Elas vão passar por cima de você e nem vão dar bola. As mesas proprietárias estão armadas com o que há de melhor. Saiba como se aliar a esses monstros da bolsa olhando essa informação do gráfico que pouca gente usa
Você sabe o que são mesas proprietárias?
Traders ao redor do mundo desenvolvem estratégias e soluções próprias para melhorar seus resultados.
Esses softwares não foram desenvolvidos para serem vendidos.
Essas plataformas são criadas simplesmente pra esses investidores usarem em suas próprias operações.
Neste artigo, saberemos um pouco mais sobre o que exatamente são mesas proprietárias.
- O que são as mesas proprietárias?
- Como surgiram as mesas proprietárias?
- Como funcionam as mesas proprietárias?
- Quem pode operar em uma mesa proprietária?
- Quais as maiores mesas proprietárias do mundo?
- Por que as grandes instituições investem em mesas proprietárias?
- Mesa proprietária no Brasil; saiba onde se encontram e quem pode operar?
- O que é preciso pra competir de igual pra igual como uma mesa proprietária? Conheça o Raio X preditivo
- Conclusão
Por mesas proprietárias também podemos entender como empresas em que trades irão operar dinheiro de terceiros depois de passar por um vigoroso teste de seleção.
1. O QUE SÃO AS MESAS PROPRIETÁRIAS?
Já falamos, na introdução, sobre traders que “encomendam” soluções individuais para seus métodos de operar. Nesse caso, eles têm à disposição um software exclusivo para lidar com as informações da bolsa de valores do jeito deles. Esse é um jeito de entender o que é “mesas proprietárias”.
Mas grandes instituições, que operam o dinheiro de seus clientes, também desenvolvem suas próprias ferramentas.
Por exemplo, a mesa proprietária da UBS, que fica na Suíça, é gigantesca (uma das maiores do mundo) e chegou a abrigar sob o seu teto mais de 5 mil traders altamente especializados e que, juntos, eram capazes de mexer com o mercado. Hoje, com o crescimento dos robôs de alta frequência de negociação (HFTs), esse número é bastante menor.
Se entendermos a mesa proprietária como um “lugar”, veríamos o local de operação da UBS, um verdadeiro ginásio, com mesas se alinhando de um lado ao outro do início ao fim do salão. Em cada uma dessas sessões, estão traders “sanguinários” negociando com diferentes mercados do mundo.
De fato, mesas proprietárias como essa é que são as que de fato são capazes de movimentar as bolsas de valores do planeta.
2. COMO SURGIRAM AS MESAS PROPRIETÁRIAS?
Os bancos são as empresas que, tradicionalmente, auxiliavam as outras empresas a levantar e a movimentar capital financeiro, através de transações de câmbio e gerenciamento de riscos financeiros. O trade, assim, vinha sendo historicamente associado a grandes bancos, porque eles são frequentemente obrigados a serem os facilitadores de um mercado para os serviços que eles mesmos fornecem.
Por exemplo, se uma grande companhia vendesse ações por intermédio de um banco, quem primeiro comprasse ações possivelmente teria dificuldade em vendê-las a outras pessoas, se elas não estivessem familiarizadas sobre a companhia.
Assim, o banco de investimento concorda em comprar as ações vendidas e se responsabilizar por procurar um comprador. Isso fornece liquidez aos mercados.
O banco normalmente não se preocupa sobre o valor fundamental das ações, mas apenas que pode vendê-las a um preço ligeiramente superior ao que poderia comprá-las.
Para fazer isso, um banco de investimento empregava e emprega traders. Ao passar do tempo, esses traders começaram a conceber diferentes estratégias dentro desse sistema para ganhar ainda mais lucros, sem abrir mão de fornecer liquidez ao mercado.
Foi assim que nasceram as mesas proprietárias.
Assim, enquanto o tempo passa, os bancos passaram a investir em ter cada vez mais e melhores traders dedicados a suas mesas proprietárias: a ideia de dar liquidez ao mercado passou a ser ainda mais lucrativa do que simplesmente uma atividade necessária ao funcionamento de seu negócio apenas.
Desde então, bancos de investimento, por exemplo, o Goldman Sachs, o Deutsche Bank e o antigo Merrill Lynch, recebiam uma parte significativa de seus lucros por meio de esforços de suas mesas proprietárias.
3. COMO FUNCIONAM AS MESAS PROPRIETÁRIAS?
Órgãos regulatórios em todo o mundo exigem que as mesas proprietárias mantenham separadas suas atividades e negociações das negociações e atividades do cliente. Isto é conseguido através do uso de barreiras de informação, que impedem o conflito de interesses (por exemplo, operar de acordo com as operações de seus próprios clientes tirando vantagem dessas informações ou até mesmo prejudicando-os em benefício próprio).
4. QUEM PODE OPERAR EM UMA MESA PROPRIETÁRIA?
Qualquer pessoa que deseje ser um trader pode operar em uma mesa proprietária. Porém, é preciso apresentar resultados, através de trades com lucro.
Desde o início, o trader é testado e se não tiver ganhos mínimos não é chamado a trabalhar. Esses ganhos devem ser mantidos ao longo do tempo. Por exemplo, algumas mesas proprietárias exigem que o trader, no início, opere apenas 5 minicontratos de dólar ou de índice no day trade, tenha ao menos R$ 800 de lucro em 30 dias, não chegando a ter em nenhum momento R$ 250 de prejuízo (este é só um exemplo e isso varia de mesa proprietária para mesa proprietária).
O trabalho do trader de mesa proprietária é basicamente pegar o dinheiro da própria companhia que o remunera e fazer esse dinheiro render ainda mais dinheiro. Quanto mais dinheiro fizer, mais dinheiro ele ganhará.
5. QUAIS AS MAIORES MESAS PROPRIETÁRIAS DO MUNDO?
Algumas das melhores empresas de trading proprietárias modernas incluem:
- SIG.
- Positive Equity.
- Geneva Trading.
- Tower Trading Group.
6. POR QUE AS GRANDES INSTITUIÇÕES INVESTEM EM MESAS PROPRIETÁRIAS?
Como explicado acima: essas grandes instituições são as formadoras de mercado. Elas garantem a liquidez de mercado. Se terão que negociar ativos de qualquer maneira, parece lógico que façam esse trabalho “obrigatório” render mais do que renderia se o fizessem de qualquer jeito.
Assim, para elas, vale a pena investir em software, hardware e profissionais de ponta para que suas negociações tirem o melhor dos mercados mundiais. E, de fato, é o que acontece.
As grandes instituições, atualmente, têm investido muito em robôs de alta frequência de trading, os HFTs (High Frequency Trading). De fato, eles representam 80% – talvez mais – do total das operações nas bolsas de valores do mundo. Esses algoritmos de última geração são capazes de realizar operações, milhares delas, em apenas algumas frações de segundo.
7. MESA PROPRIETÁRIA NO BRASIL; SAIBA ONDE SE ENCONTRAM E QUEM PODE OPERAR?
As corretoras de valores e bancos de investimento têm suas mesas proprietárias. Também têm se popularizado mesas proprietárias a que um trader pode se candidatar a fim de trabalhar investindo o capital dela.
Algumas das mais conhecidas no Brasil: Auctus Capital, Axia Investing, IFundTrades, WM Manhattan, Renkoprop, Brasil Traders, One Trading Brasil e Lvl trading, entre outras.
8. O QUE É PRECISO PARA COMPETIR DE IGUAL PARA IGUAL FRENTE A UMA MESA PROPRIETÁRIA? CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
As mesas proprietárias têm diversas vantagens que um trader, sozinho, não tem.
A primeira que podemos imaginar é volume financeiro: algumas das maiores mesas proprietárias do planeta são capazes de movimentar mercados nacionais inteiros com um simples clicar de mouse, simplesmente aumentando a demanda ou a oferta de determinado ativo ou derivativo.
A segunda é a tecnologia: cada vez mais os grandes investidores institucionais estão municiados com robôs HFT de alta tecnologia, programados pelas mentes matemáticas mais avançadas do mundo. Sem falar nos hardwares de última geração conectados diretamente com os sistemas das bolsas mundiais, aproveitando cada desequilíbrio do mercado no exato nano segundo em que eles acontecem.
E a terceira, de fato, é a fauna sanguinária de traders que essas mesas proprietárias conseguem agregar a seu redor: com um intenso sistema de seleção baseado em desempenho, apenas os melhores traders se sobressaem e chegam à ponta para operar os maiores volumes financeiros e de ativos.
Diante desse cenário, é muito difícil para reles mortais ganharem dessas potências.
A solução é encontrar uma metodologia que faça com que consigamos as mesas proprietárias como aliadas.
O Raio X Preditivo se especializou em seguir o volume que só mesas proprietárias de investidores institucionais realmente importantes são capazes de gerar.
Interpretando o comportamento do volume, é possível prever com maior probabilidade de acerto para onde as mesas proprietárias desejam que o preço se mova.
Assim, mesmo de casa, sozinho, operando de forma discricionária (isto é, de acordo com sua própria leitura pessoal), o trader de varejo é capaz de se posicionar do mesmo modo que os big players.
9. CONCLUSÃO
As mesas proprietárias, sem dúvida, são potencias do mercado no que diz respeito a capacidade financeira, tecnológica e de recursos humanos.
Quando vemos os times envolvidos em seu funcionamento, tanto na ponta, quanto na estrutura, podemos imaginar que não temos maneira de ganhar delas no mercado mais competitivo do planeta.
Porém, quando vemos a possibilidade de usá-las como aliadas, através do Raio X Preditivo, percebemos que as chances de sucesso na bolsa de valores ficam muito maiores.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
tudo o que esta escrito, ja compreendo mas como posso fazer uma avaliaçao,… e quanto isso me custa
Show de bola! Sou aluno RX, me abriu a cabeça – agora é só verificar todas estas mesas no Reclame Aqui antes de adentrar em alguma… e se não for o caso, continue estudando RX até se tornar consistente – e vá verificando as mesas proprietárias – pronto! – Você terá uma maneira para iniciar ganhando “sem ter dinheiro” para entrar nesse mundo. Excelente texto, SatoOsney! TMJ!
Show Mestre Sato. São os melhores do mercado financeiro, sem receitinha mágica . Eu recomendo.