A Redistribuição é uma das fases dos Ciclos do Mercado em que os big players vendem ativos caros aos possuidores fracos: aprenda para não comprar topos
A Redistribuição pode ser uma das fases dos Ciclos de Mercado e, certamente, identificá-la em tempo real é uma boa chance de encontrar um ponto de trade de alta probabilidade, aumentando as chances de operações com sucesso e reduzindo os riscos.
Para isso, precisamos antes conhecer todas as fases dos Ciclos de Mercado.
- Absorção: o início dos ciclos de mercado
- Acumulação/Distribuição: preparando o bote dos ciclos de mercado
- Teste de oferta/Teste de demanda: o grande player tira o time de campo
- Spike: o ataque dos ciclos de mercado
- Spike Channel: a lei da inércia nos ciclos
Os Ciclos de Mercado são bases essenciais da Nova Análise Técnica, sistematizada por ferramentas e conceitos pelo trader Luiz Sato na metodologia Raio X Preditivo.
Como estamos especificamente de Redistribuição, vamos nos focar em: Absorção, Distribuição (que pode se desdobrar em Redistribuição, nosso tema aqui), Teste de Demanda, Spike e Spike Channel.
A Redistribuição costuma acontecer após a Distribuição, em um patamar de preço superior à primeira. Seria um desdobramento desta fase dos ciclos do mercado. É como se os grandes players não estivessem satisfeitos com o número de ativos que distribuíram na primeira etapa e buscassem então níveis mais altos, para distribuir papeis ainda mais caros aos possuidores fracos.
Assim, vamos ver neste artigo os seguintes itens:
- O que é a fase de Redistribuição?
- Como identificar a fase de Redistribuição
- Quais são os objetivos da Redistribuição
- Exemplos de Redistribuição nas operações
- Entenda o que é a Armadilha de Topo
- Como ganhar com a fase de Redistribuição
- Conheça o Raio X preditivo
- Conclusão
Depois da Redistribuição, nada impede que o preço continue a subir, buscando novos patamares, acima, para ainda nova Redistribuição: mas o papel do trader é saber identificar a oportunidade e ficar sempre do lado vencedor em suas operações, não importa em qual das fases dos ciclos.
1. O QUE É A FASE DE REDISTRIBUIÇÃO?
Os grandes players estão sempre atrás de oportunidades de vender seus ativos a preços caros e comprar novamente a preços baratos, sempre mantendo esse ciclo.
A Distribuição é particularmente o momento dos Ciclos de Mercado em que eles se desfazem de seus papeis (ações, contratos, opções, moedas), tentando provocar, a seguir, através do aumento intencional da oferta, a queda do valor desse ativo.
Se por acaso, nesse momento, algum outro player entrar comprando agressivamente, isso não vai ocorrer e o preço subirá. Ou, então, os mesmos players julgarão que é possível se desfazer de ativos em níveis ainda maiores de preço. É quando ocorre a Redistribuição nos Ciclos de Mercado.
2. COMO IDENTIFICAR A FASE DE REDISTRIBUIÇÃO
Para identificar a Redistribuição nos Ciclos de Mercado, é necessário, primeiro, identificar a Distribuição, bem como as demais fases que as permeiam.
Em um primeiro momento veremos um movimento de alta. O preço está subindo e todos estão empolgados. Todos querem comprar. Veremos através das ferramentas Sato’s, como o Sato’s Force Histograma, que o fluxo do mercado na compra (o volume de negócios quando as pernadas são de alta), são cada vez maiores. Os histogramas de compra estão cada vez mais volumosos.
Nesse movimento, poderíamos imaginar que os grandes players estão comprando. Mas, na verdade, eles estão absorvendo passivamente as agressões de compra: é a Absorção.
Eles estão fazendo o que todo o senso comum permite imaginar: vendendo enquanto o preço sobe.
Euforia máxima nos ciclos
Finalmente, o mercado, sobretudo aquela parte constituída pelo que chamamos de Possuidores Fracos, terá um momento de Euforia Máxima. O indicador Sato’s Bar mostrará barra vermelha, possivelmente longa, indicando intensa presença institucional em única barra.
Histogramas grandes no Sato’s Force e barras vermelhas no Sato’s Bar não são possíveis sem atuação de grandes players, pois o varejo e demais participantes não têm capacidade de gerar tal volume coordenado.
Essa barra marcará, provavelmente, em que a primeira Distribuição começa. O preço lateraliza e já observamos notável redução de força do fluxo do mercado, sobretudo na compra. Não é que os institucionais pararam seus planos. Eles continuam a distribuir, mas muito discretamente. O objetivo é não deixar o preço cair antes de que se tenha distribuído tanto quanto queira.
Teste de demanda nos ciclos
Depois de um tempo de lateralização, o fluxo de negócios cai muito. O big player ou os big players envolvidos estão fazendo o Teste de Demanda. O objetivo aqui é ver se há a possibilidade de um outro participante do mercado entrar agressivamente na compra, fazendo os preços subirem.
Se isso acontecer, é possível que tenhamos nova fase de Distribuição acima. A Redistribuição. Pode ser até mesmo que o mesmo player da primeira Distribuição tenha decidido continuar a desovar ativos ainda mais caros ou, quem sabe, abrir posições vendidas a descoberto. Saber isso é irrelevante: o importante é saber que estamos em Redistribuição dentro dos Ciclos de Mercado.
3. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA REDISTRIBUIÇÃO
O objetivo da Redistribuição é justamente continuar a desovar ativos a preços caros ou abrir gigantescas posições vendidas, sorrateiramente, sem aumentar a oferta por demais, o que faria o preço cair antes do tempo.
Para conseguir isso, os grandes players dividem ordens gigantescas em um enorme número de ordens de menor volume, que chamamos de ordens iceberg. Se olharmos no book de ofertas, não seremos capazes de identificá-las de tão rapidamente que são posicionadas e canceladas pelos algoritmos, também conhecidos como robôs de alta frequência de negociação (HFT).
Quando estão satisfeitos, esses participantes fazem o teste de demanda e, se não entrar ninguém agressivamente na compra, isso significa que o mercado está maduro.
Possivelmente ocorra, antes, a armadilha de topo, que explicaremos mais adiante o que é.
Isso é seguido pelos players passando agredir na venda, o que desencadeia a queda pelo aumento proposital da oferta e a seguir por um novo aumento de oferta por causa do acionamento de stops das operações dos Possuidores Fracos.
4. EXEMPLOS DE REDISTRIBUIÇÃO NAS OPERAÇÕES
Nos gráficos abaixo, quero que você preste a atenção nas fases de Distribuição, seguida de nova Absorção (lembre-se, é muito possível que os grandes players estejam vendendo já enquanto o preço sobe, absorvendo as agressões de compra, sobretudo se os histogramas estão altos).
Observe também a Reabsorção, as armadilhas de topo e, finalmente os Spikes, causados por maciça agressão na venda por parte dos grandes players. Os ciclos de mercado só são compreensíveis como um todo, embora seja possível estudar cada parte dele independentemente.
5. ENTENDA O QUE É ARMADILHA DE TOPO
Quando temos Redistribuição ou mesmo Distribuição nos Ciclos de Mercado, é comum que aconteça um rompimento. Rompimentos de consolidações ou de topos mais recentes chamam compras, porque, segundo a Análise Técnica Clássica, que observa apenas o preço, isso significa continuidade de tendência.
Porém, se estivermos usando os conceitos e ferramentas da Nova Análise Técnica, vamos verificar que o fluxo do mercado na compra diminuiu. Rompimentos sem fluxo podem significar que se trata de uma armadilha de topo. Os participantes que comprarem a partir de dele vão ajudar no movimento de queda mais abaixo, pois seus stops serão acionados com vendas que aumentarão a oferta de ativos.
Teste de demanda: como ocorre?
O Teste de Demanda, nos Ciclos de Mercado, ocorre quando observamos queda acentuada da atuação dos grandes players: histogramas pequenos no Sato’s Force e barras brancas ou mesmo azuis, indicando só a presença do varejo e um fluxo de negócios muito baixo.
O objetivo do player que agia até então é verificar se não vai entrar nenhum adversário a altura comprando agressivamente e fazendo o mercado subir, o que colocaria seu próximo movimento, as vendas agressivas a fim de causar um Spike de queda, a perder.
6. COMO GANHAR COM A FASE DE REDISTRIBUIÇÃO
Tão logo identifiquemos possível Redistribuição nos Ciclos do Mercado é hora de procurarmos vendas. O preço pode de fato romper pra cima e continuar a subir? Pode. Mas num primeiro momento a probabilidade maior é de queda: precisamos nos posicionar ao lado dos vencedores.
Se percebemos que houve uma alta com absorção institucional (movimento ascendente acompanhado de grandes histogramas no Sato’s Force), uma barra de euforia máxima (geralmente vermelha ou laranja), lateralização e até mesmo um rompimento dessa lateralização (porém, sem volume, caracterizando armadilha de topo), é muito provável, sim, que estejamos diante de uma Distribuição ou Redistribuição, caso a primeira já tenha ocorrido.
Se entrarmos em uma operação vendida, uma das possibilidades é colocar o stop (encerramento da operação no caso de prejuízo) acima da armadilha de topo. Nesse caso, é bem provável a entrada em uma operação comprada, sobretudo se o fluxo nessa direção indicar que o preço vai subir mais (o volume de negócios é o que alimenta o movimento do preço).
7. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica em ferramentas e conceitos elaborados pelo trader Luiz Sato.
A Nova Análise Técnica se concentra em seguir a movimentação dos grandes players, caracterizada através dos grandes volumes e pela busca de liquidez no mercado. O fluxo e o volume de negócios provocados por esses participantes é o que provoca a movimentação dos preços, fator secundário, muitas vezes de forma intencional.
A Análise Técnica Clássica, por sua vez, foca no movimento do preço (seja por padrões gráficos, suportes, resistências, linhas de tendência ou indicadores). Porém, o preço, como demonstramos é mero efeito de uma causa anterior.
A causa anterior é o fluxo do mercado, o volume de negócios: se nos concentrarmos na causa conseguimos antecipar o efeito com maior chance de sucesso e esse é o objetivo da metodologia Raio X Preditivo.
8. CONCLUSÃO
Conhecer a Redistribuição, bem como as demais fases dos Ciclos de Mercado, é fundamental a fim de aumentarmos nossas chances de trades com lucros.
O preço como fator único de decisão é abrir mão do entendimento do que está por trás do mostrador do relógio, ignorar suas engrenagens.
Operar apenas olhando para as cotações é o mesmo que dirigir observando algo que já passou, na estrada, sem olhar para frente, sem antecipar curvas, buracos, acidentes: como se o que já é passado servisse para dizer o que acontecerá no futuro.
Com a Nova Análise Técnica, que ensina conceitos como o da Redistribuição, temos ferramentas para olhar pelo menos um pouco adiante. Mas, do mesmo modo que numa estrada, não precisamos ver a estrada inteira para chegarmos a quilômetros de distância. Basta apenas alguns metros de visibilidade.
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