Investir em imóveis nunca foi tão fácil como com o fundo de investimento imobiliário KNCR11 e outros FIIs do mercado. Mas você precisa saber o que os grandes investidores estão fazendo através do Raio X Preditivo
O fundo de investimento imobiliário KNCR11 é um FII que posiciona seu capital em crédito imobiliário, sobretudo Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e também, em menor monta, LCIs (Letra de Crédito Imobiliário). Do mesmo modo que outros FIIs, é está presente na bolsa, sendo negociado do mesmo modo que negociamos ações, e ele pode trazer um rendimento periódico ao investidor. Simultaneamente, as cotas podem aumentar de valor e trazer lucro no momento da venda.
O fundo de investimento imobiliário KNCR11, afinal, é bom para investir? Nesse sentido, além de apresentar o fundo de investimento imobiliário KNCR11, quero, neste artigo, trazer a metodologia Raio X Preditivo que pode servir na tomada de decisão. O Raio X Preditivo analisa o comportamento dos grandes investidores institucionais através do volume de negócios e determina os melhores momentos para entrar e sair de qualquer investimento de ativos negociados em bolsa, inclusive neste papel em questão.
- O que é um fundo de investimento imobiliário (FII)?
- O que é o fundo de investimento imobiliário (FII) KNCR11?
- FII KNCR11: onde e como é negociado
- Formas de ganhar com o fundo de investimento imobiliário KNCR11
- Investir ou não investir no FII KNCR11: que decisão tomar?
- Ficou interessado no FII KNCR11? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar com o FII KNCR11
- Como faço pra comprar FII KNCR11?
- Conclusão sobre o fundo de investimento imobiliário FII KNCR11
1. O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
O fundo de investimento imobiliário (FIII) KNCR11 é formado por um grande número de cotas que são compradas pelos investidores, formando assim um “condomínio” de investidores. O capital arrecadado pode ser usado para compra ou construção de imóveis que gerarão renda a partir de seu aluguel ou arrendamento. Ou, então, e este é o caso do KNCR11, serão comprados certificados de crédito e o fundo será remunerado não por aluguéis, mas pelos juros pagos pelos certificados.
Os que investem em imóveis são os fundos tijolo e os que investem em certificados são os fundos papel.
Os investidores, individualmente, compram uma certa quantidade de cotas. As cotas seriam para o fundo o que as ações seriam para uma empresa negociada na bolsa. As cotas, inclusive, são negociadas na bolsa da mesma forma que ações.
Com o dinheiro levantado, o fundo compra imóveis (fundo tijolo) ou certificados de crédito (fundo papel).
Há uma diversidade de fundos, além dos que investem em certificados de crédito (caso do KNCR11).
Tem FII que investe em prédios residenciais, prédios comerciais e galpões logísticos, universidades e até hospitais e cemitérios. Se é imóvel, pode ser objeto de um FII.
Tão logo o FII tenha imóveis ou, então, certificados de crédito, vai passar a distribuir uma renda mensal a seus cotistas (se estivéssemos falando de empresas estaríamos usando a terminologia “proventos” e “acionistas”).
Mas não esqueça: FIIs, como o KNCR11, são renda variável. O valor das cotas pode subir ou cair, movimento que é fundamentado pela lei da oferta e da procura.
Assim, tome muito cuidado ao escolher tal investimento. Além de escolher FIIs sólidos e seguros, recomendamos que fundamente sua decisão usando a metodologia do Raio X Preditivo. Ela analisa o volume de negócios para detectar se há interesse institucional em qualquer ativo da bolsa de valores, inclusive o KNCR11, e se é seguro comprar, quando comprar e como comprar.
Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)
O KNCR11 é um fundo de recebíveis imobiliário ou fundo de papel – isto é, não está investindo diretamente nos imóveis, mas em títulos de crédito.
Veja quais são os tipos de FII:
- Fundos de renda: os gestores compram ou constroem os imóveis que serão alugados (shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, hospitais, escolas, universidades, hotéis, residenciais e até cemitérios! E cada um desses é uma divisão em outras subcategorias). Diversos fundos de renda também se enquadram no tipo chamado de “fundo tijolo”
- Fundos de compra e venda: são FIIs que visam a compra de imóveis quando estão baratos e a venda quando valorizam. Por esse motivo, são considerados mais arriscados, porém, caso ocorram ganhos, eles são expressivos
- Fundos de desenvolvimento: são fundos que partem da compra de terrenos para a futura construção de grandes empreendimentos, porém dado os riscos de embargo de obras e outras eventualidades também são considerados de maior risco
- Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: este se parece mais com um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro ao mercado imobiliário, para, ao final, receber o dinheiro de volta com juros
- Fundos de fundos: os fundos de fundos, como o nome indica, são um mix de diversos outros fundos imobiliários e são uma forma de diversificar investindo em apenas um ativo
- Fundos tijolo: eles se misturam ao conceito de fundos de renda, pois, como o nome indica, se referem a imóveis propriamente ditos. Tem por objetivo o recebimento de aluguel e a valorização dos imóveis e, por consequência, das cotas individualmente
2. O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) KNCR11
O KNCR11 (FII Kinea Rendimentos Imobiliários) é um fundo de investimento imobiliário que pode ser classificado como “fundo de papel”.
Seus recursos financeiro são usados na aplicação em títulos de crédito.
A maior parte da alocação do KNCR11 está em certificados de recebíveis imobiliário (CRIs).
O KNCR11 existe desde 2012 e, atualmente, inclui Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH) e outros em sua carteira.
As cotas são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, sob o ticker KNCR11.
Pelo menos 95% dos rendimentos do KNCR11 são distribuídos aos cotistas até o nono dia útil do mês seguinte em que eles forem obtidos pelo fundo.
Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) KNCR11
A administração do KNCR11 é de responsabilidade da Intrag Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA., empresa sediada em São Paulo.
3. FII KNCR11: ONDE E COMO É NEGOCIADO
Como outros ativos da renda variável, o FII KNCR11 está em negociação na bolsa de valores brasileira. Na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, atualmente, a compra e a venda de ativos é totalmente eletrônica na Plataforma Unificada Multiativo (PUMA).
Nesse ambiente, qualquer um com uma conta em uma corretora de valores consegue, através dos FIIs, entrar no mercado imobiliário: é fácil comprar e vender FIIs com um rápido clique de mouse.
Mas não se engane: a renda variável é um dos mercados mais competitivos. Trata-se de um mercado com a presença dos grandes players institucionais, que estão prontos para lucrar a partir dos menores desequilíbrios que aconteçam naturalmente ou que eles mesmos consigam provocar.
Esses institucionais possuem capacidades financeiras, tecnológicas e de pessoal (dirigentes e colaboradores altamente preparados) que os auxiliam a dominar o mercado. Geralmente o varejo vai na contramão desses participantes, comprando quando eles estão distribuindo a um preço caro e vendendo quando eles estão acumulando a um preço que julgam barato.
Para acompanhar esses big players, o Raio X Preditivo usa precisas análise de volume que detectam os comportamentos desses participantes fortes, apontando quais são os ativos ideais para investir, quando e como, juntamente com tais investidores institucionais.
4. FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO KNCR11
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com KNCR11 e destacamos duas delas:
Trade com KNCR11
Todos os papéis negociados na bolsa de valores podem rende lucros através do trade, da negociação.
Assim, podemos ter lucro com o trade de KNCR11, comprando e vendendo quando o preço sobe ou vendendo e recomprando quando o preço cai:
- Se o preço deve subir, fazemos uma compra. Quando o preço atinge determinado objetivo, fazemos a venda, realizando lucro. Se o preço cair, no entanto, temos perdas.
- Se preço deve cair, fazemos uma venda. É possível vender ativos que não possuímos com o recurso do aluguel desses ativos (venda a descoberto). Quando o preço cai até determinado objetivo, é feita a recompra. A diferença entre o preço de venda e de recompra é o lucro, mas se o preço subir, a recompra vai realizar prejuízo.
Ganhar dividendos com KNCR11
Os investidores, no sentido estrito do termo, estão mais interessados nos rendimentos periódicos que um FII pode dar. No caso dos FII esse rendimento deve ou deveria ser mensal, seja pelo pagamento dos juros dos certificados de crédito (FII papel), seja pelo pagamento dos aluguéis (FII tijolo).
Para o investidor interessado nos rendimentos o preço tem papel secundário. Inclusive, se o preço da cota do FII cair, ele pode vir a adquirir mais cotas, inclusive usando o dinheiro que está recebendo pelos rendimentos desse ativo.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII KNCR11: QUAL DECISÃO TOMAR?
Renda variável – e aqui devo insistir que investir em imóveis é renda variável – só deve ser uma opção para aqueles que assumem as responsabilidades sobre as próprias decisões.
É você quem deve decidir sobre seus investimentos, sem responsabilizar outras pessoas por qualquer problema que aconteça posteriormente.
Fique atento a todas as informações sobre o fundo antes de investir e também durante a vigência de seu investimento. Essas informações são mantidas no site da gestora e devem estar atualizadas de acordo com as normas do mercado.
Além disso, é muito saudável observar o comportamento dos investidores institucionais. No Raio X Preditivo, fazemos isso através da análise do volume de negócios, que denuncia o interesse ou não dos big players em um ativo, como e se estão comprando ou vendendo e se podemos confiar nessa leitura e fazer nossas entradas, seja em trades, seja em investimentos.
6. FICOU INTERESSADO NO FII KNCR11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR
- Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos
- Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam
- ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista
- Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas
- Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais
Taxas do FII KNCR11
Além disso, há as taxas cobradas pela administração do próprio fundo. A taxa de administração do KNCR11 é de 1% ao ano sobre patrimônio líquido, sendo que gestão e escrituração já estão incluídos na taxa de administração. Não há taxa de performance.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII KNCR11
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica.
A Nova Análise Técnica se caracteriza por enfatizar o volume de negócios em detrimento do preço.
Para ela, o volume é a CAUSA do movimento de preço. O preço é mero EFEITO.
Por isso, todos os conceitos do Raio X Preditivo, bem como seus indicadores, são voltados para o volume.
Como os volumes mais significativos e determinantes de um ativo são de responsabilidade dos investidores institucionais, podemos dizer que o Raio X Preditivo também é o estudo do comportamento dos big players.
Nesse sentido, os padrões usados pelo Raio X Preditivo se voltam para o comportamento institucional e como esses participantes interferem no preço.
Portanto, a ideia é fazer com que você entre em suas operações e investimentos ombro a ombro com esses participantes fortes – e não contra eles -, aumentando suas chances de lucrar.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR FII KNCR11
Além do óbvio, que é ter uma conta em uma corretora de valores e dinheiro para começar a comprar seus FIIs, o fundamental é que antes de mais nada você faça um curso sobre a realidade do mercado, que o ensine a fazer trade (mesmo que a princípio você esteja mais interessado em investir) e que lhe dê segurança sobre o que está acontecendo com o preço dos ativos a partir do volume.
Só depois disso, comece a investir. Ainda assim, a recomendação é que você treine na conta demo, que as corretoras fornecem gratuitamente. Embora seja mais fácil operar na conta demo, por não estarmos usando dinheiro de verdade, a realidade é que, se você não obtiver segurança na metodologia que estiver aprendendo, se não tiver sucesso nessa simulação, não será na conta real que terá.
9. CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) KNCR11
Os FII são uma forma simples e segura de se iniciar no mercado imobiliário, bem diferente do que é a realidade de sair por aí comprando imóveis para investir (considerando, além de tudo, que não é todo o mundo que tem dinheiro pra isso).
No entanto, trata-se de renda variável, mesmo FIIs como o KNCR11, que investem em CRI e LCI (por definição, renda fixa). O valor das cotas oscila e você deve estar atento às informações do fundo.
Outro fator importante, como vimos, é prestar atenção ao comportamento institucional, para verificar em que pé está o interesse desses participantes fortes sobre o ativo. Nesse sentido, a melhor indicação é o curso Raio X Preditivo que, através do volume, rastreia a atuação dos big players.