Se você está começando por aqui, muito bem! Essas dicas vão ajudá-lo antes de começar a operar na bolsa de valores.
Você já não vai começar a operar na bolsa de valores sem saber nada.
Acredite: tem muita gente que começa sem saber nada, movido pela propaganda positiva dos telejornais e das corretoras que dizem que “este é o momento de investir na bolsa”.
Essas pessoas entram com tudo, sem sequer pensar no que pode acontecer e colocam todo o seu dinheiro na renda variável.
Este artigo está longe de mostrar a você tudo o que se deve fazer antes de começar na bolsa, mas quero aqui dar algumas diretrizes, alguns termos, algumas ideias para você começar a sua pesquisa.
Muitas dessas coisas você encontra aqui mesmo, neste site, inclusive e, dentro do possível, farei links.
Eis algumas coisas que você deve saber antes de começar a operar na bolsa:
- Bolsa de valores é renda variável: às vezes você terá menos dinheiro do que quando começou. Se você colocar todo o seu dinheiro na bolsa, pode passar por muita angústia e dificuldade.
- Portanto, você deve saber que não é uma boa ideia colocar todo o seu dinheiro nela, especialmente se você é iniciante. Entre no mar, mas fique um tempo no raso antes, para sentir as águas.
- Sem se educar sobre a bolsa de valores, é improvável que você tenha bons resultados. Faça um curso. Alguns dos melhores nem são tão caros, considerando os benefícios. Recomendamos o Raio X Preditivo
- Existem operações de curtíssimo prazo na bolsa de valores. Por exemplo, as de day trade, que são operações que começam e terminam no mesmo dia. Algumas delas duram apenas segundos. Porém, independentemente da duração, só percebemos progresso financeiro sólido ao longo do tempo, no longo prazo. NÃO EXISTE DINHEIRO RÁPIDO E FÁCIL NA BOLSA.
- Muita gente vai falar que investir em ações é uma boa, pois no longo prazo as ações só valorizam. Isso é verdade para os índices, mas para ações isoladamente pode ser um engano. Se você for com essa mentalidade para uma compra, arrisca arrastar ações que só caem para o resto de sua vida de investidor.
- Bolsa de valores é especulação: ficar no longo prazo nela é estar à mercê dos movimentos especulativos
- Existem muitos sistemas de análise (para definir se é hora de comprar ou vender) que se baseiam no preço. Eles não funcionam mais: procure metodologias que observam, entendem e interpretam o volume. O volume é a causa do movimento de preço. Compreendendo a causa, você antecipa o efeito e pega os melhores movimentos de preço.
- Na bolsa de valores, sobretudo no day trade (mas também em outras modalidades) existe um negócio chamado alavancagem. Não vou detalhar demais o que é isso (temos um artigo sobre alavancagem), mas cuidado com ela. Nunca se alavanque tanto quanto você pode. Utilize sempre uma fração da alavancagem.
- Gerenciamento de risco é importante, mas ele não pode engessar sua estratégia. Sair de uma operação perdedora é importante, mas se toda a sua leitura de mercado lhe diz que o preço irá na direção esperada, vale a pena esperar um pouco mais. Por outro lado, se você já está no lucro e sua leitura lhe diz que vai subir mais, faça uma realização parcial, encerrando parte de sua posição, e deixe a operação correr com o restante. Essas decisões não podem estar baseadas em emoção ou teimosia e devem incluir sempre quanto é aceitável perder em uma única operação ao aumentar o risco.
- Na bolsa de valores, temos o que há de mais sofisticado em termos de responsabilidade financeira. Todas as decisões são suas e você não pode culpar ninguém por qualquer escolha equivocada.