Sendo curto e grosso: você não deve investir em Bitcoin pelo mesmo motivo que não deve investir na bolsa de valores.
Investir em Bitcoin é especulação. Não investimento.
Você pode considerar fazer trades curtos com criptomoedas. Mas, mesmo assim, não é indicado: o mercado desse ativo não é regulamentado no Brasil.
Antes de continuar lendo esse artigo, entenda de uma vez por todas o que é o bitcoin e como essa criptomoeda pode mudar a forma como os negócios e transações aconteçam. Veja o vídeo abaixo:
Então, vamos a alguns motivos para você não investir em Bitcoin.
- Não é investimento, mas especulação: assim como a bolsa de valores, diversos players de grande porte, através do uso de robôs HFT, são capazes de manipular o preço a seu favor em busca de liquidez para suas enormes posições. Independentemente das opiniões dos analistas de plantão, o preço da moeda vai seguir o resultado da briga entre esses gigantes; ficar posicionado num cenário desses é correr um risco desnecessário, mais inteligente é detectar essas atuações e operar ombro a ombro com elas. Dados da Chainanalysis revelam que os números, em valor, de especuladores da moeda se igualaram ao dos detentores recentemente.
- O mercado de Bitcoin não é regulamentado no Brasil: quem investe ou faz trades com a criptomoedas tem que confiar seu dinheiro a empresas que não prestam contas aos nossos órgãos reguladores; se elas forem à falência, nada garante que você terá seu dinheiro e seus lucros (se houver lucros) de volta
- Todo o mundo está falando de Bitcoin: isso é um sinal de distribuição. Parece lenda da bolsa de valores, mas é fato. Quando todo o mundo está empolgado com a bolsa ou com um tipo de ativo, pode ter certeza de que os grandes investidores já estão se desfazendo de suas posições.
- O Banco Central Europeu já chegou a dize que é pirâmide: alguns vão dizer que a instituição se sente ameaçada pela moeda. O fato é que, onde há fumaça, há fogo e, mais uma vez, eu não investiria no sentido estrito do termo. Se for fazer algo quanto ao Bitcoin, faça trades curtos.
- Até Jordan Belfort, sim, o Lobo de Wall Street, chamou o Bitcoin de “jogo do último idiota”: isto é, o último que ficar com as moedas na mão quando elas não valerem nada será o maior perdedor de todos. Claro, alguns vão dizer que ele está espalhando esse tipo de coisa para comprar mais barato. Mas o fato é que se um ativo atrai a atenção de um pilantra como esse cara, falando a verdade ou não, será que vale a pena “investir”? Deixar para o longo prazo? Fuja.
- Warren Buffett disse que não é investimento: se alguém entende de investimento é Warren Buffett. E, se ele disse que não é investimento, sério, você vai querer inventar moda? O mega investidor garante que o Bitcoin é jogo. Ou seja: especulação. Nem ele, que manja de investimento na bolsa, coisa que não recomendamos aos pequenos investidores, se arrisca com Bitcoin.
- Outro conceito tirado de uma fala de Buffett: “Se você comprar algo como uma fazenda, um prédio ou uma participação em um negócio estará investindo. Você olha para o investimento em si e para o seu retorno. Agora, se você comprar algo como o Bitcoin ou outra criptomoeda, você realmente não terá nada que produza algo para você. Você estará apenas esperando que o próximo pague mais.”
Basicamente é isso. Se você comprar Bitcoin pensando em investimento está imaginando que alguém, num futuro distante, pague mais por algo que nem existe direito ainda, que não está nem regulamentado.
Mais uma vez: se quiser fazer trades, faça. Mas também por sua conta e risco dada a falta de regulamentação.
Fiquei muito feliz em ler esse artigo (de autor desconhecido). Sempre que vejo uma matéria criticando o Bitcoin procuro ter a mente aberta para reconhecer os pontos fracos dessa nova categoria de investimento. O autor demonstra não ter a mínima noção do que é o Bitcoin, como funciona e a que se propõe. Continuo muito confiante nos meus investimentos nas criptomoedas.
Parece bem distante da realidade o que o autor diz é o que acontece no mundo real . Bitcoin , a única propriedade 100% privada de verdade .
Parece bem distante da realidade o que o autor diz é o que acontece no mundo real . Bitcoin , a única propriedade 100% privada de verdade .