Fazer day trade – operações que começam e terminam no mesmo pregão – se transformou numa das coisas mais comuns da bolsa de valores.
Todo o mundo que começa a especular no mercado já fez pelo menos duas ou três operações de day trade, ganhando ou perdendo.
Está tão comum que, por sua natureza alavancada, mesmo sendo uma especialidade que exige treino, preparo e conhecimento, é uma das portas de entrada para quem está começando na renda variável.
Sim, o day trade permite que com pouco dinheiro, mesmo com R$ 100, eu opere papeis que valem entre R$ 15 mil e R$ 35 mil, mini contratos de índice e de dólar respectivamente.
Então, muitos desavisados, já podem pensar: eu tenho pouco dinheiro, então o negócio é começar alavancado fazendo day trade, sem entender que uma oscilação de menos de um por cento pode “lamber” as suas reservas em poucos minutos se ele não usar um bom gerenciamento de risco e uma boa estratégia.
Mas não foi sempre assim.
Até por volta do ano 2000, as corretoras de valores estavam apenas começando a atrair o interesse dos investidores pessoas físicas, sobretudo aqueles com capital pequeno. Mas, em meados daquela década, tanto corretoras como a própria bolsa, ainda conhecida como Bovespa, começou a se interessar por essa fatia de mercado.
Mas mesmo com as corretoras mais acessíveis, fazer day trade era algo um tanto misterioso ainda. Em algumas corretoras, ainda era mais usual telefonar para um operador da mesa que posicionaria a ordem com as devidas especificações. Imaginar isso, hoje em dia, chega a ser estranho. Feito isso, a ordem seguia por um processo que, no fim das contas, ia parar no chão da Bovespa, naquela gritaria, misturada a tantas outras ordens enviadas pela corretora.
O pregão viva voz acabava sendo como um muro para o acesso de pessoas comuns como eu e você às operações realmente velozes. Se eu quisesse comprar e vender com poucos pontos de diferença ou tomar decisões rápidas, como a de aumentar a mão ou subir um stop, por telefone ficava difícil. Sim, se eu quisesse fazer algo realmente ágil precisaria ter um contato mais próximo como o chão da bolsa.
Mesmo com a popularização dos home brokers (se você está chegando agora, trata-se de uma espécie de “internet banking” para ações, mas essa comparação é pobre), era difícil ter agilidade no posicionamento de ordens, com a habilidade necessária de se fazer day trade. Inclusive, havia corretoras das quais havia reclamações a respeito de seus home brokers (travavam, não enviavam as ordens, perdiam entradas e saídas e por aí vai).
A consolidação da possibilidade de se fazer day trade para pessoas comuns surgiu provavelmente por dois fatores simultâneos: o fim do pregão viva voz e a popularização das plataformas gráficas de negociação, nesta década.
O fim do pregão viva voz se deu definitivamente em 2009 quando o mercado futuro o encerrou. A bolsa de valores, embora já estivesse unida a ele na então BM&FBovespa, já tinha encerrado essa modalidade de negociações. Com isso, todas as negociações da bolsa de valores, hoje B3 passaram a ser conduzidas pelo Mega Bolsa, mais tarde substituído pelo PUMA Trading System.
Além da agilidade possibilitada por essa novidade – eliminando intermediários na cadeia de comunicação das ordens de compra e venda ou agilizando esse processo -, possibilitou a popularização das plataformas gráficas de negociação, entre elas o Meta Trader 5.
Nas plataformas gráficas de negociação é possível posicionar ordens de compra e venda diretamente no gráfico, bem como os stop loss e os stop gain, movendo-os e arrastando-os se necessário for, ao mesmo tempo em que se conduz a análise necessária para fazer as entradas e saídas das operações.
Finalmente, também se tornaram comuns os robôs traders, que fazem operações sem interferência das emoções humanas, seguindo apenas as estratégias a partir de um algoritmo.
O principal diferencial é que, desde então, o day trade se tornou acessível a todas as pessoas, que podem operar com facilidade, agilidade e velocidade a partir de sua casa, bastando ter um computador com um programa de negociação instalado e uma conexão à internet.
Nesse contexto de facilidade, é fundamental estar preparado para um mercado altamente competitivo com uma metodologia vencedora.