É aposentado e quer investir na bolsa de valores? Conheça 5 dicas fundamentais para rentabilizar seu capital.
Se você é aposentado e quer investir na bolsa, recomendo que leia este artigo antes de fazer qualquer coisa!
Torço para que tudo tenha dado certo, seu planejamento tenha corrido bem e, agora, você está sossegado colhendo os frutos do que plantou ao longo da vida.
Sabemos que essa não é a realidade da maioria dos aposentados do Brasil e que quem vive de aposentadoria, na maioria das vezes, precisa se manter com poucos recursos, para comprar comida, remédios, pagar moradia e sabe-se lá mais que outros imprevistos que imperam na vida das pessoas mais velhas.
Porém, se você já está planejando esse futuro, se está próximo a ele ou mesmo se chegou nesse período com tudo em dia, é bem provável que tenha uma economia em investimentos seguros, um fundo de emergência, um dinheiro para aproveitar a expectativa de vida cada vez maior com algum lazer e, ainda por cima, um extra para colocar em aplicações de risco como a bolsa.
Aqui vão umas dicas para se esse é o seu caso:
- A bolsa pode ser um mundo novo para você: aprender coisas novas é o que nos mantém vivos. Morremos quando paramos de nos encantar com as novidades que podemos e devemos continuamente absorver da vida. Aprender a investir na bolsa não apenas pode fazer seu dinheiro render ainda mais. Não importa se você pretende deixar esse dinheiro para seus herdeiros ou torrar tudo com diversão. Será gratificante saber que, mesmo supostamente fora dos setores produtivos da economia, você pode ser um participante ativo da economia do país, ganhando uma compreensão maior do mercado financeiro que ainda é privilégio de poucos.
- O senso comum da educação financeira nos diz que o mercado de risco é dos mais jovens, que supostamente têm mais tempo para recuperar possíveis perdas. De fato, isso é verdade. Mas há quantidades de dinheiro que podemos investir na bolsa sem que isso nos prejudique financeiramente e métodos de investimento e trade que reduzem o risco com bastante qualidade, a exemplo do Raio X Preditivo.
- Por falar em Raio X Preditivo, há uma coisa que você precisa saber. Quando estamos mais maduros procuramos a qualidade em tudo o que fazemos. Um dos motivos para isso é que sabemos o quanto o tempo de vida é valioso. O problema é que existem milhares de cursos que ensinam a operar na bolsa de valores. Não é figura de linguagem: são milhares mesmo. O que todos esses cursos têm em comum? Eles ensinam a operar analisando o preço dos ativos. Quer saber o que mais tem em comum entre os que aprendem com esses cursos? 90% dos investidores e traders estão no prejuízo ou simplesmente desistem. Se todos que estão fazendo a mesma coisa estão com problemas, talvez seja o caso de fazer diferente. Sabe o que é diferente? Operar não analisando o preço, mas o volume.
- Como suponho que você é uma pessoa mais madura, acredito que dá mais crédito a leis consagradas. Sabe qual é a lei mais consagrada do mercado? A da oferta e da procura: uma oferta muito grande de algo faz o preço cair ao passo que uma demanda muito grande faz o preço subir. No entanto, todos ou quase todos os métodos de negociação ignoram esse fato, observando apenas o preço.
- Nós, do Raio X Preditivo, entendemos que o preço é mero efeito do volume. O volume é a causa. Entendendo a causa, conseguimos nos antecipar aos efeitos mais importantes: que dizer, comprar antes mesmo de que o preço suba e vender antes mesmo que o preço caia. Claro que o mercado faz o que quer, mas esse tipo de pensamento nos dá uma maior probabilidade de sucesso, desde que tenhamos os conceitos certos apoiados pelas ferramentas de leitura corretas: os indicadores Sato’s são os meios que, aplicados sobre os gráficos do deslocamento do preço dos ativos, nos dão uma leitura do volume e do fluxo, indicando a direção mais provável do mercado.
Na maturidade, sabemos o quanto o tempo é importante. Se fazer o que todos estão fazendo pode nos levar até onde todos estão indo (vou repetir: 90% dos investidores e traders perde dinheiro), talvez esteja na hora de já de início fazer diferente. Convido você a conhecer o Raio X Preditivo.