Quais são as maiores Bolsa de Valores do mundo e como surgiram; saiba se é uma boa ideia investir nesses mercados mundiais
No último artigo, vimos como as bolsas de valores do mundo funcionam, o que negociam e como podemos investir em ativos do mundo todo.
Neste texto, continuamos explorando o tema das bolsas de valores, aprendendo um pouco mais sobre as maiores do planeta.
- Maiores Bolsas no Mundo
- NYSE e Euronext – o Ícone das Bolsas
- NASDAK
- Tokyo Stock Exchange
- London Stock Exchange
- Shanghai Stock
- Hong Kong Stock Exchange
- Conclusão
1. MAIORES BOLSAS NO MUNDO
Existem diversas bolsas de valores espalhadas pelo mundo. Algumas são mais desenvolvidas. Dependendo do critério, algumas são maiores em números de empresas com ações negociadas, outras são maiores em termos de capital negociado e outras em termos de abrangência geográfica.
A B3, a nossa bolsa de valores, por exemplo movimenta bilhões e bilhões mensalmente, mas quando o assunto é número de empresas de capital aberto perde para muitas outras.
Vamos ver, abaixo, algumas das principais bolsas de valores.
2. NYSE e EURONEXT
A Bolsa de Valores de Nova York ou, para os íntimos, New York Stock Exchange (NYSE) é, sem dúvida, uma das bolsas de valores mais importantes do mundo, se não a mais.
Na ilha de Manhattan, está localizada na famosa Wall Street, famosa justamente por receber o edifício dessa bolsa e, em decorrência disso, o escritório de diversas companhias financeiras gigantescas, nesse endereço ou nas proximidades dele.
Breve Historia
O New York Stock Exchange ou Bolsa de Valores de Nova York foi fundada em 17 de maio 1792 por agentes financeiros e comerciantes da cidade. Para você ter uma ideia, é o ano em que Tiradentes foi enforcado.
Em 8 de março de 1817, ganhou seu primeiro nome: New York Stock & Exchange Board. Seu primeiro presidente foi Anthony Stockholm. Em 1863, anos depois de ter enfrentado o incêndio que atingiu a metrópole, de ter saído do prédio original e voltado, mudou de nome, para aquele pelo qual é conhecida até hoje.
Em 1934, foi registrada oficialmente como mercado nacional de títulos na Comissão de Títulos e Valores dos EUA. Até 1971 foi uma associação com finalidades não-lucrativas, mas a partir de 1972, passou a ser admitida como uma instituição com finalidade de lucro.
Em 2006, a NYSE juntou-se à Euronext, formando assim o primeiro mercado de capitais pan-atlântico.
Principais ativos negociados
Certamente os principais ações da Bolsa de Valores de Nova York são aquelas que compõem o Dow Jones, o seu principal índice. Entre elas, por ordem de peso na composição: Visa, Goldman Sachs, 3M, IBM, Boeing, Apple, Microsoft, United Technologies, UnitedHealth, Home Depot, Travelers e Disney.
- Número de empresas listadas: 2.400
- Idade: 225 anos
- Capital envolvido: US$ 20 trilhões
3. NASDAQ
A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations ou, em português, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas) traz listadas pouco mais de 3.000 empresas de pequeno e médio porte – principalmente do setor de tecnologia, informática, telecomunicações e outras áreas correlatas – e, em termos de capitalização, entre as bolsas de valores, só perde para a de Nova York. Também se localiza em Nova York, porém, na Time Square. Algumas grandes também estão nela, como a Apple.
Breve Historia
Antes de haver a Nasdaq, havia a National Association of Securities Dealers (NASD), também antes conhecida como Financial Industry Regulatory Authority, Inc. (FINRA).
Um relatório da SEC (Securities and Exchange Commission), entidade que regula os mercados nos Estados Unidos, mostrou que aquelas bolsas de valores que não são reguladas eram pouco transparentes. Por isso a SEC propôs a automação da NASD, fazendo surgir a Nasdaq
A primeira sessão da Nasdaq foi em 8 de fevereiro de 1971.
Entre 1997 e 2000, listou 1649 empresas, gerando 316,5 bilhões de dólares. Finalmente, em 2000, depois de uma reestruturação, a Nasdaq passou a ter fins de lucro e capital aberto, sendo controlada por acionistas.
No final dos anos de 1990, foi cenário da “bolha da internet”, quando os privilégios que as empresas “ponto com” tinham com o governo fizeram com que seu índice principal chegasse a 5 mil pontos. No início dos anos dois mil, o índice despencou: diversas empresas da rede mundial de computadores se fundiram, foram vendidas, foram reduzidas ou simplesmente aniquiladas.
Principais ativos negociados
As principais empresas listadas na Nasdaq são Apple, Adobe, Amazon, Baidu, Cisco, Discovery, DTE Energy, Ebay, Facebook, Alphabet, Intel, Microsoft, News Corp, Starbucks, Staples, Vodafone, Dentsply e Yahoo. Note como são principalmente empresas do setor de tecnologia, informática e com negócios baseados sobretudo na internet.
- Número de empresas listadas: 3.058
- Idade: 46
- Capitalização: US$ 7 trilhões
4. TOKYO STOCK EXCHANGE
A Bolsa de Valores de Tóquio é conhecida no Japão como Tōshō ou, ainda, pelo acrônimo TSE. Como o nome indica, fica na capital japonesa, Tóquio. É a terceira maior do mundo em termos de capitalização (considerando o capital de todas as empresas listadas).
Na verdade, hoje é conhecida por Japan Exchange Group (JPX), depois que incorporou a Bolsa de Valores de Osaka.
O principal índice japonês é o Nikkei 225, que reúne as 225 ações mais negociadas desse mercado.
Breve Historia
A principal bolsa de valores japonesa foi criada em 1878. Durante seu crescimento, englobou a Bolsa de Valores de Osaka para formar, em 2006, a Bolsa de Tóquio como hoje é conhecida. A fusão só se completou em 2012, quando o órgão regulador japonês, o Japan Fair Trade Commission, a reconheceu. A nova entidade foi definitivamente inaugurada em janeiro de 2013.
Principais ativos negociados
Naturalmente, as principais ações listadas na TSE são as japonesas, como: Mizuho Financial, Mitsubishi, Toshiba, Yahoo, Hitachi, Fujitsu, Rakuten, Sumitomo, Sojitz, Nissan, Resona, Nomura, Panasonic, Toyota e Mazda.
- Número de empresas listadas: 4500
- Idade: 139
- Capitalização: 6 trilhões de dólares
5. LONDON STOCK EXCHANGE
A Bolsa de Valores de Londres é a principal da Inglaterra e do Reino Unido, localizada na capital inglesa. Fundada oficialmente em 1801, sua história vai além, no passado, e hoje negocia não só empresas locais como multinacionais. Certamente uma das maiores bolsas de valores do mundo e na qual é necessário prestar a atenção para compreende o sobe de desce global de preços.
Breve Historia
A história dessa que é uma das mais importantes bolsas de valores começa em 1697. John Castaing abriu um escritório no Coffee-House of Johnatan e, ali, passou a publicar o preço das ações – ou pelo menos do equivalente a ações da época – e das commodities mais importantes do período.
De fato, nos séculos 17 e 18, os corretores de valores se limitavam a negociar em cafés. Finalmente, no final do século 18, em 1773, foi criado um espaço para isso, na Threadneedle Street.
Até 1914, foi a principal do mundo, mas foi superada pelas bolsas de valores de Tóquio, Nova York e pela Nasdaq.
Principais ativos negociados
As principais ações de Londres fazem parte do seu principal índice o FTSE100, entre elas: Royal Dutch Shell,BP, Vodafone Group, HSBC, GlaxoSmithKline, AstraZeneca, British American Tobacco, BG Group, Tesco, BHP Hilton, Diaego, Unilever, Imperial TorácicoGrous, Reckitt Benckiser, SABMiller, Standard Chartered, National Grid, Rio Tinto grous, Lloyds TSB, BAE Systems, Centrica, Scottishand Southern Energy, Barclays, Royal Bank of Scotland, British Sky Broadcasting, Prudential, Aviva, British Energy, BT Group, Cadbury, Morrisons, CompassGroup, Rolls-Royce, Sainsbury’s, Reed Esleivier, Shire.
- Número de empresas listadas: 3000
- Idade: 216
- Capitalização: 6 trilhões de dólares
6. SHANGHAI STOCK
Dentre as bolsas de valores, a de Xangai ou Shangai é certamente a mais jovem, mas isso não diminui a sua importância dado o tamanho e a abrangência do mercado chinês, num país com 2 bilhões de habitantes e que, cada vez mais, domina economicamente o planeta.
Breve Historia
Foi fundada em 26 de novembro e entrou em operação em 19 de dezembro de 1990. Portanto, ainda não completou sequer 30 anos.
Principais ativos negociados
O principal índice da Bolsa de Valores de Xangai é o SSE Composite ou SSEC e algumas de suas principais empresas são: Agricultural Bank, Bank of China, ICBC, China Shipbuilding, Aluminium Crop of China, Eagle Mining, China Construction, China Molybdenum, China Petrol, CITIC Securities e outras empresas, com ênfase em empresas chinesas.
- Número de empresas listadas: 1000
- Idade: 28
- Capitalização: 4 trilhões de dólares
7. HONG KONG STOCK EXCHANGE
Não bastasse ter uma entre as maiores bolsas de valores do mundo, a China, não contente, tem outra: a de Hong Kong. De fato, é mais tradicional e mais antiga que a de Xangai.
Breve Historia
O mercado de ações foi oficialmente apresentado a Hong Kong, no final do século 19, em 1861. Na época, Hong Kong ainda estava sob controle da Inglaterra (a cidade só foi devolvida à China em 1997).
Começou como Hong Kong Stock Association (fundada em 1921). Em 1947 aconteceu a fusão, após a Segunda Guerra Mundial, com a Hong Kong Stock Exchange, que manteve o nome.
Finalmente, a de Hong Kong passa a fazer intercâmbio com a Extremo Oriente Exchange Ltd (fundada em 1969), Kam Ngan Bolsa Ltd (fundada em 1971), Bolsa de Valores de Kowloon Ltd (fundada em 1972), Hong Kong Futures Exchange Ltd (fundada em 1976), Hong Kong Ltd Asociación de Accionistas (Fundada em 1978).
A de Hong Kong se junta a outras bolsas de valores da região e mantém o nome. Finalmente, em 2000 se converte em um holding.
Principais ativos negociados
O principal índice da Bolsa de Valores de Hong Kong é o Hang Seng Index e as principais ações que o compõem são das seguintes empresas: Industrial & Commercial Bank of China, PetroChina, HSBC Holdings, China Mobile, Bank of China, China Life Insurance, China Construction Bank, Sinopec Corp, Manulife Financial, Bank of Communications.
- Número de empresas listadas: 1800
- Idade: 126
- Capitalização: 3 trilhões de dólares]
8. CONCLUSÃO
Claro que todas essas bolsas de valores são importantes. E claro que, em um mercado globalizado, as bolsas de valores têm seus resultados interligados, sobretudo com a velocidade dos negócios multiplicada pelos meios eletrônicos. Não é incomum que a queda em um mercado de Nova York ou Tóquio não provoque efeitos nas demais bolsas.
No entanto, o iniciante deve ficar atento: antes de se aventurar por mercados estrangeiros deve estar ciente de que a nossa bolsa apresenta todas as oportunidades de ganhos que precisamos, sobretudo nos nossos primeiros momentos nas bolsas de valores.
Em muitos casos, optar por bolsas de valores estrangeiras pode significar trocar seis por meia dúzia e, ainda acrescentar camadas de burocracias, impostos e até mesmo idiomas diferentes a mais.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Como um país comunista mantém uma bolsa de valores, por exemplo a de Shangai/china?