“Um dólar investido comigo em 1967 teria valido US$ 481 no dia em que eu encerrei a empresa em 1995, contra US $ 19, se tivesse sido investido em um fundo de índice Standard & Poor’s”, disse o investidor Michael Steinhardt. Ele pode mesmo se gabar. Esse nova-iorquino, fundador do hedge fund Steinhardt Patners, entre 1967 e 1978 garantiu em média 24,5% de lucro anual para seus clientes. Mas ao fechar a sua empresa, concluiu: “Acho que pode haver coisas melhores e nobres para fazer do que deixar outras pessoas ricas.”
Pensar assim, no entanto, não o impediu de voltar em 2004 à frente do hedge fund Wisdom Tree Investments, com cerca de US$ 43 bilhões sob sua guarda. Em 2014, a revista Forbes estimou a fortuna de Steinhardt em um bilhão de dólares, valor estabilizado até os dias de hoje. Mas pra que ele iria querer mais, não é?
Mas a vida desse mega investidor nos mercados começou cedo. Ainda adolescente começou a ler os gráficos de ações nas corretoras pelas quais passou. Com esse background completou o ensino médio e a Warthon School of Finance aos 19 anos. Assim, logo assumiu cargos de pesquisa e análise no fundo Calvin Bullock e, mais tarde, na Loab Rhoades.
Finalmente, em 1967, Michael Steinhardt se tornou parceiro de Howard Berkowitz e Jerrold Fine em um hedge fund chamado Steinhardt, Fine, Berkowitz & Company. Steinhardt orientou a empresa no seu objetivo de identificar os movimentos do mercado macro, a fim de colocar adequadamente suas estratégias de negociação de títulos.
Berkowitz e Fine deixaram a empresa, que foi renomeada para Steinhardt Partners. A Steinhardt Partners manteve um histórico de desempenho que continua sendo um dos melhores de Wall Street. Durante 28 anos, teve 24% de lucros compostos anuais em média.
Em 1994, um ano antes de fechar a empresa, Steinhardt viu seu fundo perder 30% depois das mudanças na taxa de juros imposta pelo governo. Talvez esse revés tenha precipitado a saída momentânea dele dos mercados.
Michael Steinhardt sempre investiu numa perspectiva de longo prazo, mas a base de sua estratégia eram metodologias de curto prazo. Por alguma razão, funcionava, combinando ações, títulos, opções, moedas e outras modalidades. Ele era conhecido por investir em uma ampla gama de produtos, tornando-o um dos investidores mais versáteis de sua geração.
As últimas notícias que se tem do investidor e filantropo é que ele pode estar envolvido no tráfico de antiguidades. Em janeiro de 2018, pelo menos nove antiguidades com indícios de terem sido roubadas forram apreendidas no apartamento do mega investidor.
Frases de Steinhardt
“Eu sempre usei os fundamentos. Mas o fato é que muitas vezes, o prazo dos meus investimentos era de curto prazo”.
“Seja intelectualmente competitivo. A chave para pesquisar é assimilar a maior quantidade de dados possível para ser o primeiro a sentir uma grande mudança.”
“Tome boas decisões mesmo com informações incompletas. Você nunca terá todas as informações de que você precisa. O que importa é o que você faz com a informação que você possui.”
“Confie sempre na sua intuição, que se assemelha a um supercomputador escondido na mente. Isso pode ajudá-lo a fazer o que é certo no momento certo se você der uma chance.”
“Não faça pequenos investimentos. Se você vai colocar dinheiro em risco, certifique-se de que a recompensa é alta o suficiente para justificar o tempo e o esforço que você coloca na decisão de investimento.”