A Bolsa de valores durante os anos, conseguimos perceber que os iniciantes têm uma série de dúvidas dúvidas em relação a investimentos na Bolsa, que são mais comuns e frequentes.
Neste post, tentamos responder rapidamente algumas delas:
1. Preciso de muito dinheiro para investir em ações?
Depende do que você chama de muito dinheiro. Para fazer day trade, por exemplo, operações que começam e terminam no mesmo dia, dá para começar com menos de R$ 100, embora não seja recomendável. O ideal, para qualquer tempo operacional, é que você tenha pelo menos R$ 5 mil destinados à renda variável.
2. Preciso ficar acompanhando as notícias econômicas?
Em alguns casos, acompanhar as notícias só vai atrapalhar. Existem muitas metodologias de análise de ações que dispensam esses dados (mesmo porque as notícias, a maioria delas, sempre chegam atrasadas em relação à variação de preços dos ativos).
3. Preciso de muito tempo por dia analisando ações?
Depende como você opera. Se você vai fazer day trades, você precisa ficar olhando os gráficos enquanto opera, pois as operações são muito rápidas e as oportunidades de entrada surgem de repente. Mas se for fazer tempos mais alongados, como o position trade, poderá analisar os gráficos dos ativos no final de semana, com a bolsa parada, e programar suas operações quando certas condições forem atingidas no meio da semana, automaticamente.
4. Ações são investimento de longo prazo?
Sim, existem investidores em ações no longo prazo, mas uns poucos realmente atingem sucesso. O mercado de ações é muito agressivo e imprevisível e, por menor que seja a parcela de dinheiro que você deixe na bolsa, o risco será proporcional ao tempo em que ele ficará lá. A recomendação é aprender a fazer trades de alta probabilidade em prazos mais curtos, buscando boas oportunidades.
5. Ações são a única forma de ganhar dinheiro na bolsa de valores?
Além de ações, temos contratos e minicontratos futuros (sobretudo de índice e de dólar), opções e outros derivativos. Algumas estratégias envolvem a combinação desses ativos e derivativos.
6. Existe alguma receita de bolo para ganhar dinheiro na bolsa de valores, uma fórmula mágica?
Desculpe, mas isso não existe. Você precisará aprender uma metodologia que lhe ensine a de fato entender o mercado, a ler os gráficos e, sobretudo, o posicionamento dos grandes players, que são os personagens que realmente têm a capacidade de ler o mercado.
7. Posso perder tudo na bolsa de valores?
Pode. Sobretudo se encará-la como um jogo de azar e fizer day trade sem a estratégia correta. Investir todo o seu dinheiro em opções, de uma forma errada (lançamento descoberto, por exemplo), pode causar isso. Mesmo investindo em ações, ativos em que em tese você não perde “tudo”, é muito difícil e sofrido ver seu capital ficar pela metade caso elas desvalorizem 50%.
8. Posso investir sem uma corretora de valores?
Não. Você precisa do intermédio de uma corretora de valores para investir em ações.
9. Meu banco tem corretora de valores, posso investir através dela?
Pode, mas pesquise as taxas de corretagem das corretoras independentes. Geralmente são mais baratas e elas são empresas de alta confiabilidade (não se deixe enganar pelo termo “independente”). Além disso, as corretoras têm uma variedade maior de investimentos de renda fixa, que é onde você vai proteger o dinheiro que ganhar na renda variável.
10. Se a corretora de valores falir, eu perco tudo?
Todos os seus investimentos estarão garantidos (a renda fixa, por exemplo, fica registrada na Cetip e é de responsabilidade das instituições financeiras emissoras, não da corretora), inclusive os em ações. A única coisa que não está totalmente protegida é o dinheiro que está em sua conta, não investido.
11. É muito difícil abrir uma conta em uma corretora de valores?
Basta ter um CPF e uma conta bancária. Entre no site da corretora, preencha o formulário com suas informações pessoais e bancárias e, em menos de um dia, sua conta estará aberta. Não precisa de saldo mínimo, de mensalidade e é grátis.
Ola boa noite, uma duvida,Por que não existe nenhum mercado de futuros em cimento?
porque precisaria ter um negócio mais CONCRETO