Todos aqueles que desejam investir em renda variável precisam aceitar que vão correr riscos.
Se você não aceita correr riscos, talvez esse texto não seja para você!
Os riscos fazem parte dos investimentos.
Não existe investimento sem risco.
Nem caderneta de poupança.
Quanto maior o ganho potencial, maior o risco.
Se alguém oferecer pra você uma alta rentabilidade em um curto período de tempo, dizendo que o risco é mínimo, pode ter certeza: você está na frente de alguém querendo enganar você. E ele está apelando para uma de nossas emoções mais perigosas, a ganância.
Não existe investimento sem risco, portanto. Se não queremos risco, se queremos segurança, isso tem um preço: um baixo rendimento. Note que o risco, embora infinitamente menor, ainda existe.
Em alguns países, as pessoas chegam a pagar por segurança, para correrem menos risco e terem a certeza maior ou menor de que, daqui a algum tempo terão aquele dinheiro em mãos: Japão e alguns países da Europa estão pagando juros negativos aos que investem em seus títulos públicos.
Então, se você quer ganhos maiores. Vai ter que arriscar.
E, se você está disposto a arriscar, seu lugar é a bolsa de valores.
Veja, isso não quer dizer que você deve tratar a bolsa de valores como um jogo de azar. De outra forma, eu estaria aconselhando você a ir para Las Vegas e não procurar oportunidades na bolsa de valores.
A palavra mágica é: oportunidade.
Há momentos, nos ativos da bolsa de valores que, sim, podem dar remunerações excelentes, em que as oportunidades ficam evidentes.
Desde que usemos as ferramentas corretas para detectá-los.
O Raio X Preditivo desenvolveu toda uma filosofia prática, uma metodologia, movida a ferramentas especializadas, a fim de encontrar zonas saudáveis de trade, zonas saudáveis em que é mais seguro comprar ou vender ativos a fim de encerrar a operação rapidamente com ganhos expressivos.
O que são zonas saudáveis de trade?
Zonas saudáveis de trade são momentos ou áreas de preço em que o risco de entrar em uma operação é pequeno e a possibilidade de lucro é enorme.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que, se eu comprar o ativo e ele subir, lucrarei muito. Mas, se der errado – e pode dar, disso não há dúvida -, sua perda será mínima.
Mas isso não é prometer ganhos enormes em um curto espaço de tempo? Você está querendo me enganar?
Veja, não estou dizendo que sempre vai dar certo uma operação baseada nos parâmetros do Raio X Preditivo. Estou dizendo que, se o praticante da metodologia usar corretamente os conceitos e as ferramentas, ele só vai entrar em operações em que poderá perder pouco e se der certo ganhará muito. O risco de perder ainda existe: a questão é a magnitude da perda.
Ou você acha que um paraquedista acredita que o seu salto sempre vai dar certo? Ele não acha. Se achasse não levaria paraquedas reserva. Todo paraquedista leva.
Se ele precisar abrir o reserva, certamente perderá o paraquedas principal, mas certamente é melhor do que perder a vida.
Mas também tenha a certeza de que ele só salta se encontra as melhores condições climáticas a fim de que isso ou outra coisa pior não aconteça.
Da mesma forma, o trader, a pessoa que está entrando na bolsa de valores só deve fazer operações de curto ou longo prazo se as condições forem melhores. É isso que o Raio X Preditivo indica. Mas o paraquedas reserva, o stop, a saída da operação com um baixo risco, estará sempre lá.
Se você gosta de risco, a bolsa é seu lugar. Mas saiba quando e como entrar nas operações a fim de que esse risco seja mínimo. E muito bem calculado, do tamanho do seu bolso.
Lembre-se: se os ganhos podem ser grandes, é impossível fugir do risco. Mas é possível minimizá-lo.