Não. O psicológico não tem nada a ver com suas operações.
Eu sei. Quase 100% dos ensinantes de Análise Técnica Clássica dizem asneiras como “qualquer método funciona, o que pesa é o lado psicológico do trader”.
Então, se o sujeito tiver nervos de aço, ele vai lucrar na bolsa?
Se o sujeito tiver nervos de aço e pular de um avião sem treinamento, com um paraquedas furado, sem paraquedas reserva, ele vai sobreviver?
Acho que não.
E, se eu disser que você vai fazer isso, você – que não tem nervos de aço a esse ponto porque não é louco – não vai começar a tremer nas bases só de pensar no assunto?
É isso: se você está despreparado (os conceitos são ruins) e seu equipamento é falho (os indicadores são péssimos), cada vez que você for entrar numa operação, você vai tremer nas bases. Sempre terá a impressão de que não sabe exatamente o que está fazendo.
Procure no Youtube qualquer vídeo de basejump, aqueles caras que pulam de prédios e penhascos com paraquedas.
Eles parecem nervosos?
Eles parecem não saber o que estão fazendo?
Por mais riscos que eles estejam correndo, eles têm parâmetros de segurança, eles têm um plano B, eles confiam nos seus equipamentos e nas equipes de apoio.
Eles podem estar animados, excitados com a adrenalina, mas psicologicamente estão sólidos como uma pedra.
Já fizeram aquilo centenas de vezes e sabem que a possibilidade de algo dar incrivelmente errado é mínima (salvo alguns deles que são malucos mesmo, mas acho que não é o seu caso).
E é isso.
Dizer que traders que falham na bolsa por causa de incapacidade psicológica é um acordo de cavalheiros entre os ensinantes de Análise Técnica Clássica: desse modo, podem dizer que todos os métodos funcionam e a culpa é do aluno que fica numa situação de inferioridade, achando que só ele não entendeu a metodologia.
Porém, 90% deles estarão nessa situação. Pulando de paraquedas com um equipamento falho. Muitos deles nem sabem disso. Estão achando que estão saltando com o que há de melhor em termos de queda livre.
Sim, 90%. Não escolhi esse número à toa.
90% é a quantidade de traders que sai da bolsa antes mesmo de completar seis meses operando. Talvez essa porcentagem seja até maior. É uma estimativa. Saem magoados, debilitados e, sim, com o psicológico abalado, não poucas vezes com dívidas terríveis.
A solução para isso é encontrar uma metodologia que de fato prepare você para qualquer situação do mercado, uma que não seja uma fórmula mágica, que acenda uma luz na hora de comprar e acenda outra na hora de vender: isso não funciona no mercado porque a cada dia o mercado é diferente.
A maior parte de nós precisa se alfabetizar na leitura dos gráficos para as situações diferentes, nunca iguais, que se apresentam diariamente, de maneira a tomar decisões sozinhos.
Ou você acha que pular de paraquedas é sempre a mesma coisa? Tudo pode acontecer. E para cada tipo de vento, para cada tipo de eventualidade, acidente, imprevisto existe uma atitude correta a ser tomada.
Com a bolsa é a mesma coisa. Se você souber o que fazer, o seu psicológico será inabalável. E por ser inabalável, você nem precisará pensar nisso.