Há uma infinidade de erros de stop loss que podem impedir você de lucrar em suas operações. Alguns são óbvios até para iniciantes. Outros são mais sutis.
Porém, há erros de stop loss que chegam a desafiar o senso comum e tudo o que se ensina em cursos tradicionais de trade.
Gostaria de elencar alguns deles:
Ser muito fiel a seus limites de perdas
Sim, devemos ter alvos em nossas operações: um valor máximo para perder (stop loss) e um valor máximo para ganhar (stop gain).
O que se ensina, habitualmente, é que uma vez começada a operação só devemos sair dela quando um desses níveis é atingido.
Fugir dessa regra é faltar com a “disciplina”, segundo quem acredita nela.
Agora, gostaria que você imaginasse a seguinte situação: você compra ativos que apresentam sinais de alta segundo os indicadores e conceitos operacionais que você usa.
Eles começam a cair.
Ainda não chegaram ao stop loss. Mas nada lhe diz que eles retomarão a alta. Por exemplo, você observa que o fluxo de operações na venda está crescendo, o volume está cada vez maior nas pernadas de baixa. Sério que você vai esperar chegar no stop para tomar uma providência?
Você não aumenta seu stop loss nunca
O stop loss é apenas uma medida de segurança caso aconteça um movimento muito violento na direção contrária a que você espera. Não está escrito em pedra.
Por outro lado: e se, nessa operação comprada, você vê o preço cair, mas o fluxo na venda é cada vez menor, não seria o caso de mexer no stop para ficar um pouco mais na operação? Para o ensino tradicional, não pode haver nada mais imprudente.
De fato, você estará tomando mais riscos.
Mas seu método operacional se baseia em leitura, essa tomada de risco faz sentido. É preciso fazer uma ressalva, no entanto: só tome riscos adicionais na medida em que os suporta e de acordo com a sua capacidade financeira. Não vá se complicar, pois mesmo a melhor leitura do mercado é sujeita a erros.
Você também acha que seu stop gain está escrito em pedra
O mesmo vale para o stop gain: você comprou e o ativo começou a subir.
No meio do caminho até o stop gain você percebe o fluxo comprador diminuindo. Não seria um bom momento para reduzir a sua posição? Se você está comprado em 4 minicontratos, por que não vender dois garantindo o lucro parcial?
E se o fluxo continuar diminuindo sem que o preço ande ou, outro sinal, se o fluxo aumentar, num grande esforço e, ainda assim, o preço não andar… não seria hora de zerar a posição?
Por que diabos você quer esperar até o stop gain se tudo diz que o preço não deve chegar lá? Você gosta de perder dinheiro? Eu também não.
Todos os sinais estão dizendo pra você ficar na operação, mas você sai porque, dã, stop gain
E se ao chegar próximo do stop gain os indicadores e a sua leitura, a partir de seu entendimento dos conceitos da Nova Análise Técnica dizerem que o mercado irá mais para cima? Por que não ficar na operação subindo o stop ou até mesmo aumentar a sua mão, desde que preservando sua capacidade de risco?
Resumindo
A partir do momento que você tem uma leitura clara do mercado, o stop loss e o stop gain passam a ganhar o significado de dispositivos de segurança que eles realmente são.
Eles devem funcionar como dispositivos de segurança para momentos em que o preço vá numa direção inesperada de forma muito contundente e você não tenha tempo para reagir.
Fora isso, os stops devem sim ser feitos na mão de acordo com uma leitura do mercado, desde que sua forma de operar inclua a interpretação do que o gráfico, sobretudo através do volume e do fluxo de mercado está lhe dizendo.
Depois destas dicas espero que você fique mais atento quanto a erros de stop loss.