Quer se tornar um trader profissional da Bolsa de Valores? Confira sete dicas para aperfeiçoar suas operações
Se você é um trader, mas ainda não alcançou a consistência em seus trades, veja de uma vez por todas como aperfeiçoar suas operações na bolsa de valores.
Quando eu comecei a operar na bolsa de valores, eu achava que era só comprar ações e esperar vê-las crescer de valor enquanto passivamente eu via meu dinheiro crescer e crescer.
Como pouca gente ainda falava nisso no Brasil, entre as pessoas físicas não envolvidas com o mercado, eu me sentia muito mais inteligente que os outros.
Falava com a boca cheia que eu era um “investidor da bolsa”. Peguei todo o dinheiro da família e coloquei em ações. E, olha, deu até certo.
Isso foi por volta de 2006. Mal sabia eu do que viria mais à frente em 2008.
Sim, em 2008, com a crise mundial, causada pelo derretimento do mercado imobiliário dos EUA que lastreava pesadíssimos fundos espalhados em mercados do mundo inteiro, todas as bolsas caíram.
Vi meu lucro desaparecer. Voltei para a estaca zero. Felizmente, fui um dos que conseguiu sair à tempo e não cheguei a perder dinheiro em relação aos valores que comecei.
Assim, passei a fazer cursos, me educar e aprendi várias coisas que, quando estamos iniciando, fascinados pela bolsa, muitas vezes estamos ignorando. E estes são os primeiros passos para você aperfeiçoar suas operações e, deixar de ser amador e começar a pensar como um trader profissional:
- Bolsa não é lugar para investir. É lugar para especular. É difícil enxergar o que vai acontecer no longo prazo na bolsa. No curto prazo essa visão é mais clara e lhe dá tempo para sair de operações que dão erradas, em vez de ficar esperando décadas para que seu preço volte para o mesmo do início.
- Bolsa de valores é um dos mercados mais predatórios que existem. As mentes mais aguçadas e bem pagas do mundo estão atuando nela. E com esse tipo de gente que você terá que competir.
- Quando você perde dinheiro, não é culpa dos “tubarões”. Eles nem sabem que você existe. Os big players querem saber de peixes maiores e quando eles pegam esses peixes maiores, a culpa é sua por estar no lugar errado e na hora errada.
- Os big players usam computadores de última geração com robôs de negociação de alta frequência programados por alguns dos especialistas mais bem pagos do mundo. Ignorar essa informação é pedir para perder.
- Existem diversas práticas de manipulação de preço, como por exemplo, o spoofing. Elas são proibidas, mas isso não impede que elas aconteçam diariamente na frente dos seus olhos, caso você tenha as ferramentas certas para identificá-las.
- O preço é usado em diversos tipos de análise do mercado. Porém, essa informação não é mais suficiente. Precisamos de uma ferramenta que leia o comportamento dos grandes players do mercado, pois são eles que têm o cacife (financeiro e em posições de ativos) para causar as movimentações de preços.
- Acima de tudo: se os seus lucros estiverem inconsistentes ou mesmo se você estiver no prejuízo, talvez esteja na hora de dar uma guinada completa na sua forma de operar. Não espere ter resultados diferentes fazendo o que todos fazem. Descubra como os profissionais estão operando e faça como eles.
Não são dicas operacionais, mas comportamentais, as que dei acima, mas a partir delas você pode se pautar para aperfeiçoar suas operações e encarar o mercado mais profissionalmente, com a seriedade que ele exige.