Você tem um setup perfeito, sabe ler os sinais que o preço dos ativos e o volume de negócios dão, sabe o momento certo de entrar e sair de uma operação. Mas, na hora de colocar o dinheiro em jogo se atrapalha.
O motivo?
As emoções.
As emoções fazem você relutar a sair de uma operação que está dando errado, permitindo que o prejuízo aumente e aumente.
As emoções fazem você sair de uma operação que está dando certo antes da hora e pelos motivos errados, porque prefere garantir as migalhas que ganhou a esperar chegar no objetivo.
A emoção faz você entrar em mais uma operação e perder quando já tinha atingido a sua meta diária. E depois em mais uma “para recuperar” e mais uma e mais uma até que todo o seu lucro daquele pregão vira prejuízo.
Elas também fazem com que você tente “se vingar” do mercado e, assim, vai se debatendo como uma pessoa assustada se debate na areia movediça, morrendo afogada.
Ou, então, ficar desequilibrado quando leva uma violinada: o preço desce até a sua perda máxima e, então, volta a subir (parece que fez de propósito para você sair de uma operação que, de outro modo, seria vencedora).
Por isso, vou deixar aqui algumas dicas que você pode seguir para se livrar da emocionalidade em suas operações:
- Use só dinheiro de que você não precisa: coloque isso na cabeça, a partir do momento que o dinheiro foi destinado para operar day trade, ele não existe mais. Não é perda nem lucro: é apenas um dinheiro que não é para usar, mas para fazer day trade. Isole-o do sentimento de posse. Desapegue dele como um samurai desapega da própria vida.
- Use stops de ganho e stops de perda: mas não basta usar o stop financeiro apenas (relativo a quanto se pode perder por operação); esse stop financeiro deve coincidir com pontos estratégicos do gráfico. Que pontos são esses? Se forem determinados por uma leitura diferenciada do mercado (como a do Raio X Preditivo) tanto melhor.
- Entrou na operação, os stops não se mexem: é o famoso “sentar em cima da mão”. A exceção é, caso você saiba o que está fazendo, mover os stops loss em direção ao lucro (reduzindo o risco) ou mover o stop gain mais para cima (aumentando o lucro). Cuidado para nesses dois casos, usar critérios objetivos e não emocionais (como medo e ganância),
- Se você não consegue operar sem se emocionar, considere o uso de um robô de investimento. Não esqueça que um robô de investimento não faz milagres. É preciso escolher cuidadosamente o indicador sobre o qual ele irá operar e fazer uma programação e testes adequados. A partir daí ele fará tudo sozinho, seguindo os setups, sem se emocionar… afinal, o que se espera de um robô?
- Treine no simulador: mas lembre-se, procure imaginar que aquele dinheiro é real. Porque, de outra forma, quando usar dinheiro de verdade para operar, vai perceber que os sentimentos envolvidos são bem outros e muito intensos.
O bom trader não se emociona quando está fazendo operações: se uma operação dá errado ele está tranquilo, porque é assim mesmo. Afinal, por melhor que seja um setup ou uma leitura de mercado, nem sempre dá para acertar. O mesmo quando acerta e ganha um bom dinheiro: faz parte do trabalho dele.