Se você já perdeu muito na bolsa ou está perdendo neste exato momento, este artigo é para você. Entenda de uma vez por todas como mudar o rumo de suas operações.
Ninguém gosta de perder. Mas, na bolsa de valores, não adianta: em algum momento você vai ter que perder. Talvez você esteja se identificando agora, como uma das pessoas que já perdeu muito na bolsa. E nunca em nenhuma outra área da vida ou das profissões aquele ditado estará mais certo quanto nos mercados: você precisa aprender a perder.
Pensando nisso, gostaria de compartilhar algumas dicas de pessoas que já perderam muito na bolsa de valores e graças a sua persistência e às lições que aprenderam, conseguiram se reerguer:
- A receita para perder é querer estar certo: nós temos uma tendência a querer estar certos em tudo. Na bolsa não é diferente. Porém, nela, temos que aprender a superar isso sob pena de perdermos muito dinheiro. Quantos traders não chegamos a conhecer que perderam muito dinheiro apenas para tentar provar para si mesmos (como se alguém mais se importasse) que eles entraram numa posição vencedora quando já estavam profundamente entranhados em posições perdedoras, com o mercado vindo contra eles? Coloque isso na cabeça: o mercado não tem certo nem errado. Não adianta teimar que uma ação deveria custar tanto por suas análises, que o mini índice deveria subir se claramente a ação custa menos e o mini índice está caindo.
- Isso nos leva a outro lição: fazer preço médio sem uma fundamentação estratégica vai levar você à ruína. Então, o sujeito que se considera o mais certo entre os certos está vendo o mercado derreter. Mas ele não pode estar errado: então, compra mais ativos porque, quando subir ele vai ganhar muito mais. E continua a fazer isso até ter sua conta bloqueada pela corretora. Perdeu tudo. Pode ter certeza de que, enquanto você está lendo isso, alguém está perdendo o valor de, sei lá, um carro popular, numa cartada só.
- Só porque a corretora de tá margem para se alavancar não significa que você seja obrigado a fazer isso: se você pode comprar contratos com uma margem de R$ 25 e tem R$ 25 mil na conta, não quer dizer que você vai comprar 1.000 mini índices. Se o mercado recuar 120 pontos (o que com a volatilidade atual é bem comum) você vai perder tudo de uma vez. A alavancagem é você quem avalia e faz do tamanho mais adequado ao que você está disposto a perder.
- O psicológico e o emocional não devem estar envolvidos. Se você “precisa” ter um emocional forte, é provável que nem devia estar operando. Emocionalidade, de um modo geral, estupidifica. Você vai tomar as decisões erradas, não vai sair de posições perdedoras, vai comprar topos e vender fundos. E não vai ouvir conselhos de amigos que estão vendo a situação de fora.
- Talvez a bolsa não seja para você. Conhecemos muita gente que perdeu dinheiro na bolsa de valores e descobriu que esse não era o mercado para elas. Não há nenhuma vergonha nisso. Não deixe que o medo “do que os outros vão pensar de você” e a “vontade de estar certo” ditem como você lida com seu dinheiro.
- Se o número 5 é o seu caso e, ainda assim, você quiser insistir considere ir mais devagar: faça cursos, sem se pressionar e sem pressa; não tenha receio de treinar diariamente na conta demo: também não é nenhuma vergonha nem é errado, como muitos analistas dizem por aí.
- Se você está pensando que “talvez” esteja na hora de parar e olhar melhor o que você está fazendo, provavelmente já passou da hora. Pare imediatamente, avalie e veja o que é melhor fazer a partir de agora. Pode-se levantar de qualquer prejuízo ou até mesmo desistir. Melhor isso do que ficar se arrependendo e pensando: “Meu Deus, o que eu fiz”.