Com a crise provocada pelo novo Coronavírus, ações do segmento de calçados são uma boa opção para se especular na bolsa?
Cato leitor, talvezes você esteja aqui simplesmente esperando por uma resposta para a segmente pergunta: Vale a pena investir em ações do segmento de calçados?
Antes de responder a essa pergunta, quero lhe contar uma velha história do marketing que conta sobre dois vendedores de uma empresa de sapatos.
Os dois foram juntos fazer a prospecção de uma região distante para ver a viabilidade da empresa se instalar por lá.
Foram chamados separadamente para dar suas impressões sobre a longínqua cidade.
O primeiro deu um relatório que poderia se resumir a isso:
– Não vai dar certo. Lá ninguém usa sapatos!
O segundo, por outro lado:
– Vai dar super certo! Lá ninguém usa sapatos AINDA!
Anedotário à parte, se tem uma coisa que todo o mundo vai continuar usando durante muito tempo, a não ser que regridamos à idade da pedra depois de uma catástrofe global, são os sapatos e calçados em geral.
Não é à toa que temos companhias enormes nesse ramo. Podemos citar algumas marcas internacionais de grande sucesso e valor de mercado: Nike, Reebok, Adidas e outros nomes que, talvez, tenham passado por sua cabeça.
Aqui também temos as nossas e, muitas, estão na bolsa. Algumas delas trabalham com os pés da população, mas não saem da cabeça dos investidores.
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Alpargatas (ALPA3, ALPA4)
A Alpargatas S/A (ALPA4) é sinônimo de Havaianas. Esta empresa controlada pela Itaúsa tem sede em São Paulo e 13 unidades de produção no Brasil: 5 fábricas e oito satélites. Seus produtos estão em Buenos Aires, Nova York, Madri, Paris, Londres e Bolonha, através da presença física de escritórios. A empresa ainda tem oito fábricas na Argentina.
Foi fundadai em 1907 como Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados. Talvez você não saiba, mas a Havaiana que talvez você esteja calçando neste momento teve início com um fundador escocês: Robert Fraser, um sujeito que só chegou aqui depois de passar pela Argentina. De fato, até 1982, o controle da empresa era argentino, desde 1930.
Em 1982, então, encerrou-se a participação argentina e a companhia ficou sob a guarda do Grupo Camargo Corrêa. Antes de passar ao controle da Itaúsa, o Grupo Camargo Corrêa a vendeu para a J&F Investimentos (que controla a JBF).
Os produtos da Alpargatas:
- Havaianas: desde 1962, top of mind em matéria de sandálias, o popular chinelo de dedo
- Dupé: chinelos de borracha
- Mizuno: marca esportiva
- Osklen: marca de luxo da companhia
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Grendene (GRND3)
Eis algumas de suas marcas:
- Melissa
- Rider
- Grendha
- Ipanema Gisele Bundchen
- Ipanema
- Ilhabela
- Grendene Kids
- Grendene Baby
- Zaxy
A produção se dá sobretudo em suas plantas do Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. A empresa também tem fábricas nos Estados Unidos e na Argentina. Ao todo são 11 instalações.
Em 2013, a Grendene foi a maior exportadora de calçados do Brasil.
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Vulcabrás (VULC3)
A Vulcabras Azaléia tem as seguintes marcas: Olympikus, OLK, Botas Vulcabras, Azaleia, Dijean, Opanka. São 13 mil empregados, 3 plantas de fabricação no Brasil (todos no nordeste: Horizonte-CE, Itapetinga-BA e Frei Paulo-SE). Hainda há filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia.
São mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, em um dos maiores centros de tecnologia e desenvolvimento de calçados da América Latina, instalado em Parobé-RS.
Seus produtos mais famosos, que marcaram época no século passado são as botas de borracha, as botas de PVC em duas cores e o famoso Vulcabras 752.
Durante as décadas de 70 e 80, comprou o controle acionário de diversas empesas calçadistas. Com isso – e com o domínio de todas as etapas da produção e venda – abocanhou 12 mil clientes em todo o Brasil, atualmente.
A companhia chega a 30 países com seus produtos, principalmente os da América do Sul. São 15 mil pontos de venda no Brasil e 3 mil no exterior.
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Arezzo
A Arezzo (ARZZ3) tem como especialidade os sapatos femininos, bem como bolsas e acessórios. A empresa tem mais de 50 anos e vende anualmente cerca de 13,5 milhões de pares de calçados.
Além da própria marca Arezzo, possui outras marcas: Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.
No ramo de franquias, é considerada uma das melhores, conquistando esse título por anos seguidos, mantendo boas posições em diversos rankings, incluindo, no setor de calçados, têxteis e artefatos de couro, da Melhores e Maiores da revista Exame.
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Cambuci (CAMB4)
Talvez você não lembre do nome da empresa, mas certamente lembra de uma de suas marcas mais famosas: a Penalty.
Das que estamos listando aqui, certamente é a que corre mais “por fora”, sendo a menor delas, possivelmente a com menos volume de negócios diários. No entanto, sempre vale a pena dar uma olhada nas ações… vai que tem um big player comprando em grande volume por algum motivo? Nunca se sabe… mesmo assim, cautela.
A Cambuci é uma multinacional no sentido de que está presente em diversos países. Mas é totalmente brasileira. Tem as seguintes marcas: Penalty e Stadium. Essas marcas chegam a 14 países: Argentina, Chile, Japão, Espanha, entre outros.