Sempre que você olhar um gráfico de qualquer papel negociado na bolsa de valores – ações, opções, contratos e minicontratos -, pode ter certeza: tem muito dinheiro circulando naquele sobe e desce de preços. Milhões. Bilhões.
A impressão que temos é que se estendermos a mão conseguiremos catar algumas notas, talvez alguns milhares de reais por dia, pelo menos. Assim é a bolsa de valores.
A verdade é que não é tão simples assim.
No entanto, as oportunidades estão presentes todos os dias. Depois que começamos a aprender a ler o mercado e não somente contar com indicadores baseados em preço que acendem uma luzinha azul na hora de comprar e uma luzinha vermelha na hora de vender, percebemos que elas estavam lá o tempo todo.
Diversas dessas oportunidades são ensinadas pela metodologia do Raio X Preditivo que tem como apoio de leitura os indicadores Sato’s, no auxílio da aplicação dos conceitos da Nova Análise Técnica.
Vamos ver algumas delas, sempre lembrando que se tratam de situações de alta probabilidade. Pode ser que elas não se concretizem? Pode ser que não, pois a bolsa e o mercado são soberanos: não é porque um comportamento sugere que teremos resultados que de fato o teremos.
No entanto, como eu disse, trata-se de eventos de alta probabilidade:
Padrão Psicológico Institucional em V
O Padrão Psicológico Institucional em V é muito comum nos gráficos e desconhecido pelos praticantes de análise técnica clássica.
É muito fácil de ser reconhecido. Trata-se de um padrão no formato de um V ou um V invertido, demonstrando rejeição de um certo patamar de preço. O preço vai violentamente e possivelmente com volume para um certo nível de preço e com a mesma ferocidade retorna para onde veio.
Este é o momento de o trader ficar atento. Em um certo prazo, o preço vai testar o nível entre 80% e 90% desse deslocamento e, se testar sem ultrapassá-lo, fato que pode ser confirmado pelo baixo volume desse teste, a tendência é que se afaste ainda mais, a seguir, dessa região. Se for um V invertido, significa que o preço cairá muito. Se for um V normal, que subirá.
Podemos ler esse padrão com mais eficiência usando as ferramentas Sato’s, como o Sato’s Force Histograma e o Sato’s Bar, que nos dão uma “radiografia” do que está acontecendo em termos de volume e atuação institucional.
- Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora mesmo o e-book ‘Padrão V’: clique aqui!
Ranges – Os acampamentos dos big players
Poucos traders sabem operar ranges ou lateralizações adequadamente. Geralmente, entrarão comprados em qualquer rompimento de resistência ou vendidos em qualquer rompimento de suporte, sem saber que pode se tratar de uma armadilha de topo ou de fundo ou mesmo o resultado de um Teste de Demanda.
O Raio X Preditivo entende os ranges com uma “caixa de abelha”, em que qualquer irregularidade irá desencadear o descontrole do enxame. Porém, esse descontrole do qual podemos tirar vantagem depende do volume e do fluxo comprador consistente no caso da alta e no fluxo vendedor consistente no caso da baixa. A grande vantagem é que, não importa para onde o preço vá depois de ficar preso em um range, ele provavelmente irá com força e podemos aproveitá-lo.
Por que isso acontece?
Pense que, no desenvolvimento de um range, durante muito tempo os players compram e vendem. Há muitas pessoas e empresas comprometidas naquela região e em grandes posições. Quanto mais o tempo passa, maior é o comprometimento envolvido. Digamos que, em algum momento, o preço ultrapasse o limite do range para cima. Os vendidos, que estavam procurando compras abaixo dele se verão em maus lençóis. Terão que se desfazer de suas posições. E posições vendidas são encerradas com compras. Compras geram mais demanda que, por sua vez, influencia positivamente no preço, acelerando o movimento.
Se formos capazes de identificar quando isso acontecer com o volume adequado e com o fluxo adequado, seremos capazes de aproveitar o movimento.
E, adivinhe: isso acontece a toda hora em todos os ativos com liquidez da bolsa de valores.
- Ficou interessado peloo assunto? Baixe agora mesmo o e-book ‘Range: O Acampamento dos Big Players’: clique aqui!
Isso é só o começo
Estas são apenas duas das muitas oportunidades ensinadas pelo Raio X Preditivo.
Existem muitas outras e muitas outras maneiras de se fazer a leitura do fluxo e da concentração de volume em patamares de preço e em momentos do pregão, chegando a conclusões que nos levam a localização de trades de alta probabilidade.