A sétima arte está repleta de filmes que tratam da bolsa de valores.
Claro que não devemos levar tudo o que se mostra no cinema ao pé da letra: há muito exagero e fantasia em nome de um enredo que precisa estimular o sonho e prender a atenção do expectador.
Normalmente, a bolsa de valores é colocada como a vilã nas histórias. Normal, uma vez que as boas aventuras sempre mostram um indivíduo – o herói – enfrentando um meio muito mais forte que ele (e a bolsa, como poder de um grande grupo de vontades muitas vezes contraditórias, sempre será mais forte que o indivíduo #ficaadica).
Mas isso não impede que, de uma forma ou de outra, aprendamos um pouco mais sobre investimentos no mercado de renda variável e, através do conhecimento, nos sintamos mais motivados.
Fazendo-se todas essas ressalvas, há muitas películas que vão motivar sua vontade de investir na bolsa de valores e, muito mais que isso, incentivar você a superar qualquer desafio que surja em sua vida.
À procura da felicidade
Este é um dos poucos filmes que coloca a bolsa ao lado do herói. Inclusive diversos de seus trechos são usados como motivacionais em palestras de autoajuda. Filme com Will Smith e seu filho, mostra a trajetória de Chris Gardner (personagem real) que sai de condições precárias de vida, chegando a dormir em banheiro públicos, e, depois de se tornar estagiário não remunerado de uma importante corretora de valores – consegue vencer no mercado financeiro graças a sua inteligência e persistência.
Trocando as bolas
Comédia excelente com Eddie Murphy e Dan Aykroyd. Dois milionários apostam que um mendigo não poderia trocar de lugar com seu protegido. A principal parte para quem está começando a investir na bolsa de valores é o final, quando os dois prejudicados pela a aposta se vingam, manipulando uma informação privilegiada: a sequência toda ensina de maneira divertida como funciona a lei da oferta e da procura no mercado e porque os preços sobem e caem. No caso, a commodity utilizada é uma bem incomum para os brasileiros: o suco de laranja.
O Lobo de Wall Street
Outro filme que mostra a dinâmica do mercado de renda variável, muito embora o foco seja a vida excêntrica e repleta de excessos de Jordan Belfort (personagem real). Claro, há muito exagero. Além disso, a parte da vida de Belfort retratada não é nenhum exemplo a ser seguido. Ele foi condenado por suas atuações. A atuação de DiCaprio em seu papel é impecável e divertidíssima. É uma boa chance de descobrir como o mercado pode ser predatório. Tenha a certeza de que há inúmeros Belforts a solta por aí, então, se proteja. Este não é o primeiro filme de Scorcese sobre Belfort: O Primeiro Milhão também é sobre o malandro de colarinho branco.
Betting on Zero
Documentário fundamental para aprender o conceito de venda descoberta. Não uma venda descoberta de alguns poucos minicontratos de índice durante alguns minutos no day trade. Mas uma venda descoberta (isto é, vender sem possuir os ativos objeto apostando na queda dos mesmos), envolvendo bilhões em ações da Herbalife. Bill Ackman é conhecido por ser um “trader ativista”. Claro que ele quer ganhar dinheiro com sua estratégia, mas ele diz que está fazendo isso porque acredita que a Herbalife é um esquema de pirâmide e está protegendo as pessoas. O documentário é polêmico e muitos dizem que fez parte da estratégia de Ackman para derrubar os papeis da companhia. A sua posição vendida durou cinco anos, mas sem sucesso. As ações da Herbalife, contra as expectativas, subiram mais de 50%.
Quants: Os alquimistas de Wall Street
Documentário que você encontra até mesmo no Youtube. Em Quants, você vai ver contra quem está lidando ao comprar e vender ativos na bolsa de valores. O filme mostra os matemáticos geniais que fazem a programação dos algoritmos que compram e vendem ações e contratos na bolsa de valores em quantidades imensas e em frações de tempo, capazes de traçar estratégias complexas de manipulação do mercado em questão de microssegundos. Ter esse conhecimento não só é fascinante mas também assustador. E sabemos que só entendendo como o mercado funciona, seus segredos e manhas, ao mesmo tempo de forma simples e intuitiva, é a melhor maneira não de confrontar esses programas geniais, mas sim de compreendê-los e usá-los como aliado. A metodologia Raio X Preditivo é, basicamente, sobre esse tema.