Como investir em renda fixa como se você estivesse comprando ações na bolsa com o ETF IMAB11: aprenda um método para saber a hora certa de entrar
O IMAB11 é um ETF (fundo de índice) que segue o IMA-B, um índice composto por títulos públicos vinculados à variação da inflação e pode ser um ativo ideal para o investidor se proteger em momentos de alta de preços. Mas será um bom investimento? Ele representa a compra simultânea de todos os títulos que compõem o índice, representando diversificação em um único ativo, mas será que vale a pena agora?
O IMAB11 é o tema deste artigo no sentido de esclarecer o que ele é e o que é um ETF, mas fique atento à metodologia que utilizamos para investir e fazer trades com ativos negociados em bolsa, o Raio X Preditivo. Através do Raio X Preditivo, conseguimos definir qual o posicionamento dos big players no mercado e, através da observação do volume, definir os momentos ideias de comprar e vender qualquer ETF, ação, FII, criptomoeda ou o que quer que seja que esteja sendo negociado no mercado.
- O que é o IMAB11
- O que é um fundo de índice (EFT)
- É vantajoso investir em IMAB11?
- Uma estratégia para investir em IMAB11
- Ficou interessado? Veja as taxas e impostos
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar você com IMAB11
- Como comprar IMAB11
- Conclusão
1. O QUE É O IMAB11?
O IMAB11 é um ETF (Exchange Traded Fund ou Fundo de Índice). Os fundos de índice podem acompanhar um índice que inclui diversos ativos ou ainda um índice que inclui um único ativo, a exemplo do GOLD11 que nos traz a variação do ouro.
O IMAB11 é uma seleção de títulos de Tesouro reunidos em um só fundo de investimento. Sua taxa de administração é de 0,25% ao ano, com aplicação mínima de R$100,00. O Imposto de Renda é de 15% sobre o ganho de capital para qualquer período de investimento, sem IOF e come cotas. Quer dizer, você só paga 15% sobre o lucro, quando vender suas cotas (se houver lucro, é claro).
O IMAB11 replica o índice IMA-B, um índice teórico calculado pela Anbima, composto por NTN-Bs (títulos públicos com rentabilidade vinculada à variação da inflação mais uma taxa de juros definida no momento da compra) emitidas pelo governo brasileiro. Esses NTN-Bs também são conhecidos como “Tesouro IPCA”. O peso de cada título no índice é definido pelo volume de cada ativo disponível no mercado.
A grande vantagem é que, comprando uma única cota (ou várias cotas) você está investindo em todas NTN-Bs do índice e não precisa se preocupar em selecionar cada NTN-B individualmente, rebalancear a carteira e reinvestir os cupons.
Pra investir nesse ETF é o mesmo que comprar ações e é possível através de qualquer corretora de valores. Não existe tempo mínimo de investimento: trata-se de fundo negociado em bolsa. Quer dizer: você pode vender suas cotas a qualquer momento.
Apesar de estarmos falando de um ETF que é ancorado em títulos públicos, os Tesouro IPCA ou NTN-B são sujeitos sim à volatilidade. Portanto, há risco relacionado à variação de preço dos títulos públicos federais.
- Data de início: 17/05/2019
- Benchmark: IMA-B
- Taxa de Administração: 0,25% ao ano
- Administrador: Itaú Unibanco S.A.
- Gestor: Itaú Unibanco S.A.
- Custodiante: Itaú Unibanco S.A
- Código de Negociação: IMAB11
Critérios de formação do IMA-B
O IMAB11 segue o IMA-B e portanto, vai comprar títulos que fazem parte desse índice na mesma proporção. Assim, convém sabermos quais os critérios para formação do índice que o ETF segue:
- A carteira do índice IMA-B é composta por Notas do Tesouro Nacional — Série B (NTN-Bs). A NTN-B é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é indexada ao IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais uma taxa anual pactuada no momento da compra.
- O índice IMA-B é subdividido em dois índices – IMA-B5 e IMA-B5+. O índice IMA-B5 considera somente os títulos NTN-Bs com vencimento de até 5 anos e o índice IMA-B5+ considera somente os títulos NTN-Bs com vencimentos a partir de 5 anos.
- A carteira teórica do índice é revista mensalmente. O período de vigência da carteira é do dia 16 de cada mês até o dia 15 do mês imediatamente posterior. Quando tais datas não caem em dias úteis, as vigências são postergadas para o primeiro dia útil posterior. O rebalanceamento ocorre após o cálculo do resultado do último dia de vigência da carteira teórica.
- Para a determinação das quantidades teóricas, são utilizadas as quantidades em mercado dos três dias úteis anteriores à data de rebalanceamento da carteira teórica.
Os títulos não são elegíveis quando:
- Títulos com prazo para vencimento inferior a um mês — cujo vencimento se daria ao longo do período de vigência da carteira teórica;
- Títulos que só tenham sido colocados de maneira direta, sem oferta pública;
- Títulos com uma única colocação por meio de oferta pública (novos vencimentos colocados no mercado depois de maio/2010 entrarão imediatamente para o índice. Entretanto, caso não haja nova colocação nos três meses seguintes, eles serão retirados do índice até que a Secretaria do Tesouro Nacional efetive a segunda colocação, via oferta pública);
- Novos vencimentos colocados em mercado nos dois últimos dias úteis anteriores à data de rebalanceamento da carteira teórica.
2. O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE
O ETF também é conhecido como fundo de índice. Trata-se de um fundo de investimento cuja estratégia é replicar um índice do mercado financeiro. Dessa maneira, é uma modalidade coletiva, com uma gestão profissional que se responsabiliza pela alocação de recursos e movimenta os ativos.
Um fundo de índice (ETF) é um ativo que replica um índice da bolsa de valores, deste ou até mesmo de mercados estrangeiros. Não precisa nem ser um índice oficial. Por exemplo, recentemente foi criado o ETF GURU11, que acompanha as carteiras dos fundos de ações brasileiros com melhor desempenho.
Possivelmente, o mais conhecido por estas bandas seja mesmo o BOVA11. Ele segue o sobe e desce do Ibovespa. Digamos que você queira, como investidor, seguir o índice. Com tal ETF, não é preciso comprar as ações de dúzias de empresas (atualmente o número de componentes do Ibovespa flutua próximo de 100). Basta comprar alguns BOVA11, um número adequado com seu poder financeiro e capacidade de risco.
E para fazer isso é tão simples como comprar ações: você usa o home broker ou plataforma gráfica de negociação, o imposto de renda é parecido (embora não haja isenção para meses com vendas inferiores a R$ 20 mil). Há uma taxa de administração para o fundo de índice. De resto, dá para dizer que é igual, na prática.
Embora o ETF seja formado por ações de empresas, ele não paga dividendos. Qualquer dividendo pago pelas ações que o fundo possui são transferidos para o próprio fundo. É quase o mesmo que você tivesse reinvestido os dividendos, caso você comprasse as ações diretamente.
Outra característica importante é que os ETFs têm sempre uma empresa gestora. O BOVA11, que usamos como exemplo, é de responsabilidade da Black Rock. O IMAB11, que é o tema deste artigo, por sua vez, tem gestão da Investo.
Alguns exemplos de ETV:
- IDIV11: que reproduz o índice IDIV da B3, das empresas que pagam os melhores dividendos
- BOVA11: reproduz o Ibovespa
- IVBB11: reproduz o S&P500 (as 500 maiores empresas da bolsa de valores dos Estados Unidos)
- SMAL11: reproduz o índice que inclui o desempenho de 100 empresas de baixa capitalização mas com boa negociação na bolsa (small caps)
- GOLD11: reproduz a variação do ouro
- XINA11: acompanha o índice MSCI China, que é composto por empresas chinesas de grande e médio porte listadas em todos os mercados incluindo China A-shares, B shares, H-shares, Red Chips, P chips, e listagens estrangeiras como por exemplo ADRs no NYSE.
- HASH11: reproduz um índice que inclui uma cesta de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, além de muitas outras
- GURU11: acompanha as carteiras dos fundos de ações com melhor desempenho nos anos recentes
Finalmente, fiquemos com a definição da própria bolsa, a B3, sobre o que é um ETF:
“O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência. Como índice de referência do ETF de Ações admite-se qualquer índice de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (…). As cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações. Ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que as comprar separadamente no mercado. Dessa forma, o ETF pode proporcionar mais rapidez e eficiência no momento de diversificar seus investimentos. ”
Quem são as entidades envolvidas em um ETF
- Gestora: A gestora é a empresa responsável pela gestão do fundo, implementando a estratégia específica na seleção e negociação dos ativos. Para tanto, são previstas diversas regras no regulamento do fundo de investimento. A atuação nos fundos pode acontecer de duas maneiras: ativa ou passiva. Na primeira, eles buscam superar o benchmark do mercado. Na segunda, a ideia é apenas replicar ou acompanhar o desempenho de um determinado indicador. Logo, o ETF tem gestão passiva.
- Distribuidor: O distribuidor do fundo é o responsável pela distribuição das cotas aos interessados. Assim, podem ser corretoras, bancos de investimentos, instituições financeiras, entre outros.
- Cotista: Como o investimento no ETF é feito por meio da aquisição de cotas, o investidor que fez o aporte é conhecido como cotista. Assim, ele passará a ter obrigações e direitos previstos na documentação do fundo.
- Formador de mercado: Atua fornecendo lances de compra e venda alinhados ao mercado de cada ativo negociado. Para tanto, ele se compromete com a cotação contínua dos preços para viabilizar a compra e a venda entre investidores. Isso garante liquidez e profundidade ao mercado financeiro. No caso do IMAB11, o formador é a empresa Credit Suisse (Brasil) S.A Corretor de Títulos e Valores Mobiliários.
- Custodiante: Os ativos que compõem o ETF não são repassados diretamente ao investidor. Portanto, eles devem permanecer alocados de maneira segura. Isso é feito com intermédio da instituição custodiante. Ela é a responsável por fazer o registro e a custódia dos ativos, assim como realizar a liquidação. Logo, é a custodiante que tratará dos recebimentos e pagamentos realizados diante das movimentações do portfólio. Vale destacar que a custodiante deve ser autorizada pela CVM. Isso visa aumentar a segurança do processo para todos os envolvidos, pois a instituição também atuará garantindo que as operações serão feitas seguindo as diretrizes estabelecidas.
3. É VANTAJOSO INVESTIR EM IMAB11?
Conheça as vantagens de investir em IMAB11:
- A negociação é como se fosse a negociação de uma ação. Na verdade, você está negociando diversos títulos do Tesouro Direto (indiretamente) de uma vez só, mas com um único ativo
- Segurança: qualquer ETF precisa ter uma gestora conhecida e uma administradora. As duas estão sob a atenção da CVM, da Anbima e de uma empresa independente, que faz a auditoria
- Declaração do imposto: similar ao das ações. Mas sem isenção para meses cujas vendas foram inferiores a R$ 20 mil
- Alta liquidez: quer se desfazer de suas ETFs? Sem problema, o mercado para as melhores ETFs sempre tem ofertas de compra. Quer comprar? Sempre haverá ofertas de venda disponíveis. Para os volumes negociados pelas pessoas físicas, dificilmente haverá problemas nesse sentido
- Diversificação: mesmo que você tenha apenas R$ 1000 para investir você facilmente diversifica usando um único ativo para isso
Desvantagens:
- O IMAB11 é renda variável. De fato, os títulos NTN-B (Tesouro IPCA) são os que mais flutuam no Tesouro Direto. Mesmo com a diversificação intrínseca do índice, haverá momentos em que boa parte delas oscilará com força, seja para baixo, seja para cima. É preciso saber o momento certo de comprar e vender e, para investimentos de longo prazo, saber se é favorável ou não entrar no investimento naquele momento
- Taxa de Administração: ETFs sempre têm taxa de administração. O IMAB11 tem uma taxa de 0,25% ao ano sobre o valor investido. Cada gestora de ETFs tem um regime diferente de cobrança. Essa taxa varia de ativo para ativo e de gestora para gestora.
4. QUAIS TÍTULOS FAZEM PARTE DO IMAB11
Essa composição varia ao longo do tempo, mas, para o momento, a composição é a seguinte:
Título | Data de Vencimento | Quantidade Teórica | Participação (%) |
NTN-B | 15/08/2024 | 0,26 | 12,95 |
NTN-B | 15/05/2023 | 0,23 | 11,33 |
NTN-B | 15/08/2022 | 0,22 | 10,58 |
NTN-B | 15/08/2050 | 0,21 | 10,50 |
NTN-B | 15/08/2026 | 0,17 | 8,62 |
NTN-B | 15/08/2030 | 0,14 | 7,19 |
NTN-B | 15/05/2055 | 0,13 | 6,74 |
NTN-B | 15/05/2035 | 0,13 | 6,72 |
NTN-B | 15/05/2025 | 0,13 | 6,56 |
NTN-B | 15/05/2045 | 0,12 | 6,22 |
NTN-B | 15/08/2028 | 0,1 | 5,24 |
NTN-B | 15/08/2040 | 0,09 | 4,55 |
NTN-B | 15/05/2027 | 0,03 | 1,56 |
NTN-B | 15/08/2032 | 0,01 | 0,68 |
NTN-B | 15/08/2060 | 0 | 0,47 |
5. FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR IMAB11
As taxas são as seguintes:
- Taxa da gestora: 0,25% ao ano sobre o valor investido.
- Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa.
- Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras.
- ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre.
- Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo.
6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM IMAB11
Você já reparou que muitas vezes quando o mercado está em euforia e estão entrando cada vez mais pessoas em um investimento, logo depois acontece uma forte queda?
Foi assim em 2008 – antes da crise do subprime – e também foi assim em 2020 – antes da crise do coronavírus.
E poderíamos relatar diversas outras crises em que o preço dos ativos apresentou comportamento similar.
Essa empolgação do mercado poderia ser medida tanto pelos preços cada vez mais altos, chamando os eufóricos para entrar no mercado, crentes de que a coisa iria subir e nunca mais cair quanto pelo volume, muito elevado. Volume elevado só acontece com participação institucional. E, nessas altas fortes, eles costumam distribuir ativos. Distribuem (vendem) a um preço alto os ativos que compraram a um preço barato na tendência de queda anterior.
E, de repente, quando a demanda seca, quando todos já compraram tudo o que podiam, esses mesmos participantes fortes começam a vender, agredindo ordens de compra cada vez mais baixas. O preço começa a cair. É, então, que o pânico se instala no mercado. Quem comprou mais acima, começa a vender, com medo de perder mais. E o aumento da oferta acelera a queda. Nesse instante, o big player começa discretamente a comprar, absorvendo as ofertas de venda… fazendo “o favor” de ficar com aqueles ativos que ninguém quer mais porque vai “derreter”…
E os big players começam a acumular. E acumulam até esgotar a oferta. Quando, fazendo o processo inverso, iniciarão uma nova tendência de alta. E assim por diante. Assim funcionam os mercados.
O Raio X Preditivo, ciente disso, usa o volume financeiro para detectar a atuação desses investidores institucionais, os big players. Para o Raio X Preditivo, o volume é a CAUSA dos movimentos de preço. O movimento de preço é apenas o EFEITO da atuação dos institucionais, que controlam o volume de negócios através de ferramentas tecnológicas de última geração (robôs HFT e outros) e através de dirigentes altamente informados e preparados.
O Raio X Preditivo coloca as intenções e as posições desses participantes fortes a seu favor no sentido de encontrar regiões saudáveis de trade, com boa assimetria de risco. Boa assimetria de risco é: se eu perder no trade ou no investimento, eu perco pouco. Se eu ganhar, ganho muito.
7. COMO COMPRAR IMAB11
Nos dias de hoje é bem fácil comprar IMAB11, bem como qualquer outro ativo da bolsa de valores. Pelo celular ou computador você consegue abrir uma conta em uma corretora de valores e já depositar o dinheiro que pretende usar para investimentos.
Mas é importante antes de começar a comprar e vender, buscar o conhecimento adequado. Recomendamos o Raio X Preditivo, que pauta conceitos baseados na leitura do volume de negócios. Comece a comprar IMAB11 só depois de fazer o curso.
8. CONCLUSÃO
Claro que podemos imaginar que IMAB11, por estar atrelado a títulos públicos federais, é mais estável. Mas não esqueça que o valor dos títulos dos NTN-B (Tesouro IPCA) flutua sim, ao sabor das altas e baixas da Selic, e essas variações podem ser representativas. Portanto, é necessário, antes de investir, estar amparado em uma metodologia que indique o que os investidores com mais recursos financeiros, estratégicos, de informação estão fazendo. No Raio X Preditivo, acompanhamos os rastros desses participantes fortes através da análise do volume, que aponta pontos seguros de entrada, seja para investimento de longo prazo seja para trades rápidos.