O fundo de investimento imobiliário (FII) LVBI11 é um investimento SÓLIDO E SEGURO. Porém, esta é a MINHA opinião. Não se fie na opinião alheia para investir. Aprenda um método que vai lhe dar mais segurança em suas decisões
O fundo de investimento imobiliário LVBI11 é um FII que tem primazia em galpões logísticos. Isto é, ele possui galpões logísticos, os aluga e distribui esses alugueis aos investidores que têm cotas desse fundo. Para MIM, na MINHA opinião, se trata de um investimento seguro e sólido. Mas, se você é um investidor responsável, JAMAIS confiará na opinião alheia para tomar suas decisões. Além de analisar os dados do fundo – portfólio, ocupação, inadimplência e muito mais -, vai querer saber o que os grandes investidores estão fazendo.
Sim, porque esses investidores institucionais jamais entram para perder em investimentos e, dado o volume de suas posições, são muito criteriosos em suas decisões. E mais: pelo mesmo motivo, pelo volume de suas posições, acabam influenciando o preço dos ativos da bolsa. Inclusive do LVBI11. Por isso, o LVBI11 é o tema deste artigo, mas também a metodologia que tem revolucionado o mercado de trade e investimento de varejo no Brasil, o Raio X Preditivo. O Raio X Preditivo analisa o mercado a partir do comportamento institucional, usando o volume de negócios para entende o posicionamento desses participantes fortes que influenciam o preço.
- O que é um fundo de investimento imobiliário (FII)?
- O que é o fundo de investimento imobiliário (FII) LVBI11?
- FII LVBI11: onde e como é negociado
- Formas de ganhar com o fundo de investimento imobiliário LVBI11
- Investir ou não investir no FII LVBI11: que decisão tomar?
- Ficou interessado no FII LVBI11? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar com o FII LVBI11
- Como faço pra comprar FII LVBI11?
- Conclusão sobre o fundo de investimento imobiliário FII LVBI11
1. O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
O Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido pela sigla FII, possibilita aplicar em vários setores do mercado imobiliário. É possível investir desde imóveis físicos, como em títulos de crédito e até mesmo em cotas de outros fundos imobiliários (fundos de fundos).
Investindo em um FII, é possível ter um rendimento mensal. A propósito, esse é o foco de muitos investidores quando passam a ter FIIs dentre seus investimentos. Rendimento esse que vem de aluguéis de imóveis que o fundo administra ou dos juros provenientes dos títulos. Existe também a possibilidade do rendimento vir da venda de imóveis, bem como da venda títulos e da venda cotas de outros fundos (uma curiosidade aqui é que se o FII investe em outros fundos, esses fundos por sua vez, pagam rendimentos, ao seu FII).
São várias as vantagens de investir em FIIs. É a porta por onde passam cada vez mais investidores que decidem entrar no mercado imobiliário atualmente.
Vamos imaginar como seria a compra de um imóvel: a procura por um imóvel que supostamente te trará algum retorno, o processo da compra, a burocracia, os tributos, impostos, diferentes locatários, manutenção, inadimplência. Além do que, imóveis são caros e nesse caso você terá que empenhar boa parte das suas economias de uma vez só, e não poderá mais contar com esse dinheiro por um bom tempo.
A liquidez e a diversificação são fatores importantes para considerar nesse momento. Falando de liquidez, no caso da compra do imóvel, ela simplesmente não existe. Se a escolha do local não foi boa ou se precisar levantar o dinheiro e você decidir vendê-lo, saiba que isso pode levar algum tempo, e nem sempre conseguirá o preço desejado no negócio. Lembrando que tudo isso pode acontecer com um único imóvel. Não seria mais interessante aplicar seu dinheiro em vários imóveis, podendo inclusive investir uma parte menor dele nesse mercado de risco? É o caso do FII, em que a compra pode ser feita com preços tão pequenos quanto R$ 100,00 aproximadamente, dependendo do valor da cota.
A gestão dos fundos é feita por uma administradora especializada, portanto a parte trabalhosa fica toda por conta dela. Porém, você não participa da administração dos imóveis.
O rendimento dos aluguéis e juros dos títulos não é a única maneira de lucrar com os FIIs. A venda das cotas, caso elas valorizem, também é uma fonte de renda desse tipo de investimento. As cotas são negociadas na bolsa de valores, assim como as empresas de capital aberto.
Mas devo alertar que investir em FII é também investir em renda variável. Sendo assim, as cotas podem desvalorizar. Portanto recomendamos que tenha cuidado antes de decidir. Na minha opinião, o LVBI11 é sólido e seguro, mas você deve avaliar se é uma boa opção de investimento, e só você pode tomar a decisão de comprar ou não esse ativo, sem a interferência de outras pessoas em seus planos. Fique atento à dados como taxa de ocupação e inadimplência (no caso de um fundo de tijolo), e grau de risco dos títulos (caso seja um fundo de papel), além de outros detalhes.
Por todos esses motivos, recomendamos que você busque conhecimento para te ajudar na escolha do investimento que melhor preencha seus objetivos. Através de uma metodologia especialista no comportamento dos investidores institucionais (conhecidos também como Big Players), o Raio X Preditivo pode te ajudar nisso. Os Big Players só entram em investimentos que possam render muito futuramente, por isso essa metodologia os acompanha.
Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)
O LVBI11 é um fundo do tipo tijolo, investindo sobretudo em galpões logísticos.
Veja quais são os tipos de FII:
- Fundos de renda: os gestores compram ou constroem os imóveis que serão alugados (shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, hospitais, escolas, universidades, hotéis, residenciais e até cemitérios! E cada um desses é uma divisão em outras subcategorias). Diversos fundos de renda também se enquadram no tipo chamado de “fundo tijolo”
- Fundos de compra e venda: são FIIs que visam a compra de imóveis quando estão baratos e a venda quando valorizam. Por esse motivo, são considerados mais arriscados, porém, caso ocorram ganhos, eles são expressivos
- Fundos de desenvolvimento: são fundos que partem da compra de terrenos para a futura construção de grandes empreendimentos, porém dado os riscos de embargo de obras e outras eventualidades também são considerados de maior risco
- Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: este se parece mais com um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro ao mercado imobiliário, para, ao final, receber o dinheiro de volta com juros
- Fundos de fundos: os fundos de fundos, como o nome indica, são um mix de diversos outros fundos imobiliários e são uma forma de diversificar investindo em apenas um ativo
- Fundos tijolo: eles se misturam ao conceito de fundos de renda, pois, como o nome indica, se referem a imóveis propriamente ditos. Tem por objetivo o recebimento de aluguel e a valorização dos imóveis e, por consequência, das cotas individualmente
- Fundos híbridos: fundos que misturam todas essas categorias, apresentando uma grande flexibilidade de diversificação
2. O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) LVBI11
LVBI11 – FII Gestão Passiva De Segmento Logística – pode ser considerado como um fundo tijolo. Ele investe em imóveis físicos. Seu foco são galpões logísticos: a ideia é comprar ou construir tendo por objetivo alugar e gerar uma renda mensal. A gestão é passiva e ele. O fundo, desde 2018, funciona como condomínio fechado e seu prazo de duração é indeterminado.
O regulamento do fundo prevê que dois terços dos recursos devem estar diretamente em imóveis ou direitos reais sobre imóveis do segmento logístico ou industrial. Mas essa parte também pode estar indiretamente em ações ou cotas de sociedades de propósito específico, cotas de fundos imobiliários e cotas de Fundos de Investimento em Participações.
Os rendimentos do fundo são pagos em, no mínimo, 95% dos resultados obtidos, mensalmente, até o 5º dia útil do mês seguinte ao do recebimento dos recursos.
Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) LVBI11
O LVBI11 é administrado pela Btg Pactual Serviços Financeiros S.A. Dtvm, instituição financeira com sede na cidade do Rio de Janeiro.
Portfólio do LVBI11
Conheça os imóveis que fazem parte do LVBI11:
- ATIVO ARATU
Endereço: Via Centro, S/N
Bairro: CIA SUL
Cidade: Simões Filho – BA
Área Bruta Locável: 70.387,00 m2
- ATIVO ARAUCÁRIA
Endereço: R. Pedro de Alcântara Meira, 1001
Bairro: Fazenda Velha
Cidade: Araucária – PR
Área Bruta Locável: 42.697,00 m2
- ATIVO BETIM
Endereço: Avenida Juiz Marco Tulio Isaac, nº 7.001
Bairro: Vila Cristina
Cidade: Betim – MG
Área Bruta Locável: 33.502,00 m2
- ATIVO CAJAMAR
Endereço: Rodovia Anhanguera, km 43
Bairro: N/A
Cidade: Cajamar – SP
Área Bruta Locável: 35.690,00 m2
- ATIVO ITAPEVI
Endereço: Av Portugal, 400
Bairro: Jardim Nova Itapevi
Cidade: Itapevi – SP
Área Bruta Locável: 34.922,00 m2
- ATIVO JANDIRA
Endereço: Estrada dos Alpes, nº 4.785
Bairro: N/A
Cidade: Jandira – SP
Área Bruta Locável: 45.634,00 m2
- ATIVO MAUÁ
Endereço: Avenida Papa João XXII
Bairro:
Cidade: Mauá – SP
Área Bruta Locável: 29.718,00 m2
- ATIVO PIRITUBA
Endereço: Av. Mutinga, 4935
Bairro: Vila Jaguara
Cidade: São Paulo – SP
Área Bruta Locável: 12.340,00 m2
- GALPÃO – EXTREMA
Endereço: Rodovia Fernão Dias, KM 947,5
Bairro:
Cidade: Extrema – MG
Área Bruta Locável: 121.611,00 m2
- GALPÃO – GUARULHOS
Endereço: Rua Manoel Borba Gato 100
Bairro: Vila Saiago
Cidade: Guarulhos – SP
Área Bruta Locável: 24.415,99 m2
3. FII LVBI11: ONDE E COMO É NEGOCIADO
Investir em FIIs é a forma mais simples de entrar no mercado imobiliário.
Se você comprasse um imóvel e ele te desse mais problemas do que soluções, você se sentiria culpado por isso até conseguir vendê-lo. Já os FIIs são escolhidos pelas administradoras especializadas, diminuindo muito o risco do seu investimento não sair bem como você imaginava. Você pode adquirir as cotas dos FIIs direto na bolsa de valores, no conforto do seu escritório ou sua da casa usando um computador, ou até mesmo na comodidade do seu celular.
Apesar da simplicidade, na bolsa de valores estão os participantes mais fortes e competitivos do mercado, os Big Players.
Quando o preço cai e muitos vendem seus ativos no momento de desespero, os big players se posicionam para aproveitar a liquidez e comprar grandes quantias. E no momento do pico de preço são eles que vendem enquanto todos estão eufóricos.
Também são os Big Players que têm alta capacidade financeira para operar, além de vantagens tecnológicas e colaboradores preparados para entrar nas operações certas.
No Raio X Preditivo acompanhamos a participação desses investidores através da observação do volume de negócios. É importante ficar de olho na atuação dos Big Players, pois costumam estar nas regiões mais vantajosas para compra ou venda de ativos.
4. FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO LVBI11
Há várias maneiras de se ganhar dinheiro com FIIs como o LVBI11 com destaque para duas:
Trade com LVBI11
No trade a ideia é comprar para vender em seguida. O prazo da venda varia de acordo com a modalidade da operação. O day trade é a operação que começa hoje e termina hoje mesmo. Já no swing trade, a operação normalmente dura mais de dois dias. E o position trade é a operação de mais de duas semanas. Além dessas, existe a venda descoberta que pode ser feita mediante o aluguel dos ativos. Nesse caso o trader não tem os ativos, mas ele pode vendê-los e quando o preço cair comprá-los novamente. Após a operação, o trader devolve os ativos ao investidor original, paga o aluguel e fica com o valor que sobrar que é o lucro. Isso se o preço do ativo não subir, caso suba o trader irá amargar um prejuízo.
Ganhar dividendos com LVBI11
O investidor que foca no longo prazo é o que se interessa muito por FII. Esse perfil gosta de acumular o rendimento dos FIIs para ter uma renda mensal, e principalmente para usar essa renda na compra de mais ativos quando o preço cai. É o tipo que aproveita a oportunidade de preço, definitivamente não é o time do desespero.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII LVBI11: QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos em ‘investir’ devemos pensar que é nosso dinheiro que está no centro do assunto, seja qual for a origem dele. Pode ter sido economizado por anos, pode ser uma herança, resultado da venda de algum bem, entre outros.
A partir do momento que você investe seu capital na bolsa deverá ficar atento ao cenário econômico em geral, mas na verdade o futuro nesse ambiente é imprevisível.
Fatores externos podem movimentar o cenário de maneira repentina, mas o dia a dia do mercado é feito de grandes movimentações de poucos. São os investidores institucionais, capazes de fazer o preço do ativo mudar em questão de segundos em qualquer cenário, que devem ser observados.
Recomendamos que leve em conta o comportamento dos big players, mas para isso vai precisar entender como trilhar esse caminho. O Raio X Preditivo dispõe de conceitos e ferramentas, cujo principal tema de estudo é o volume de negócios. Podemos dizer que o volume é o rastro que os big players deixam, e pode revelar em quais regiões pretendem operar.
6. FICOU INTERESSADO NO FII LVBI11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR
- Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos
- Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam
- ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista
- Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas
- Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais
Taxas do FII LVBI11
- A taxa de administração do LVBI11 é entre 0,10 e 0,20% ao ano sobre patrimônio líquido com mínimo de R$ 25.000,00 mensais corrigido pelo IGPM.
- Gestão: entre 0,80 e 1,05% ao ano sobre patrimônio líquido.
- Escrituração: 0,05% ao ano sobre patrimônio líquido com mínimo de R$ 25.000,00 mensais corrigido pelo IGPM. Quanto maior valor do patrimônio menor o percentual das taxas.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII LVBI11
Ainda é comum encontrar traders que operam e ensinam estratégias baseadas no preço, sugerindo recursos ultrapassados da clássica análise técnica.
Mas o preço é a consequência do que faz com que ele chegue nessa ou naquela posição. O que determina o preço é o volume. Logo o preço é a causa e o efeito é o volume. O volume é o combustível para que o preço suba ou caia. Esse tipo de ponto de vista é a Nova Análise Técnica.
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica, e nela você poderá encontrar conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume.
Acompanhar e entender o volume nos ajuda a decidir qual o melhor momento de entrar em uma operação na bolsa de valores, nos antecipando aos movimentos relevantes do mercado e percebendo como os investidores institucionais atuam.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR FII LVBI11
Depois de ver as vantagens das cotas de FII dá até pra pensar em entrar no mercado imobiliário. Para começar é bem fácil e você faz tudo pela internet, sem depender de imobiliárias, corretores, documentos, taxas e outras providências que a tradicional compra de um imóvel demanda.
Comprar LVBI11 é bem rápido e simples:
- Você precisará abrir uma conta na corretora de valores de sua preferência
- Transfira o dinheiro que pretende utilizar nas negociações
- Na própria corretora, escolha uma plataforma de negociação para poder abrir a ordem de compra
Mas sempre esteja ciente de que você está investindo em renda variável. Nem tudo é simples como parece. Vamos imaginar que você comprou um ativo e ele está indo bem na bolsa, e você fica empolgado. Essa é uma sensação perigosa, pois quando os iniciantes estão empolgados é bem provável que a bolsa venha a cair.
Falo isso porque essa empolgação pode te levar a comprar mais desse ativo, e esse momento pode ser um topo de preço. Esteja preparado para ver ele cair, caso não esteja vai querer vendê-lo no fundo por não aguentar mais ‘perder dinheiro’. E, não poucas vezes, quem tem esse comportamento, acaba vendo, em seguida, o preço do ativo voltar a subir.
Para evitar esse tipo de situação, invista em conhecimento de qualidade para que você tenha condições de tomar as melhores decisões no mercado financeiro. Sugerimos o treinamento Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) LVBI11
Como sempre, a minha opinião sobre o investimento no LVBI11 jamais deve ser suficiente para que você tome sua decisão. Do mesmo modo, você não pode simplesmente decidir investir em um ativo porque basta clicar num botão da plataforma de sua corretora para adquiri-lo. Você precisa analisar as características do fundo, seu portfólio, bem como a ocupação (está totalmente ocupado ou quase?; há alguma chance de os locatários deixarem os imóveis?; os imóveis estão em boas condições de manutenção?) e a taxa de inadimplência. Essas informações são divulgadas periódica e obrigatoriamente pela administradora. Porém, os big players costumam se antecipar à divulgação pública dessas informações e, se fizermos a leitura correta do volume de negociações, podemos ler suas atuações, maximizar lucros e evitar perdas. Nesse sentido, na leitura do volume de negociações, o Raio X Preditivo é especialista, dando base segura, com boa assimetria de risco.