Possivelmente um dos pontos altos de Jim Rogers foi ter sido sócio de George Soros, com quem criou, lado a lado, o Quantum Fund, que teve uma valorização de 4200% ao longo de dez anos. Certamente Rogers estava lá quando Soros resolveu quebrar a libra esterlina, faturando US$ 1 bilhão.
Com um desempenho desses, ele preferiu se aposentar antes dos 40 anos e assistir de camarote, a partir de sua casa em Cingapura, o desenrolar dos cenários econômicos mundiais.
Em entrevista recente, ele dá um conselho que parece óbvio aos iniciantes mas que poucos seguem. Talvez, por estar na voz dele, a dica seja escutada: “Invista apenas no que você conhece bem. Se você não conhece, não invista. Não escute o que uma pessoa falou na televisão, no jornal ou na internet. Só invista no que você conhece. Não faça nada na maior parte do tempo e, se você encontrar algo que você conhece e sabe que é bom, invista. Caso contrário, fique quieto.”
Jim Rogers também é conhecido por suas previsões bombásticas. “Ainda não fomos testemunhas do fim do mundo porque o mercado continua atingindo máximos históricos”, disse. Em suas previsões, ele garante que a próxima crise financeira será a pior que já se viu. Para ele, os sobreviventes serão aqueles que seguirem o conselho do parágrafo anterior, os que sabem o que estão fazendo. Enquanto isso, diversas ações dos mercados dos Estados Unidos estão se transformando em uma bolha e, quando essa bolha estourar, será o caos.
Outra previsão de Jim Rogers: os bancos tem que investir em “fintechs”. Segundo ele, os bancos serão substituídos. As novas gerações jamais entrarão em um. Aos poucos, todo o aparato financeiro migrará para os meios digitais. Ele mesmo tem investido na área embora, até o momento, os lucros não tenham aparecido.
Para Jim Rogers, as moedas digitas, como o Bitcoin, vão mudar a forma como veremos o dinheiro nas próximas duas décadas. Em sua opinião, os governos irão emitir suas próprias criptomoedas em breve.
Algumas de suas frases:
A maioria dos investidores bem sucedidos não fazem nada na maior parte do tempo.
Se você quer ganhar muito dinheiro, resista à diversificação (aqui, temos que abrir um parênteses, porque você deve considerar que Rogers está falando em MUITO dinheiro e ao fato de que ele é Jim Rogers, camarada do George Soros; eu ou você somos investidores bem diferentes dos dois)
É incrível como muita gente confunde mercado em alta com inteligência. Todo mercado de alta termina em bolha.
Em Wall Street não há provérbio mais verdadeiro que ‘o mercado pode permanecer irracional por mais tempo do que você pode permanecer solvente’.
Não importa o que nós sabemos hoje em dia, isso não será verdade daqui a 10 anos.
Se a economia mundial melhorar, commodities serão uma boa coisa para se investir. Mas mesmo se a economia mundial não estiver bem, commodities ainda serão um ótimo investimento.
A habilidade mais sábia que eu poderia dar para uma pessoa que nasceu em 2003 é o domínio da língua mandarim.