Está cansado de receber ordens do seu chefe no trabalho? A bolsa é a solução para seu problema!
Sabe o que, muitas vezes, permite que seu chefe grite com você?
Não precisamos chegar a tanto.
Sabe o que permite que seu chefe peça para você ficar além do expediente, diversas vezes por mês e você não dizer nada a esse respeito?
Sabe o que permite que ele lhe passe tarefas além de suas incumbências?
Não. Não é porque você é um fraco.
É porque você sofre de um sério problema de dependência física e química.
E todos os problemas de dependência física e química devem ser tratados como doença.
Sim, você está doente.
Sua dependência, no caso, é uma coisa chamada salário.
Você não pode ficar sem o salário por nem mesmo um mês: contraiu dívidas, responsabilidades, se acostumou com um certo padrão de vida, com o medo de perder este ou aquele status.
Por isso, com medo de perder esse salário, você faz qualquer coisa que o fornecedor de seu vício manda, sem pestanejar.
Como se livrar desse vício: se tornar menos dependente.
O primeiro passo é: cortar custos. Tudo o que for supérfluo está fora de sua vida. Sobrará mais dinheiro do seu salário. O segundo passo é resolver as dívidas, aquela armadilha de juros que são a argamassa de sua dependência salarial.
A seguir, é preciso ter uma reserva de emergência. Quanto mais vezes o valor do seu salário, melhor. Pode demorar, mas vale a pena: 12 vezes o valor do salário? É um ano em que você não depende daquele dinheiro mensal para viver. 24 vezes? Se o seu chefinho te mandar embora quando você disser que não vai fazer hora extra, dê risada na cara dele: você pode ficar por conta por dois anos sem o menor problema.
Uma forma de fazer isso.
Vou dar um exemplo, mas só para os fortes. Se você for realmente fraco não vai gostar disso.
Aprenda a viver com metade de seu salário. Dê seu jeito.
Assim, a cada mês, você terá sobrando o suficiente para viver o próximo mês. Em 12 meses terá guardado o suficiente para viver os próximos 12. Fora os juros.
Aí é que está o problema: a maior parte das pessoas não admite algo assim. Gastam não só o salário atual como os salários futuros, que ainda nem receberam. Como não ficar dependente? E, de repente, fica admissível ficar devendo não só os atuais 12 salários, mas já os 12 futuros. Não, gente! É ao contrário, se você quiser olhar para o seu chefinho sem medo.
A resposta para o medo de seu chefe é, basicamente, controle seu dinheiro para não ser controlado pelo dinheiro e, por consequência, por aquele que é responsável pelo fluxo do dinheiro.
A próxima fase desse processo é: seja o controlador do fluxo.
Você vai ter que aprender a investir.
Vai ter que aprender sobre renda fixa, saber encontrar as melhores rentabilidades. Vai ter que aprender sobre fundos de investimentos, com diferentes características e diferentes graus de risco.
E, finalmente, vai ter que aprender sobre renda variável, particularmente sobre como fazer negócios na bolsa de valores, vendendo quando o preço for cair e comprando quando o preço for subir.
A essa altura, possivelmente, você ainda estará no seu emprego. Não recomendo a ninguém largar um trabalho para começar a fazer trades na bolsa. Não vai dar certo.
Porém, uma vez que você esteja seguro financeiramente, dependendo menos de dinheiro para viver adequadamente, ficará mais e mais fácil operar tendo bons resultados.
Possivelmente, com o passar dos anos, você tirará uma renda integral de suas operações na bolsa.
Nesse dia, você olhará para o seu chefinho e dirá: cara, tchau! Cansei disso aqui. Boa sorte com esse povo que só está aqui por causa do salário que você dá pra eles.
Não fique admirado se ele implorar para que você fique: os chefes adoram gente sem medo.