Todo trader que está começando a operar em algum momento já procurou por dicas de quem ganhou muito operando na bolsa. Justamente por isso, reunimos algumas lições valiosas de traders vencedores para você se espelhar.
Se você perguntar a qualquer um que ganhou muito dinheiro na bolsa de valores, eles darão algumas dicas em comum.
Algumas dessas dicas, por fazerem parte do que chamamos de senso comum, nem sempre são comprovadas na prática. Muitas vezes, precisamos pensar fora da caixa e fazer justamente o contrário do que nos dizem.
E, também muitas vezes, receber conselhos e palavras de incentivo de quem se deu bem na vida é o mesmo que receber conselhos financeiros de quem simplesmente ganhou na loteria. Se conselhos fossem bons não teríamos uma estimativa de 90% dos trades saindo da bolsa com prejuízos depois de quatro meses operando.
Assim se você está procurando por dicas de quem ganhou muito operando na bolsa, gostaria de dar alguns conselhos que podem ajudar você:
- O psicológico em suas operações na bolsa de valores é importante? É, mas só se ele estiver de fora. Se você precisa solicitar muito do seu controle emocional para conseguir operar no mercado, então é porque a metodologia que você está usando não é confiável. Outro motivo para isso acontecer é você fazer operações muito alavancadas, arriscando mais do seu patrimônio do que ficaria tranquilo em perder. Pode ter certeza que é fácil saber quando isso acontece: você sua frio, treme e fica “na torcida”. Se o seu método é seguro, não precisa torcer porque mesmo se você for stopado no prejuízo, você fez a coisa certa e pode pensar: ufa, ainda bem que fui stopado.
- Não é o quanto você ganha que é importante, mas quanto você perde quando perde. E a relação entre perda e ganho deve ser respeitar o seu nível de acerto nas operações. Quanto maior for o nível de acerto, maiores poderão ser suas perdas quando isso acontecer.
- Isso nos leva a outro fator importante: esteja pronto a colocar stops maiores. O ritmo do mercado, nem sempre, é o nosso. Stops muito curtos são a receita para levar violinadas e colocar sua saída junto com o restante da manada. Os operadores profissionais têm resultado porque eles aguentam firme movimentos fortes contra suas posições. Mas, não se engane, eles têm o seu limite e, por leitura de contexto ou por stop mesmo, eles vão acabar saindo de uma posição perdedora, porém muito depois de você. Se, para conseguir isso, você precisar se alavancar menos, não hesite em operar com mãos de ações e contratos menores.
- Nem sempre é uma boa ideia respeitar os stops de ganho e de perda: é comum que analistas clássicos digam que você “deve ter disciplina” e ficar na operação até ser stopado. Mas se você tem as ferramentas certas, é possível ver que uma operação não irá para frente antes mesmo de ela chegar ao fim num dos stops. Todos os indicadores passaram a dizer que o mercado não continuaria a subir ou a cair e poderia até ir na direção contrária! Por que diabos você não saiu ainda no lucro ainda que pequeno? Disciplina? Eu chamo de outra coisa.
- Não adianta conhecer padrões gráficos: tem que saber por que eles funcionam e por que, às vezes, eles não funcionam. O segredo disso, meu amigo, nem sempre está no próprio preço. O segredo está no volume, na busca por liquidez pelos grandes trades e nas leis de mercado, como oferta e procura e esforço versus resultado. É necessário estar munido das ferramentas e dos conceitos certos para ler os gráficos e não simplesmente fazer o que todos estão fazendo quando, por exemplo, um ombro cabeça ombro rompe a linha do pescoço. Essa é uma forma de colocar o seu stop onde toda a manada está colocando e ir fácil para o abate. Sobre essa última dica, recomendo que dê uma olhada no site do Raio X Preditivo!