O ETF QDFI11 investe em uma tecnologia que promete ser o futuro das finanças. Será mesmo? Os big players sabem a resposta e nós sabemos interpretar sua atuação através do volume de negócios. Aprenda e saiba se vale a pena comprar QDFI11
O QDFI11 é um ETF (Exchange Traded Fund ou Fundo de Índice) que se caracteriza por acompanhar o índice Bloomberg Galaxy DeFi Index. O Galaxy DeFi é fomado por criptomoedas que fazem parte do que é conhecido como tecnologia universo DeFi (Finanças Descentralizadas). Ao adquirir cotas desse fundo – coisa que você faz da mesma maneira que compra ações -, você está investindo, com um único ativo, em um mix de criptomoedas importante para o DeFi. DeFi são as tecnologias de finanças descentralizadas que prometem reduzir custos de operações financeiras através do corte de diversos intermediários (como bancos) do processo.
Resumindo: quando você investe em QDFI11, com um único ativo você está investindo em diversas criptomoedas com potencial de valorizar muito (ou não, é claro, visto que se trata de renda variável). Mas isso sem comprometer uma parcela muito grande de seu capital e sem a trabalheira de comprar cada uma das criptomoedas individualmente. Além disso, você faz isso através de sua corretora e através de um ativo regulado pela CVM e negociado na nossa bolsa de valores, a B3.
Mas, mesmo sabendo de tudo isso resta a pergunta: vale mesmo a pena investir no ETF QDFI11 neste momento?
Para responder essa questão, vamos explicar aqui o que é o QDFI11, o que é um ETF, o que são criptomoedas e o que é o DeFi.
A resposta, no entanto, está na metodologia por nós utilizada para analisar qualquer ativo negociado na bolsa de valores. O Raio X Preditivo acompanha o volume financeiro de negócios, baseado no comportamento institucional. Os institucionais são os participantes fortes do mercado, com recursos para influenciar o preço dos ativos ou se antecipar aos movimentos mais fortes e você pode tê-los como “parceiros” de decisão através do Raio X Preditivo.
- O que é o QDFI11
- O que é um fundo de índice (EFT)
- Quais são as moedas que fazem parte do QDFI11
- É vantajoso investir em QDFI11?
- Uma estratégia para investir em QDFI11
- Ficou interessado? Veja as taxas e impostos
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar você com QDFI11
- Como comprar QDFI11
- Conclusão
1. O QUE É O QDFI11?
O QDFI11 é um ETF (Exchange Traded Fund ou Fundo de Índice). O QDFI11 começou na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) no dia 8 de fevereiro de 2022 e reproduz o comportamento do índice Bloomberg Galaxy DeFi Index.
Segundo a gestora QR Asset, o ETF pode ser negociado como uma ação no pregão da bolsa e investe diretamente em uma das categorias mais inovadoras do mercado financeiro, as finanças descentralizadas (DeFi).
De acordo com a gestora, com o QDFI11, você ganha exposição direta e em tempo real à tecnologia que promete inovar o mercado reduzindo os custos de operação através da descentralização de serviços financeiros. Trata-se do primeiro ETF de DeFi do mundo e está sob a chancela da CVM, listado na B3. De acordo com a QR, o ETF seleciona as DeFi’s com maior chance de sucesso, ainda assim diversificando a carteira e reduzindo a volatilidade da aplicação.
O que é DeFi?
As Finanças Descentralizadas ou DeFi são serviços financeiros desenvolvidos no blockchain. Eles são auto-verificáveis pelos próprios usuários. Isso tira do jogo uma terceira parte intermediária na operação do produto, particularmente bancos. Isso corta custos exorbitantes de operação.
Tudo isso é muito bom, mas também muito novo! As finanças descentralizadas (DeFi) ainda são muito recentes e, por isso, podem apresentar alta volatilidade para investidores.
2. O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE
O fundo de índice, ou ETF, é um fundo de investimento que replica a carteira de ativos de um índice do mercado, ou até mesmo de um único ativo. É considerado uma boa opção de diversificação de investimento, sendo negociado de maneira simples, do mesmo modo como o que acontece com as ações.
Há pouca diferença entre a compra de ETFs e ações, e uma delas é que o ETF não paga dividendos (eles são reinvestidos no próprio fundo). No geral, a dinâmica quanto ao imposto de renda e a forma de compra, através de plataformas gráficas de negociação ou home broker, são as mesmas.
Alguns exemplos:
- GURU11: reproduz a carteira dos fundos de ações mais rentáveis do mercado brasileiro
- ISUS11: replica a performance do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial calculado pela B3)
- PIBB11: reproduz o Índice Brasil 50 (IBrX-50)
- GENB11: reproduz o índice S&P/B3 Ingenius
- TECK11: replica a performance do NYSE FANG+™, índice calculado pela ICE Data Indices, LLC, projetado para representar um recorte dos setores de tecnologia e consumo
- XFIX11: replica o IFIX-L, um índice que mede o indicador de desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários de maior liquidez negociados na B3.
Finalmente, fiquemos com a definição da própria bolsa, a B3, sobre o que é um ETF:
“O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência. Como índice de referência do ETF de Ações admite-se qualquer índice de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (…). As cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações. Ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que as comprar separadamente no mercado. Dessa forma, o ETF pode proporcionar mais rapidez e eficiência no momento de diversificar seus investimentos.”
Partes envolvidas num ETF
- Bolsa de valores: Oferece a plataforma para listagem, negociação, liquidação e custódia.
- Gestor do fundo: Responsável pela gestão da carteira do fundo e por replicar a performance do índice de referência. A gestora do QDFI11 é a QR Asset Management, a maior gestora 100% criptoativos da América Latina.
- Administrador do fundo: Administra o fundo e a emissão e resgate das cotas do ETF. No caso dos QDFI11, o administrador é o Vórtx.
- Formador de mercado (market maker): É a corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários. Ela dá liquidez ao produto por meio de operações diárias de compra e venda de cotas.
- Custodiante: Assegura a guarda do QDFI11 e do ativo que o compõe, além de preparar a emissão e o resgate das cotas
3. QUAIS AÇÕES E BDRs FAZEM PARTE DO QDFI11
A QR Asset, gestora do fundo de índice QDFI11, divulga as moedas em que o ETF QDFI11 indiretamente investe. Essa lista, bem como a participação de cada uma, pode mudar ao longo do tempo:
- Uniswap – 40.000 %
- Aave Decentralized Lending Pools – 13.187 %
- Maker DAO – 12.381 %
- Curve – 7.596 %
- Finance – 5.361 %
- Compound – 5.315 %
- Bancor – 4.091 %
- 0x – 3.260 %
- Synthetix – 3.195 %
- SushiSwap – 3.089 %
- Universal Market Access – 2.363%
4. É VANTAJOSO INVESTIR EM QDFI11?
Conheça as vantagens de investir em QDFI11:
- A negociação é como se fosse a negociação de uma ação. Na verdade, você está negociando mais de uma dezena de criptomoedas (indiretamente) de uma vez só, mas com um único ativo
- Segurança: qualquer ETF precisa ter uma gestora conhecida e uma administradora. As duas estão sob a atenção da CVM, da Anbima e de uma empresa independente, que faz a auditoria
- Declaração do imposto: similar ao das ações. Mas sem isenção para meses cujas vendas foram inferiores a R$ 20 mil
- Alta liquidez: quer se desfazer de suas ETFs? Sem problema, o mercado para as melhores ETFs sempre tem ofertas de compra. Quer comprar? Sempre haverá ofertas de venda disponíveis. Para os volumes negociados pelas pessoas físicas, dificilmente haverá problemas nesse sentido
- Diversificação: mesmo que você tenha apenas R$ 1000 para investir você facilmente diversifica usando um único ativo para isso
Desvantagens:
- O QDFI11 é renda variável. Nunca esqueça que a composição do ETF é de criptomoedas, um mercado MUITO volátil. Mesmo com a diversificação intrínseca do índice, haverá momentos em que boa parte delas oscilará com força, seja para baixo, seja para cima. É preciso saber o momento certo de comprar e vender e, para investimentos de longo prazo, saber se é favorável ou não entrar no investimento naquele momento
- Taxa de Administração: ETFs sempre têm taxa de administração. O QDFI11 tem uma taxa de 0,90% ao ano sobre o valor investido. Cada gestora de ETFs tem um regime diferente de cobrança. Essa taxa varia de ativo para ativo e de gestora para gestora.
5. UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM QDFI11
Com a grande queda nas bolsas que teve sua origem na pandemia, os mercados despencaram para 50% de seus valores aproximadamente na ocasião. A equipe do Raio X Preditivo, frente às dificuldades que todos passaram a enfrentar em todos os setores da vida, apresentou a estratégia Sato’s Kamikaze.
As intenções que embasam essa estratégia visam o investimento de longo prazo, ideais para serem iniciados em momentos de crise aguda.
É simples e até óbvio.
As bolsas de valores mundiais já passaram por incontáveis vezes por esses cataclismos, quando o preço das ações e outros ativos derreteram.
As quedas ocasionadas pela pandemia, não foram as primeiras. Tampouco serão as últimas.
Não é uma questão de SE haverá outros problemas mais à frente. Mas QUANDO. O motivo pode ser o mais diferente: mais uma pandemia, uma guerra, uma crise de crédito, como foi em 2008 com o subprime…
Mas, com tudo isso, vem uma boa nova.
Em todas as crises – eu não disse 99% das crises, eu disse TODAS -, em TODAS elas a bolsa se recuperou.
Pode demorar mais, como foi em 1929. Pode ser rápido, como foi em 2020. Mas a bolsa se recupera.
E, não só isso, os momentos de recuperação costumam ser seguidos por um longo ciclo de alta em que os mercados não só voltam a seus patamares anteriores como superam em muito esses patamares. Então, identificar esses momentos de crise e identificar os ativos em que os grandes players estão se posicionando pode ser uma grande oportunidade.
Agora mesmo, depois da recuperação da queda de 2020, estamos tendo um momento de queda e observamos a presença institucional acumulando algumas classes de ativos, o que pode indicar que eles estão apostando num novo ciclo de alta.
Portanto, acreditamos que, com cuidado e respeito ao risco – sempre imaginando que pode vir uma nova crise que venha a derrubar ainda mais os preços – podemos começar a utilizar da estratégia Sato’s Kamikaze.
Suas características são as seguintes:
- Desapego do dinheiro envolvido (como se ele tivesse deixado de existir)
- Valores pequenos investidos a cada queda, que você aguente caso as quedas continuem
- Aportes contínuos, cautelosos e pequenos a cada nova queda
- Escolha de ativos em que a presença institucional, detectada pelo volume, seja notável (sobre isso você vai ter que estudar os conceitos do Raio X Preditivo)
Mas mesmo observando essas características, não podemos colocar nosso dinheiro em qualquer papel.
Precisamos de critérios analíticos fortes.
Nossa metodologia mostra, nessas grandes quedas, se os big players ou investidores institucionais estão se posicionando com força e em que ativos.
Com o Raio X Preditivo, é possível entender melhor essas ocasiões e as faixas de preço com maior comprometimento institucional através do volume de ativos negociados.
6. FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR QDFI11
As taxas são as seguintes:
- Taxa da Gestora: 0,90% ao ano sobre o valor investido
- Taxa de Corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa
- Taxas da Bolsa: incluem registro, negociação e outras
- ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre
- Imposto de Renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo. Importante lembrar que não há isenção para meses que as vendas foram inferiores a R$ 20 mil, como acontece com as ações.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM QDFI11
O Raio X Preditivo é um método que acompanha o comportamento institucional através do volume financeiro de negócios.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a CAUSA dos movimentos de preço, inclusive as grandes quedas e as grandes altas, presentes em seus respectivos ciclos históricos quando a bolsa perde ou ganha valor.
Em todos esses momentos, vemos intensa participação dos big players, montando e desmontando suas posições a fim de ganhar muito dinheiro ao longo dos anos.
Nesse contexto, o preço é mero EFEITO e focar somente nesse aspecto da bolsa é pedir para ficar sem entender nada e perder dinheiro.
O Raio X Preditivo tem conceitos e ferramentas especializados em acompanhar os big players através do volume e dessa forma encontrar pontos vantajosos para fazer trades e entrar em investimentos, colocando esses participantes fortes como seus parceiros na tomada de decisão.
Esses pontos vantajosos se caracterizam como regiões de boa assimetria de risco. Ou seja, investimentos ou negociações em que, se perdermos dinheiro, perdemos pouco. Se ganhamos, ganhamos muito.
8. COMO COMPRAR QDFI11
É muito fácil comprar QDFI11.
Não só QDFI11, mas também outros ativos e derivativos: ações, opções, contratos, minicontratos, BDRs, ETFs, FIIs…
É só ter um celular para abrir uma conta em uma corretora de valores.
Então deposite o dinheiro e compre QDFI11, ações, contratos e outros derivativos.
MAS ESPERE UM POUCO! Não faça isso ainda.
De jeito nenhum inicie suas negociações sem fazer um curso sobre trades e investimentos.
Esse curso deve enfatizar com a devida importância da influência do volume sobre o movimento do preço dos ativos. Nesse quesito, a pedida é o Raio X Preditivo, pioneiro e referência nesse tipo de abordagem.
9. CONCLUSÃO
O ETF QDFI11, como todos os outros ETFs, apresenta como ponto focal a chance de diversificar seus interesses através de um único ativo. O universo DeFi é promissor, ainda, como a palavra “promissor” sugere, não passe de uma promessa para o futuro. Vai vingar? Só o futuro dirá. O fato é que com um único ativo você se posiciona em diversas moedas cripto com potencial ao mesmo tempo, sem precisar comprometer muito de seu dinheiro para isso, visto que com poucas cotas você já se expõe de forma variada. No entanto, é fundamental utilizar uma ferramenta analítica e conceitos sólidos de mercado para embasar sua decisão. E nada se compara ao Raio X Preditivo nesse sentido uma vez que traz, através da análise do volume de negociações, o comportamento dos investidores institucionais, que se antecipam aos grandes movimentos de alta ou de baixa e, em certa medida, até os provocam, de acordo com seu interesse.