais estamos dispostos a compartilhar, sem que isso represente um ônus. De fato, Sato costuma dizer que o que ele ensina de graça no Youtube é apenas a ponta do iceberg dos conhecimentos que sistematizou no treinamento: e ainda assim eles são suficientes para quem quer tirar algum dinheiro do mercado.
Em “Os Segredos da Mente Milionária”, T. Harv Eker mostra que comportamentos como esse, que manifestam abundância fazem parte da mente de pessoas abundantes, ricas, portanto, milionárias em todos os sentidos.
No livro “Os Segredos da Mente Milionária”, mostra que muitos de nós têm crenças sobre dinheiro que não poucas vezes passam despercebidas da consciência, gerando comportamentos que jamais levarão à riqueza.
Essas crenças são usadas pelo nosso comportamento para quando vamos lidar com o dinheiro. Se a crença for positiva, isto é, ligada a um comportamento milionário estamos bem. Se a crença for negativa, passaremos a agir ao contrário da riqueza, nos sabotando.
As crenças, que no livro “Os Segredos da Mente Milionária”, são chamadas de modelo, são formadas ao longo da vida, desde criança, através de nossas experiências, positivas e negativas, formando nosso caráter e tendo influência decisiva sobre nosso futuro e nosso presente.
O comportamento dos pais é decisivo. Notícias que lemos nos influenciam. O que dizem pessoas de autoridade fixam na nossa mente esses modelos e ao longo dos anos eles são reforçados.
A boa notícia é que não sem algum esforço modelos podem ser, sem medo de ser redundante, remodelados.
Sim, os modelos podem ser reprogramados, segundo o livro “Os Segredos da Mente Milionária”. Dessa forma, podemos ser capazes de tomar as melhores atitudes relacionadas ao nosso dinheiro. O objetivo é conseguir acumular riquezas de forma saudável primeiro enriquecendo internamente – pela remodelagem -, aumentando nosso potencial externo de enriquecer de fato.
Isso é demonstrado já num dos primeiros conceitos do livro: “Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.” Justamente, não podemos ser ricos se internamente não o somos. Não é à toa que tantos ganhadores de loterias, depois de alguns anos estão novamente na sua condição financeira inicial.
O livro “Os Segredos da Mente Milionária” traz 17 modelos, também chamados de arquivos, dispostos de forma simples de entender. Vamos a deles.
- As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida as coisas acontecem”. Isso é uma coisa sobre a qual sempre batemos na tecla, para os traders: enquanto você não se responsabilizar sobre tudo o que acontece em sua vida, você sempre continuará uma vítima de tudo.
- As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. Esse é outro conceito do Raio X Preditivo, mas deveria ser de qualquer metodologia. Os riscos existem e uma vez compreendidos, podem ser assumidos e controlados. Na nossa metodologia usamos o conceito de Zonas Saudáveis de Trade.
- As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas. Esse é um derivado de se assumir a responsabilidade pelos acontecimentos. Afinal, imaginar ser rico não passa de uma fantasia, enquanto assumir um compromisso obriga você a mudar, se tornar a pessoa que você precisa ser para ser rica.
- As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Porque pensar que você pode, com sua riqueza, ajudar a sua comunidade apenas? Por que não pensar em ajudar a eliminar a fome no mundo?
- As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas pobres focalizam obstáculos. Você já reparou que existem pessoas que tão logo deparam um projeto começam a ver tudo o que pode dar errado? Nada demais nisso, se você focar nisso com o objetivo de suplantar possíveis problemas, mas geralmente quem só reclama já está se preparando para o fracasso ou para a desistência.
- As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem sucedido. Se você quer ser rico e bem sucedido, o melhor que você faz é entender o que aquelas pessoas fizeram para conseguir. Ver essas pessoas pelo viés negativo não vai ajudar você.
- As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. Lembre-se: os iguais se agrupam por afinidade. Se você quer ser rico, busque pessoas com a mesma mentalidade.
- As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção. Já notou que há pessoas que acham que se tornar comercial é negativo? Pessoas ricas sabem como divulgar seus serviços, produtos e sua imagem.
- As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas. Inclusive, uma pessoa rica, ou com mentalidade rica, quando depara um problema, ela cresce, isso a motiva e, no final do processo, mesmo que tudo tenha dado errado, ela é uma pessoa melhor (e mais rica) do que quando começou).
- As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Essa é fácil: já viu que tem gente que não sabe receber nem elogio? Humildade tudo bem. Mas receba, aceite o que as pessoas e o mundo lhe entregam de bom grado.
- As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem. Neste item, quero citar o filósofo americano Ralph Waldo Emerson que dizia que o prêmio de um trabalho bem feito é o próprio trabalho bem feito. E, essa parte é minha, se você ainda receber dinheiro por isso, tanto melhor.
- As pessoas ricas pensam “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam “Posso ter uma coisa ou outra”. Nem sempre precisamos abrir mão de algo para ter outra opção. Por que não as duas?
- As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. Patrimônio líquido é dinheiro disponível para oportunidades. Se você foca em quanto você ganha por mês, estará encrencado porque ficará literalmente dependente do salário ou de outro tipo de entrada financeira. Sim, as pessoas são viciadas em salário.
- As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro. Se você tem dívidas, se o dinheiro dá contado até o fim do mês e não sobra nada, está na hora de começar a cuidar melhor de seu orçamento e de seus investimentos.
- As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. Já ouviu falar de pessoas que trabalham tanto que não têm tempo de ganhar dinheiro? Pois é. É por aí.
- As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. O medo é um sentimento saudável para detectar perigo. Tem um filme que diz: o perigo é real. Mas o medo não. Encare o perigo com sabedoria, administrando os riscos.
- As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Isso me faz lembrar da história do mestre que, a beira da morte, sentado à beira da fogueira, viu o discípulo pegar uma brasa com a mão, sem se queimar, para acender um incenso. O mestre perguntou ao discípulo como ele fez aquilo. O discípulo ensinou o mestre que, a seguir, morreu. Pessoas ricas, em todos os sentidos, nunca param de aprender.