A bolsa de valores pode e deve ser uma das ferramentas para a conquista da independência financeira.
A renda variável oferece muitas oportunidades de lucros absurdos.
Mas, cuidado, a oferta de prejuízos, para os desavisados, pode vir em similar volume.
Assim, quero compartilhar com você alguns passos para construir sua independência financeira com ajuda desse mercado.
- Elimine as dívidas: certa vez um leitor me procurou dizendo que estava com dívidas e se empolgou com a ideia de tomar mais dinheiro emprestado a fim de “jogar” na bolsa e alcançar a prosperidade. Ainda bem que ele me procurou. Mesmo os mais experientes investidores tremerão se lhes for feito o desafio de superar os juros abusivos cobrados pelos bancos e cartões de crédito. Investir ou fazer trades tendo dívidas é tentar encher um balde cheio de furos. O dinheiro entra por um lado, mas sai em maior volume pelo outro.
- Esteja ciente que a bolsa não é um caixa eletrônico nem é instrumento de enriquecimento rápido: claro que a bolsa pode acelerar sua independência financeira, mas seja realista. Se você for iniciante e conseguir ganhar 2% ou 3% ao mês sobre o capital empenhado, já estará em mais que o dobro ou o triplo do que se consegue na renda fixa. Já é um bom começo.
- Não coloque todo o seu dinheiro na renda variável. Talvez você até conheça alguém que faz isso, mas, sério, quanto mais dinheiro você coloca na renda variável mais dinheiro estará exposto ao risco. Saiba dosar a porcentagem de seu capital envolvido nisso com sabedoria e o resto deixe em bons investimentos de renda fixa.
- Esqueça a bolsa como investimento: a bolsa, para a grande maioria das pessoas, não é lugar para investir no longo prazo. Raras são as pessoas que conseguem ser realmente bem sucedidas dessa forma. Você até já ouviu falar delas. Mas o mercado está cheio de exemplos de ações que eram “sólidas” e passadas décadas, despencaram paulatinamente. Claro, tendo as informações certas você consegue escolher as melhores ações para o longo prazo. Mas você tem as informações certas?
- Esteja ciente de que a bolsa é um dos mercados mais competitivos e predatórios que existem: as mentes mais ambiciosas e brilhantes estão envolvidas, as maiores empresas. Tendo isso em mente, não comece a operar como se estivesse brincando. Leve a sério.
- Bolsa de valores é jogo, sim. Mas de estratégia, não de azar. O segredo, então, é aprender uma estratégia.
- Esta dica é preciosa: a maior parte das estratégias divulgadas nos mercados de cursos sobre a bolsa de valores estão seguindo a informação errada ou incompleta: o preço. O preço é só o efeito de outras informações mais importantes.
- Ao escolher um curso sobre bolsa de valores: fuja dos que prometem fórmulas mágicas. Fuja dos que prometem sinais de compra e venda através de indicadores. A bolsa de valores, todos os dias, conta uma história diferente e método simplistas terão resultados simplistas.
- Procure um curso que ensine a ler o mercado e a contextualizar as informações obtidas através dessa leitura. Assim, na medida em que aprofunda sua leitura, seus resultados positivos poderão vir com cada vez mais naturalidade.
- Proteja o dinheiro que você ganhar: claro que com o tempo você poderá aumentar o montante dedicado à renda variável, proporcionalmente à sua segurança, conhecimento e tamanho do patrimônio, mas não esqueça de proteger a maior parte dele na melhor renda fixa daquele momento ou outro investimento seguro em que você acredite.