Se você tem alguma experiência na bolsa de valores, talvez se reconheça em alguns desses preconceitos.
Mas mesmo se você já está no mercado, talvez se surpreenda com algumas coisas que você ainda não sabe.
De fato, há coisas que mesmo traders experientes desconhecem.
Dá para fazer trades tendo apenas R$ 100 na conta da corretora
Não é recomendável operar com tão pouco, mas é possível sim. Com até menos de R$ 100 podemos operar um mini contrato de dólar ou um mini contrato de índice.
Investir na bolsa é para poucos e mesmo para o pequeno investidor é melhor fazer trades
Especular deixou de ser um mistério acessível a poucos investidores. Por outro lado, investir no sentido de “fazer poupança” com ações, pode ser um grande erro se você não tem os valores adequados e um conhecimento profundo, pois nem sempre, no longo prazo, a bolsa valoriza. Prefira os prazos mais curtos. Se quer “investir”, prefira fundos mais conservadores.
Notícias não servem para nada
Servem para você ser um cidadão bem informado. Mas, na bolsa, elas só vão atrapalhar.
80% dos negócios das bolsas mundiais são feitos por programas de computador
Eles negociam em alta velocidade, em micro segundos, e movimentam ações, opções, contratos e mini contratos em volumes incríveis.
95% das pessoas físicas que começam na bolsa de valores saem em seis meses
Essas se achavam preparadas quando, na verdade, não estavam. Ou até mesmo entraram na bolsa achando que seria um meio fácil de enriquecer facilmente.
Boa parte dos setups da Análise Técnica Clássica simplesmente não funciona
Ou funciona pelos motivos errados. Muito do que se vende por aí em termos de análise técnica é mera receita de bolo, como se o mercado fosse uma máquina que responde sempre da mesma forma.
Boa parte da Análise Técnica olha para o passado e para os efeitos
Os indicadores da Análise Técnica Clássica são efeitos de coisas que aconteceram no passado. O melhor exemplo são as médias: elas são o resultado de preços que já aconteceram. Mas isso é olhar para os efeitos e não para as causas que resultarão nesses efeitos. É melhor focar nas causas.
O mercado NÃO é aleatório
Tudo no mercado tem uma causa. Entender as causas dos movimentos é fundamental para ter mais potencial de lucro e menos exposição aos riscos.
Rompimentos de suportes e resistências não são necessariamente confirmação de tendência
Boa parte das vezes, eles acontecem para justamente para encerrar uma tendência e pegar o dinheiro de quem acredita que rompimentos são sinais de entrada. Cautela! Talvez você precise conhecer o conceito de armadilhas de fundo e topo do Raio X Preditivo.
Pouco mais de 50 empresas dominam as bolsas mundiais
Pouco mais de 100 empresas controlam quase metade de todas as outras que representam a totalidade do capital mundial. Dessas, metade têm intensa participação no mercado. Ao lado delas, mentes poderosas e bem remuneradas, programas de computador feitos para ganhar e computadores poderosíssimos. Não dá para lutar contra: é preciso escolher o lado vencedor e tentar surfar a onda feita por esses gigantes.
Essas grandes empresas não estão atrás do seu dinheiro. Elas nem sabem que você existe
A grande batalha da bolsa de valores é entre essas 50 empresas. Elas querem saber quem vai ficar com a grana de fundos de pensão, entidades governamentais e outras grandes (mas não tão grandes quanto elas).
Quando perdemos dinheiro na bolsa de valores é apenas porque estamos no lugar errado na hora errada (operando do jeito errado). Sério, elas nem sabem que você está ali. Você não é tão importante quanto pensa.
Em um movimento brusco de queda os grandes players podem estar… comprando!!!
É o momento de absorção, em que o grande player se aproveita do pânico dos outros participantes para encher o carrinho. Esta é apenas uma das cinco fases do ciclo em que os big players colhem os seus lucros.
Existem ordens de compra e venda no book que estão lá para serem executadas e ordens que estão só para enganar
Essa prática é proibida, mas acontece diariamente na bolsa de valores ainda. Ela é usada para manipular o preço, atrai-lo para valores mais interessantes ou que trarão mais liquidez para o big player montar sua posição a um custo menor.
O preço de um ativo é importante, mas ele é irrelevante se não entendermos o combustível que o desloca
Boa parte da Análise Técnica Clássica se foca no preço. Porém, o preço tem pouca importância se não entendermos o verdadeiro motivo de ele ter chegado ali e quem controla o fluxo desse combustível. A Nova Análise Técnica tem uma abordagem que privilegia o “combustível”.
Existe uma plataforma em que podemos acompanhar as ordens, executadas ou não, de forma visual
Olhar para os números do book está ultrapassado. Facilmente podemos observar as ordens de compra e venda em um gráfico de mapa de calor na plataforma Bookmap. Com ela detectamos pontos de liquidez, ordens reais e ordens falsas (spoofing).