Com ETHE11 você investe em ethereum sem correr o risco de colocar seu dinheiro em uma exchange obscura: use este método para observar o comportamento dos big players e descobrir a melhor hora de comprar
O ETHE11 é um ETF (Exchange Traded Fund ou fundo de índice) cujo objetivo é replicar as oscilações da criptomoeda ethereum. A grande vantagem do ETHE11 é que para investir nesse ativo você não precisa colocar o seu dinheiro em alguma exchange obscura, mas pode sim fazê-lo através de sua corretora de valores preferida. Exchanges são “corretoras de criptomoedas”, mas que ainda não são nem regulamentadas e nem fiscalizadas pelas entidades de praxe do Brasil, como Anbima, CVM e outras.
O ETHE11 reproduz as oscilações do ethereum que PODE ter ainda muita valorização no futuro, dadas as caraterísticas tecnológicas das criptomoedas e dada a aceitação cada vez maior desse tipo de moeda nos ambientes virtuais e até mesmo reais. Será mesmo um bom investimento, no entanto? Neste artigo, vamos apresentar esse ativo e, sobretudo, queremos que você tenha atenção na metodologia que utilizamos para encontrar os melhores momentos para comprar e vender qualquer ativo da bolsa de valores e de outros mercados. O Raio X Preditivo segue a atuação dos big players que, através de diversos recursos – como a potência financeira, tecnológica e de recursos humanos – tiram os melhores proveitos das altas e das baixas dos mercados. Isso é feito através da leitura do rastro de volume que esses participantes fortes deixam ao longo de suas negociações que sempre envolvem uma grande quantidade de dinheiro e de ativos.
- O que é o ETHE11
- O que é um fundo de índice (EFT)
- Quais são as moedas que fazem parte do ETHE11
- É vantajoso investir em ETHE11?
- Uma estratégia para investir em ETHE11
- Ficou interessado? Veja as taxas e impostos
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar você com ETHE11
- Como comprar ETHE11
- Conclusão
1. O QUE É O ETHE11?
ETHE11 é um fundo de índice ou exchange traded fund (ETF) que reproduz as oscilações de preço da ethereum, a segunda maior criptomoeda da atualidade.
Segundo a Hashdex, gestora do ETF ETHE11:
“Além de ser o segundo maior ativo digital em valor de mercado, o Ethereum é considerado a infraestrutura do futuro digital. A blockchain Ethereum é a principal plataforma global para aplicativos descentralizados (DApps), como DEX (Decentralized Exchanges, ou corretoras descentralizadas), DeFi (Decentralized Finance, ou finanças descentralizadas), NFTs (Non-Fungible Tokens, ou tokens não fungíveis) e Web3. Criada em 2015, a rede do Ethereum apresenta crescimento exponencial em termos de desenvolvedores ativos, que atuam na criação de novos DApps, em um ciclo virtuoso: quanto mais DApps são desenvolvidos na plataforma, mais usuários são atraídos, gerando valor para os criptoativos a ela associados e incentivando a criação de novos DApps. O ETHE11 é um produto que oferece acesso ao Ethereum de forma simples, segura e regulada na Bolsa Brasileira.”
- Objetivo do produto: retornos similares em reais (R$), antes de taxas e despesas, do Nasdaq Ethereum Reference Price (NQETH)
- Política de investimento: mínimo de 95% em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Ethereum ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQETH
- Público alvo: investidores em geral que entendam os riscos envolvidos
2. O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE
Conhecido também como Fundo de Índice, o ETF (Exchange Traded Funds) é um tipo de investimento que reproduz um único índice da bolsa de valores. Esse índice pode trazer vários ativos, como o BOVA11 (com centenas de ações que compõem o Ibovespa) ou o ETHE11, que representa apenas o ethereum.
Na B3, o mais popular ETF é o BOVA11, que replica as oscilações do Ibovespa. Para investir nele, não se exige muito dinheiro para investir em um mix que inclui muitas empresas. Você pode comprar apenas o BOVA11 na quantidade que couber no seu bolso, ou melhor, na sua carteira. E você pode fazer isso através da mesma plataforma de compra de ações.
A forma de comprar é parecida e o imposto de renda também. Posso dizer que há uma diferença principal que distingue bem ações e ETFs. No caso do ETF, os dividendos não são pagos quando esse ETF envolve ações. Os dividendos, nesse caso, são assimilados pelo patrimônio do fundo, como se fosse um reinvestimento. É obrigatório que o ETF fique sob responsabilidade de uma empresa gestora que no caso do ETHE11 é a Hashdex.
Até o momento, incluindo o ETHE11, a B3 possui 64 ETFs sendo negociados.
Alguns exemplos:
- URET11: fundo de índice focado no segmento de Real Estate (fundos imobiliários americanos)
- DEFI11: ETF que dá acesso ao ecossistema DeFi
- IVBB11: reproduz o S&P500 (as 500 maiores empresas da bolsa de valores dos Estados Unidos)
- GURU11: reproduz a carteira dos fundos de ações mais rentáveis do mercado brasileiro
- GOLD11: reproduz a variação do ouro
Podemos dizer que o ETHE11 é um ETF que investe um mínimo de 95% em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Ethereum ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQETH
3. QUAIS MOEDAS FAZEM PARTE DO ETHE11
O ETHE11 representa apenas uma moeda, o ethereum.
O ethereum é o nome da rede que é uma plataforma descentralizada que executa contratos inteligentes e aplicações descentralizadas através do blockchain, que é um “livro” que registra as transações através de criptografia.
As aplicações fazem tudo de acordo como foram programadas e não é possível censura, fraude ou interferência de terceiros, devido às características de imutabilidade dos contratos.
A rede possui uma máquina virtual descentralizada Turing completude, a Ethereum Virtual Machine (EVM). Seus scripts são executados em uma rede internacional de nós públicos.
O ethereum foi fundado por Vitalik Buterin em janeiro de 2014 e sua documentação foi escrita por Gavin Wood. O projeto foi financiado por crowdfunding (uma vaquinha), sendo o terceiro maior projeto já financiado desta forma na história. Seu lançamento oficial se deu em 30 de julho de 2015.
4. É VANTAJOSO INVESTIR EM ETHE11?
Veja algumas vantagens de se investir em ETHE11:
- A vantagem que chama muita atenção nesse tipo de ativo é que você não precisa ter uma carteira virtual e comprar as criptomoeda em uma Exchange (corretora de criptoativos).
- É mais seguro, pois está amparado pelo CVM que fiscaliza e regula os ETFs, bem como a Anbima, e a própria gestora Hashdex é auditada pela KPMG.
- A renda proveniente de investimentos também precisa ser declarada, bem como os bens materiais. No caso de ETFs, como o ETHE11, a tributação é bem simplificada. Ao contrário das criptomoedas, que exigem detalhes na declaração que muitas vezes a exchange não fornece
- É comum os ETFs possuírem alta liquidez, ou seja, sempre estão sendo comprados e vendidos.
- A diversificação dos seus investimentos é possível, pois você pode comprar pequenas quantias dos ETF que desejar, como o ETHE11, por exemplo.
Desvantagens:
- Dizem que investir em um ETF que reproduz uma criptomoeda, como é o caso da ETHE11, não é o mesmo que investir diretamente nesse mercado. O objetivo aqui é mostrar que você pode fazer isso de forma segura e simples.
- Taxa de Administração: é cobrada uma taxa de 0,70% ao ano sobre o valor investido. Além dessa taxa, incidem encargos como contribuições federais, municipais e estaduais, bem como honorários de auditores.
- Considere que o preço de um ETF exposto ao mercado de criptomoeda pode oscilar 10%, 20%, 30% ou mais em pouco tempo. Portanto tenha cautela! Não saia comprando tudo que conseguir logo de cara. É recomendado inclusive que você tenha no máximo 5% desse ativo em sua carteira.
5. UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM ETHE11
Em 2020, quando as bolsas despencaram por conta da pandemia, apresentamos a estratégia Sato’s Kamikaze. O intuito dela é investir a longo prazo, a partir de momentos de crise aguda.
Na história dos eventos econômicos, foram várias as causas dessas crises, como o crash de 1929, o subprime de 2008 e agora a pandemia de Covid 19. E sempre há recuperação do cenário econômico. Mas será que mesmo assim é possível acontecer novas quedas? Sim, é possível. Desse modo, a estratégia que trouxemos, aplicada aos ativos revelados a partir dos conceitos da metodologia Raio X Preditivo, deve considerar os seguintes elementos:
- Entrada para longo prazo
- Desapego do dinheiro envolvido (como se ele tivesse deixado de existir)
- Valores pequenos que você aguente caso as quedas continuem
- Aportes contínuos, cautelosos e pequenos a cada nova queda
Essa estratégia se aplica muito bem ao ETHE11, sabe por que? Porque as criptomoedas variam como se estivessem o tempo todo em ritmo de crise. Ou seja, elas são altamente voláteis.
Se você pensa em investir nesse ativo, tenha consigo uma metodologia que apoie suas estratégias, de modo que você saiba a hora certa de comprar e de vender.
6. FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR ETHE11
As taxas são as seguintes:
- Taxa da gestora: 0,70% ao ano sobre o valor investido
- Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa
- Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras
- ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre
- Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM ETHE11?
A metodologia Raio X Preditivo é voltada para o estudo do volume de negócios, e é ele quem determina o movimento dos preços dos ativos. Na prática, o volume impulsiona o preço. Ou seja, o volume é a causa e o preço é o volume.
No momento de grande queda, é possível saber com maior chance de acerto se o ativo pode subir logo em seguida ou se ele pode cair ainda mais dando chance para mais um aporte. Podemos também descobrir qual a melhor hora de vender o ativo depois de uma alta, para comprá-lo novamente mais tarde.
O Raio X Preditivo estuda o comportamento dos investidores institucionais, que quase sempre são os responsáveis pelas negociações cujo volume impacta o preço de forma devastadora. Por esse e outros motivos, é importante que você tenha ao seu lado metodologias que te coloquem correndo ao lado desses players, usando essa leitura do mercado a seu favor.
Vale a pena observar de perto os passos dos big players. Isso pode te mostrar boas oportunidades de entrada, arriscando pouco e aumentando a probabilidade de lucros maiores.
8. COMO COMPRAR ETHE11?
É bem fácil comprar ETHE11, e também qualquer outro ativo da bolsa de valores. A qualquer momento, pelo celular ou computador você pode abrir uma conta em uma corretora de valores e já depositar o dinheiro que pretende usar para investimentos.
Importante buscar, antes de começar a comprar e vender, o conhecimento adequado. Sugerimos o Raio X Preditivo, que oferece conceitos baseados na leitura do volume de negócios. Só depois de fazer o curso, e se você se sentir seguro e apto, comece a comprar ETHE11.
9. CONCLUSÃO
O ETHE11 como representante do ethereum em nossa bolsa de valores pode ser uma aposta promissora para o longo prazo. As criptomoedas, aos poucos, vêm vencendo as barreiras de aceitação pelo “mundo real” e, ao que tudo indica, serão cada vez mais aceitas. Cabe lembrar a alta volatilidade desse tipo de ativo: portanto é preciso muita consciência quanto ao montante do total de seus recursos que você vai colocar nisso. Além disso, para garantir os melhores resultados, é preciso saber seguir os big players. Você não quer comprar ETHE11 quando eles estão vendendo em um topo para o mercado eufórico, pois este comportamento pode indicar uma queda forte a seguir. Você também não quer vender em um fundo, quando os big players, geralmente, estarão acumulando. É bem ao contrário: devemos comprar nas acumulações e vender nas distribuições, junto com esses institucionais. Para seguir o comportamento dos participantes fortes, devemos ficar de olho e saber ler os rastros de volume que eles deixam no gráfico. A melhor forma de fazer isso é com as ferramentas e os conceitos do Raio X Preditivo.