Não temos como saber exatamente em qual das fases do Ciclo do Mercado um ativo da bolsa de valores está sem observar o contexto total.
O objetivo deste artigo é apresentar as fases do ciclos do mercado, apresentando oportunidades para que você possa aproveitar destes momentos de euforia e pânico do mercado, para rentabilizar seus investimentos.
Antes, preciso te informar que nem sempre as fases do ciclo de mercado estará claro, como descrito em uma teoria.
Porém, com experiência e estudo, saberemos intuitivamente, a partir do comportamento do volume e do preço por ele ocasionado, identificar em que momento, em que fase do ciclo de mercado estamos.
Vamos dar uma olhada nas fases de forma breve. Se quiser uma leitura mais detalhada dessas fases, sugiro que confira nossos artigos em que falamos detalhadamente de cada uma delas.
Outra ressalva importante é que nem sempre essas fases irão acontecer necessariamente em ordem e, algumas vezes, podem ser até puladas.
O mercado não se comporta como um reloginho, embora certos comportamentos sejam recorrentes e detectáveis a partir da leitura do volume de ativos negociados.
Vamos narrar um ciclo que inicia com uma queda revertendo a seguir para uma alta. Os raciocínios são os mesmos para ciclos que iniciam com uma alta e revertem para queda, apenas sendo necessário trocar compras por vendas e vendas por compras.
Conheça as fases do Ciclos de Mercado:
- Absorção: o mercado está em queda. Os possuidores fracos estão vendendo seus ativos (ou abrindo posições vendidas com a intenção de lucrar), movidos pela falta de esperança, notícias ruins e pessimismo. Os investidores institucionais, estão comprando, aproveitando a liquidez. Estão comprando passivamente, fazendo ofertas e esperando que os vendedores as agridam a patamares cada vez mais baixos. O final dessa fase pode ser marcado pelo “desespero extremo” quando os possuidores fracos não aguentam mais ver a sangria de suas posições compradas, uma grande parte deles decide se desfazer de tudo ao mesmo tempo. Muitos aproveitam para abrir posições vendidas. Os grandes players estão passivos, só absorvendo as agressões de venda, enchendo o carrinho.
- Acumulação (se o movimento fosse de alta, esta fase seria a distribuição): agora, o preço se estabiliza. O movimento de absorção, provavelmente, não foi suficiente para o big player acumular todos os ativos de que precisava. Este momento tem menos liquidez, porém tem uma certa estabilidade e pode ser mantido por algum tempo. A lateralização é a circunstância ideal para o institucional comprar mais, discretamente, em pequenas quantidades durante um longo período e fazer os testes necessários.
- Teste de demanda: finalmente, está na hora de descobrir se o mercado está “maduro” e se está na hora de passar a foice. O big player se retira do mercado para descobrir se esgotou a oferta, isto é, se não tem mais gente querendo vender. Talvez quem estava vendendo a descoberto começou a ficar desconfiado. Talvez quem tinha ativos já vendeu todos. O fato é que ninguém mais quer vender. Se não entrar uma oferta representativa, suficiente para jogar o mercado ainda mais para baixo, está na hora da próxima fase.
- Spike: o ideal é se posicionar antes dessa fase ou ao menos no seu início. Porque agora que a oferta está esgotada, o big player vai voltar a comprar com força, mas não passivamente dessa vez. Agora, ele compra ativamente, agredindo preços de compra mais acima, não poucas vezes BEM acima do preço de mercado a fim de abrir um gap e pular stops. Aumentando a demanda, quando há pouca oferta… o que acontece? Lei básica: os preços sobem. Esse movimento violento e até esse gap faz com que quem quer que tenha aberto posições vendidas lá embaixo fique absolutamente desnorteado. Muitos terão que fazer o fechamento dessas posições vendidas. Fechar posição vendida a gente faz como? Compra. Mais compras? Mais demanda. Mais demanda? Preços ainda mais altos. O nome dessa fase não vem à toa: com essa estratégia, o preço vai para cima como se fosse um foguete.
- Spike channel: é o movimento residual do spike. Os amadores começam a comprar, imaginando que a tendência de alta se manterá, como diz a Teoria de Dow, até prova em contrário. Nessa hora, é bem possível que os big players já estejam absorvendo essas agressões de compra com vendendo de forma passiva, só absorvendo. Isso mesmo. Um novo ciclo começou.
Tudo isso acontece todos os dias no mercado, em diferentes tempos gráficos, em diferentes ativos, a toda hora.
Saber se posicionar e saber ler essas fases pode ser a coisa mais importante que você vai aprender no Raio X Preditivo.