Se alguém lhe prometer que você vai ganhar dinheiro na bolsa de valores de qualquer maneira, eu tenho uma triste notícia para você.
Ou essa pessoa está mentindo descaradamente para você ou ficou louca (e está mentindo da mesma maneira, com a diferença de que ela acredita na mentira). A bolsa de valores não é tão simples assim.
A promessa de ficar rico fazendo negócios no mercado de ações e de minicontratos de índice e de dólar é bem comum. Muito embora ela seja apresentada de forma disfarçada.
Mais das vezes, vendem-se cursos que prometem que você saberá o momento de comprar ou vender quando certos padrões de movimentação de preço aparecem no gráfico:
- Quando uma média móvel mais rápida cruzar uma média móvel mais lenta.
- Quando o preço se aproximar de uma média móvel ou se afastar demais.
- Quando os candles formarem um certo padrão em uma movimentação de queda ou alta.
- Quando um indicador ou oscilador (das centenas que existem e que são inventadas diariamente) ficar de um jeito ou de outro.
Isso, embora às vezes dê certo, não funciona. Não funciona porque o mercado, a cada dia é diferente. Quando aquele padrão que esse curso ensinar acontecer, talvez o mercado faça o que é esperado. Talvez não faça.
E se não fizer o esperado mais vezes do que, sim, fizer, você vai perder dinheiro. Quem ensinou esse método para você, no entanto, vai afirmar que, na verdade, não é o método que é ruim, mas o seu psicológico: você entrou em operações que não era para entrar, por ansiedade, ou saiu antes do tempo, antes de concretizar todos os lucros possíveis, ou depois que o prejuízo já estava muito grande.
Esses são os métodos “receita de bolo”. Repare que todo o mundo, atualmente, quer pílulas mágicas: um jeito de emagrecer que não tenha esforço, um modo de conquistar a pessoa amada com um simples gesto, uma técnica para aprender todo o necessário para passar num concurso lendo apenas vinte páginas de matéria…
Existem sim métodos que aumentam as suas chances de realizar trades vencedores. Mas eles não são pílulas mágicas. Exigem participação ativa do trader, que terá de aprender a ler o mercado, o contexto do preço e dos principais personagens atuantes naquele contexto.
Nesse tipo de metodologia, os indicadores não são luzinhas que acendem na hora de comprar e vender: eles são de fato ferramentas que vão facilitar a leitura do mercado e que dependem tão somente do leitor, do trader, de sua participação ativa e inteligente no processo.
O Raio X Preditivo, que ensina a Nova Análise Técnica no Brasil, é uma metodologia que ensina a ler o mercado, não importa o contexto.
Com conceitos – que auxiliam a entender o comportamento dos grandes investidores institucionais – e ferramentas – indicadores que denunciam a atuação desses investidores, os big players -, o aluno, aos poucos, aprende interpretar o contexto do mercado: o que está acontecendo, por que está acontecendo e o que provavelmente vai acontecer a seguir.
Interpretando, você consegue localizar áreas de trade location, regiões do gráfico em que é mais seguro entrar em posições, sejam de compra ou de venda.
Uma vez encontrados esses pontos, é fácil conseguir ganhar muito quando se ganha e perder pouco quando se perde (e ainda virar a mão do trade, indo na direção em que o mercado está indo).
Mas, surpresa, esta não é uma metodologia mágica.
É preciso treino e dedicação. Inclusive fazemos questão de dizer: com uma semana de curso você não vai sair operando com perfeição, vencendo todas.
Você já viu um aluno de piano tocando Chopin depois das primeiras cinco aulas? Com apenas cinco aulas, ele não toca nem parabéns pra você. E, olha, o mercado pode ser tão ou mais complicado que aprender um instrumento. Quanto à música, você ao menos não perde dinheiro cada vez que desafina ou erra uma nota.
Por que as metodologias antigas de fazer trade na bolsa passam uma ideia diferente?
Nossa recomendação, inclusive, é que você vá treinando com dedicação o que aprender na metodologia do Raio X Preditivo na conta demo e, só depois de ter resultados, passe a operar (com posições pequenas) com sua conta real na bolsa de valores.
Afinal, se você não estiver indo bem na conta demo, não espere que vá se sair bem na conta real.