Se você começou no mercado de renda variável como eu, certamente ouviu diversas mentiras no início.
Algumas mentiras são contadas de boa-fé, por pessoas tão inocentes como nós, que também estão começando.
Outras mentiras são contadas de má fé, por gente mal intencionada mesmo, com uma fraca base ética.
O fato é que depois de um tempo percebemos que a realidade da bolsa de valores é bem diferente daquela que imaginamos.
Principalmente se, como uma grande parcela de traders e investidores, entramos no mercado de renda variável, na bolsa de valores, quando o momento é de otimismo e de euforia.
Veja algumas das mentiras que cheguei a ouvir:
1. Você vai ganhar dinheiro mais rápido do que na poupança se investir na bolsa de valores
A verdade é que se você encarar a bolsa de valores como se fosse a poupança, o mais certo é que você perca dinheiro. A bolsa de valores não é um lugar para deixar seu dinheiro passivamente, a espera de um futuro melhor. Eu entrei antes da crise de 2008. Adivinhe o que aconteceu: eu perdi muito dinheiro antes de perceber que precisava aprender métodos de negociar ativamente as ações. Não é o caso de comprar ações e ficar sentado em cima como uma galinha chocadeira.
2. A Análise Técnica mostra os lugares certos para comprar e vender ativos
Essa é uma meia verdade que alguns vendem como absoluta da seguinte forma: alguns professores de métodos de análise técnica vão lhe dizer que fazer trades é como uma receita de bolo, como uma fórmula mágica, que quando uma linha ultrapassar outra para cima está na hora de comprar, que quando tivermos um ombro cabeça ombro rompido para baixo está na hora de vender. Nem sempre isso funciona! É preciso saber LER os gráficos e entender os conceitos do mercado a partir das verdadeiras causas dos movimentos dos preços.
3. Os tubarões querem tomar o seu dinheiro
Tubarões é como os amadores chamam os big players, talvez imaginando um sujeito riquíssimo planejando como tomar os caraminguás dos pobres investidores do varejo. Primeiro erro: não se trata de uma pessoa física, mas de instituições gigantescas que fazem negócios na casa dos milhões. Eles não estão tão preocupados com o lado para o qual o mercado vai. Para eles isso, é claro, é importante, mas mais importante é obter liquidez em certos níveis de preço num volume monstruoso. Segundo erro: o objetivo deles não é o seu dinheiro, mas o de fundos de investimento e de bancos centrais. Eles nem sabem que você existe e nem estão interessados nos R$ 200 do seu stop. Você levou prejuízo porque estava no lugar errado, na hora errada, operando do jeito errado. Ou seja, tudo errado.
4. O preço diz tudo o que você precisa saber
A Análise Técnica Clássica fica de olho no preço. Porém, o movimento do preço é só a consequência. É na causa dessa consequência que devemos ficar de olho se quisermos operar com maior chance de sucesso. E a causa é a atuação dos grandes operadores institucionais, que dominam o verdadeiro combustível do mercado que, surpresa, não é o preço. É para esse combustível que a Nova Análise Técnica volta sua atenção.
5. Com meu curso, você já vai sair operando e ganhando
Quando a Tia Maria ensinou você a ler, você já saiu com o livro Guerra e Paz de Leon Tolstói debaixo do braço? Leva tempo entre juntar as letras, formar palavras, entender frases e, finalmente, ter uma compreensão textual complexa. Com o mercado é a mesma coisa. Ao aprender uma metodologia séria de operar na bolsa de valores, você está aprendendo uma linguagem tão ou mais complexa que o seu idioma. Então, vá com calma, vá aplicando seu aprendizado primeiro na conta demo e quando obtiver bons resultados, só então, passe para a conta real. Ou você acha que se não obtiver resultados bons na conta demo terá resultados interessantes na conta real como que por magia?