Conheça uma forma de investir na bolsa de valores que vai mudar a sua forma de operar.
Todo o mundo se pergunta por que divulgamos tanto conteúdo gratuito a respeito do Raio X Preditivo.
Se ele é constituiu uma metodologia tão boa para operar nos mercados, não seria uma melhor ideia esconder o jogo?
Não pensamos assim. Pensar assim seria imaginar que, se todos operarem baseados em suas premissas, que seguem o fluxo do mercado, o volume e a atuação dos big players, isso esgotaria o seu potencial.
Mas isso não é verdade.
O potencial dessa metodologia é inesgotável. É abundante. Tem para todos.
Na minha opinião, todos podem e devem saber sobre essa forma de operar porque sim, sim, tem para todos.
A atuação dos big players, os investidores institucionais é um caso à parte e o modo como precisam movimentar bilhões de dólares todos os dias dá espaço para o pequeno trader de varejo ter a sua parte, uma parte que pode ser muito generosa, mantidas as devidas proporções.
O mercado é abundante e não há por que esconder esse conhecimento, antes privilégio de alguns poucos participantes, escondido.
Por outro lado, não dá para ver passivamente a quantidade de pessoas que têm suas contas dilaceradas por atuarem em operações baseadas somente nos preços, em padrões gráficos e indicadores derivados também do preço.
Esse tipo de metodologia ignora a existência dos grandes investidores institucionais e, para os big playerss, o preço é apenas uma referência, uma linha horizontal nos gráficos.
Eles precisam de tanta liquidez que uma única linha no gráfico não define seus locais de compra e venda. Eles podem estar comprando e vendendo em toda uma tendência de queda e de alta, de acordo com sua necessidade de acumular ou desovar ativos. E, finalmente, quando tiverem desovado ou comprado o suficiente, farão o preço cair ou subir, respectivamente pelo aumento da oferta ou pelo aumento da demanda.
E enquanto isso acontece, aqueles que não sabem ler o volume, vão se perguntar o que aconteceu, afinal aquela resistência foi rompida! Ou um suporte acabara de ser respeitado… por que continuou a cair?
Essas pessoas que ficam diariamente embasbacadas com o fato de suas metodologias não funcionarem (e que são torturadas com as auto acusações de terem um “psicológico fraco”), não fazem ideia do que aconteceu.
Acontece que nos mercados – e sobretudo num mercado ainda frágil como o brasileiro – é muito fácil manipular o preço e até mesmo uma tendência forte simplesmente usando o volume.
A briga verdadeira está acontecendo entre os próprios big players. Não estou falando de pequenos fundos que tem apenas pouco mais de R$ 1 bilhão em ativos. Mas de potências que têm a custódia algo próximo a trilhões de dólares. Seus faturamentos anuais se aproximam do PIB de muitos países.
Além disso, a seu favor, têm os HFTs (robôs de trade de alta frequência), programados com algoritmos avançados, rodando no que há de melhor em termos de hardware posicionado próximo à bolsa de valores a fim de reduzir o tempo já na casa dos nano segundos da execução de suas ordens. Tudo isso programado pelos técnicos e matemáticos com os mais altos QIs e com a mais alta remuneração. Todos comandados pelos CEOs mais competitivos, com bônus anuais tão altos que nem se interessam mais pelo dinheiro, mas pelo jogo de ser o melhor naquilo que fazem.
Como traders de varejo, estamos longe disso. Mas não adianta tapar o sol com a peneira. Esta situação é real e vai levar qualquer um que a ignore à banca rota.
Por isso, eu acredito que todos deveriam saber sob essa forma de fazer trades na bolsa. Porque tem pra todos. Porque não dá para operar olhando só para o preço.