Cansado de ser nocauteado pela Bolsa? Aprenda como revidar e se sair um vencedor
Se você sobe em um ringue para lutar deve estar pronto pra levar pancada, mesmo que seja um vencedor.
É irrealista imaginar que você vai chegar para lutar, que vai ter um cara tão forte quanto você no outro corner e ele não vai acertar um soquinho sequer no seu focinho.
Assim, é comum que nos treinos de boxe, sobretudo para aqueles iniciantes, o treinador os coloque para apanhar. Isso mesmo. Eles vão ficar com os braços levantados e vai ter um cara socando suas barrigas. De início, não com força total, mas com força suficiente para eles sentirem. A medida que vão evoluindo, as pancadas vão ficando mais fortes.
Até que esses aspirantes a lutadores aprendam que levar um soco não é o fim do mundo. Quando eles chegarem ao rinque e levarem uma pancada não vão querer voltar para a casa da mãe. Nem vão cair achando que não vão dar conta. Não serão surpreendidos pela sensação avassaladora que é levar um soco em potência máxima.
Na bolsa de valores é a mesma coisa.
O seu método de trade pode ser o melhor do mundo. Mas não adianta. Você não vai entrar em operações no mercado mais competitivo do globo esperando que vai acertar sempre.
Sim. Haverá momentos em que haverá perdas. Não conseguiremos desviar de todos os golpes. E, ah, haverá golpes.
Porém, esses golpes, essas perdas não devem ser capazes de nos fazer desviar do caminho. Tão logo levemos um na cara precisamos estar prontos para revidar, contragolpear. Não com emocionalidade, mas porque nossa tática nos posicionou da forma correta.
Por isso o Raio X Preditivo ensina a operar em áreas de trade location, a famosa operação perto do barranco, perto da margem do rio: se a canoa virar, em poucas braçadas estamos de volta a segurança e prontos para lançar a linha para o outro lado.
Se entramos em uma compra e o mercado virou para vendedor, nessas posições estratégicas estamos prontos para entrar em uma operação vendida.
Se o mercado me derrubou temporariamente, isso não é motivo para deixar de entrar em outra oportunidade clara e com grande potencial. Esse tipo de filosofia – sair da frente do computador porque “hoje não é seu dia” – só funciona para metodologias com pouca fundamentação que, não seria de se duvidar, dependem unicamente da sorte.
Se a metodologia é bem fundamentada, ela não permite que o trader entregue os pontos e deixe a contagem chegar até 10 e seja declarado o nocaute. Ele continua a ver que a oportunidade de vencer é real: as chances de trades com alta probabilidade continuam aparecendo e ele facilmente consegue virar o jogo.
Claro, nesse contexto ainda assim é necessário que se tenha uma noção do quanto é confortável perder e se realmente se está entendendo a estratégia proposta pelo técnico. Afinal, se a estratégia funciona para tantos “atletas” por que não estaria funcionando pra você? Será que você não entendeu as instruções. Vale a pena conferir a aplicação das técnicas, se elas estão corretas.
Porém, um bom trader sabe avaliar quando as técnicas foram bem empregadas e o golpe só foi mal sucedido porque, embora o trade fosse de alta probabilidade, o mercado tem vontade própria e escolheu o caminho de menor probabilidade.
Mas mesmo isso não é motivo para se deixar abater e jogar a toalha. Fique de olho: a todo instante estão surgindo oportunidades para aplicar o gancho de direita perfeito.