Frequentemente vemos nas redes sociais, sobretudo se frequentamos páginas relacionadas a bolsa de valores, sobre trade, fotos de operadores, amadores ou não, com suas estações de trabalho.
Algumas dessas estações são compostas por três ou quatro monitores com mais de 23 polegadas cada, cada um deles mostrando uma série de gráficos de diversos ativos.
Talvez, na foto, tenha até um desses monitores ligados nos noticiários econômicos,. Tudo isso alimentado por um computador super potente.
Talvez, nessa imagem, a gente veja ainda o celular, um tablete e um notebook.
Gente, não é pra tanto.
Claro que uma tela grande ajuda a visualização de um gráfico, facilita o estudo, a plotagem dos indicadores e possíveis retas que precisemos traçar.
Mas antes de investir tanto em uma estação tão sofisticada, talvez seja melhor investir em sua educação.
Um bom monitor está custando, por aí, R$ 1.000. Três monitores, como você sonha que deve ser sua estação de trabalho, vão sair por R$ 3 mil.
Eu garanto a você que, por mais que seu computador seja top de linha, sua conexão com a internet seja de 100 megabits por segundo e que você tenha 15 monitores na sua parede, um em cada ativo que você está de olho, nada disso vai adiantar se sua metodologia e seu gerenciamento de risco não forem adequados.
Equipamento não ganha campeonato. Melhor um Real Madrid com chuteiras de terceira do que um Íbis com chuteiras com tecnologia de ponta.
O que vai tirar dinheiro do mercado, pra você, não é a estação de trabalho. É a técnica que você aprendeu.
Não seja um daqueles caras que, na primeira aula de tênis, aparece com a melhor raquete, o melhor tênis e uniforme profissional. Você não sabe nem segurar o equipamento ainda! Nem sabe se vai querer fazer mais aulas! Tem gente que se apaixona pelo visual de certas atividades e, depois de um tempo, descobre que não é bem aquilo que elas imaginavam.
Se você está começando agora, eu garanto que é mais que suficiente:
- Um notebook comum
- Uma conexão com a internet
- As plataformas de negociação e análise de que você precisa para operar
Operar ativos na bolsa de valores não tem nada de glamouroso, diferentemente do que todas essas imagens que a gente vê nas redes sociais querem nos fazer acreditar.
Muitas vezes, entramos em uma operação e mesmo com todos os stops automáticos já programados precisamos ficar acompanhando o sobe e desce das barras interminavelmente, porque certas entradas e saídas devem ter participação ativa do trader.
É um trabalho de paciência que nenhuma estação bem equipada vai fazer para você.
Assim, em vez de investir em equipamentos caríssimos, nesse primeiro momento, invista em educação, em um bom curso como o Raio X Preditivo (mais barato que um único monitor de 23 polegadas).
Na bolsa de valores, imagem não é nada e conhecimento é tudo.
Se você faz tanta questão de uma estação de trabalho bem equipada, estabeleça uma meta: quando seus ganhos semanais estiverem equivalentes ao valor que você vai investir em uma, então está na hora. Só então você pode comprar todos esses equipamentos. Talvez, a essa altura, até descubra que nem precisa tanto assim deles.
Muito boa essa dica