Eu espero que você nunca tenha passado pela experiência de comprar e vender ativos na bolsa de valores sem, antes, ter entrado em contato conhecimentos e ferramentas que proporcionem uma leitura realista do mercado, a fim de tomar decisões acertadas.
Se passou, certamente perdeu dinheiro.
O mercado não é aleatório como dizem. Se fosse, bastaria apenas operar só comprado. Ou só vendido. Metade das vezes estaríamos certos. E, assim, bastava colocar um stop loss e um stop gain na proporção de um para dois e, no longo prazo, teríamos lucro: na metade das vezes em que perdêssemos, perderíamos um valor. Na metade das vezes em que acertássemos lucraríamos o dobro.
Mas não é assim que funciona.
Por isso, se você ainda está em dúvida sobre comprar um curso sobre a bolsa de valores, aqui vão alguns motivos:
- Você realmente acredita que os métodos para tirar dinheiro do mercado estão disponíveis gratuitamente na internet? Sim, existe muito conhecimento bom gratuitamente, mas não espere que usando o conhecimento a que todos têm acesso gratuitamente conseguirá fazer algo com bons resultados.
- Você notou que os cursos que são vendidos por aí são só aprofundamentos do que já existe? Todos os traders que ano a ano entram no mercado passam pelas mesmas situações. E 90% deles sairão da bolsa antes de completar 12 meses de mercado. Ué? Mas eles não fizeram cursos também? Então, só adquira cursos com resultados comprovados e que ensinem algo diferente, algo que traga uma nova visão.
- O curso foca nos efeitos ou nas causas dos movimentos? A matemática é simples. A causa vem antes dos efeitos. Se focarmos na causa, teremos a chance de antecipar movimentos importantes do preço. Se focarmos só nos movimentos do preço, estaremos olhando só para uma parte da charada (o efeito).
- O curso leva em consideração o ambiente predatório da bolsa? Não dá para ignorar que a bolsa de valores é um ambiente em que empresas gigantescas lutam em busca de faixas vantajosas de liquidez, com robôs de alta frequência e truques sujos como o spoofing. Esse tipo de ambiente está se lixando para a resistência que você traçou no topo do mercado ou o suporte no fundo. As regras agora são outras.
- Se as regras agora são outras, o curso ensina essas regras? O pequeno investidor pessoa física não tem como competir com os investidores institucionais. Então é fundamental que o curso ensine o trader a detectar a atuação dos big players e encará-los como parceiros.
- O custo benefício é adequado? Tem cursos que disponibilizam pouco material. Alguns são presenciais, como horas de duração e caríssimos. Um bom curso deve dar acesso ao material didático durante meses, a qualquer momento, a toda hora e, ainda, ter novos conteúdos a fim de aprimorar o conhecimento dos alunos novos e antigos.
- Há um curso de nivelamento? De nada adianta você começar um curso de bolsa de valores e não entender o que estão falando. O curso que você está adquirindo, justamente porque tem um conteúdo avançado, deve oferecer um curso de nivelamento a fim de que você rapidamente possa avançar com os demais alunos.
- O curso é prático? Só confie em cursos práticos, que mostrem as entradas das operações e os locais de se posicionar stops de lucro e de perda.
Cursos sobre bolsa de valores existem aos montes por aí. Se precisasse de um único critério, eu sugeriria que ficasse atento a se os ministrantes oferecem alguma fórmula mágica para decidir comprar e vender no mercado: quando essa linha fica assim você vende e quando fica assado você compra. Não existe fórmula mágica no mercado: além disso, indicadores e afins estão sempre atrasados, refletindo o que o mercado já fez, não o que fará. Eles focam nos efeitos, no passado, e não nas causas.