Bolsa de valores online: aprenda tudo para investir e ganhar dinheiro investindo pela internet de forma segura e fácil
Você já se perguntou se seria boa ideia investir na bolsa de valores a fim de turbinar seus ganhos? E melhor, se seria possível fazer isso online, sem precisar sair de casa?
Talvez você tenha vontade de investir na bolsa de valores, mas não saiba nem por onde começar. Este artigo vai explicar com clareza, didática e simplicidade como começar agora, com segurança, a dar seus primeiros passos na bolsa de valores, tudo de forma simples e online.
Mas será que a bolsa de valores é segura? A resposta é sim: desde que se saiba o que está fazendo.
O investimento online na bolsa de valores é acessível a qualquer pessoa que já tenha algum dinheiro guardado e que queira sair, ao menos em parte, da comodidade e da zona de conforto da renda fixa.
De fato, você mesmo pode estar preocupado neste instante: os juros básicos da economia cada vez menores tornam a renda fixa menos atrativa, apesar da sua segurança.
Não me entenda mal: claro que parte de seus investimentos pode e deve estar em boas escolhas da renda fixa. Ninguém em sã consciência coloca tudo o que tem na bolsa de valores, existem muitas outras opções para se investir online.
A renda variável, da qual a bolsa de valores faz parte, como o nome diz, é renda variável: varia. Depende em muito das oscilações do mercado, da sua habilidade de comprar e vender online os ativos corretos, na hora correta e na quantidade correta.
Depende principalmente, da sua capacidade de fazer um bom gerenciamento de risco, a chave dos grandes investidores, traders e especuladores da bolsa no mundo online. Sem um gerenciamento de risco na bolsa o resultado pode ser fatal a seu dinheiro.
Bolsa de valores não é jogo de azar: é jogo de estratégia. Com a finalidade de vencer, não se pode ter atitude passiva, esperando que as ações ou outros ativos que se tenha comprado ou vendido assumam a tendência que planejamos que tivesse. É preciso adaptar e seguir estratégias bem traçadas.
Mas isso sobre estratégias, vamos discutir mais adiante. Por ora, o importante é saber o que é a bolsa de valores, seu funcionamento online e como você pode se tornar um trader antes de começar.
Fique comigo e você vai aprender os seguintes tópicos sobre a bolsa de valores online, o que será mais que suficiente para você começar a se aprofundar nessa matéria:
- O que é: como a bolsa de valores funciona no ambiente online?
- História breve da bolsa de valores: o fim da bolsa de valores viva voz e o início da bolsa de valores online
- Por que investir na bolsa de valores através do mundo online?
- Investimento na bolsa de valores via ambiente online: entenda quais ativos você pode negociar
- Aprenda como acompanhar as cotações online da bolsa de valores
- Simulador online de bolsa de valores: por que você deve usar o Meta Trader
- Como investir online na bolsa de valores usando apenas um computador
- Como escolher uma corretora online a fim de investir na bolsa de valores
- Como saber a melhor hora de comprar e vender ações
- Formas de investir online em ações: day trade, swing trade e outros tempos operacionais
- Curso online bolsa de valores
1. O QUE É : COMO A BOLSA DE VALORES FUNCIONA NO AMBIENTE ONLINE
A bolsa de valores é o ambiente onde são negociadas ações, títulos futuros – como contratos e minicontratos de índice e dólar –, derivativos – como opções – e muitos outros ativos, com as mais variadas características.
Importante usar o termo ambiente, porque na verdade, a negociação da bolsa de valores deixou de ser em um lugar físico ou geográfico há algum tempo já. A bolsa de valores é online agora.
Mas essa história eu vou explicar no próximo tópico.
Segundo a definição que encontramos na Wikipedia sobre: “A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções.”
É uma definição bastante precisa, embora ampla.
Veja esse vídeo para entender melhor o funcionamento:
O que são essas tais ações de empresas de sociedades de capital aberto?
Quando pensamos em bolsa de valores a seguinte palavra ou termo que nos vem à mente é “ação”.
Ação é uma pequena parte do capital de alguma empresa. Pequena mesmo.
Por exemplo, a Vale, grande mineradora brasileira, tem 5,2 bilhões de ações – somando-se ações preferenciais e ordinárias.
O que são ações preferenciais e ordinárias você vai aprender mais tarde.
Ou seja, você pega o valor total da empresa, divide por 5,2 bilhões de pedacinhos. Ao comprar uma única ação da Vale, temos uma pequena célula de um organismo composto de 5,2 bilhões de células.
Hoje, a ação da Vale custa R$ 33 a ordinária e R$ 31 a preferencial, aproximadamente. Daí dá pra ter uma ideia do valor total do capital social da empresa.
O que é empresa de capital aberto?
Todas as empresas negociadas online na bolsa de valores têm capital aberto, obrigatoriamente.
Uma empresa abre capital como forma de arrecadar dinheiro destinado a seus investimentos em crescimento.
Ao comprar online ações de qualquer empresa de capital aberto na bolsa de valores, nos tornamos “sócios” da empresa durante o tempo que mantivermos essa ação conosco.
Usei aspas porque nós, pequenos investidores, somos apenas reles gota d’água quando adquirimos ações de empresas com bilhões de ações disponíveis.
Já adianto que, por isso, nosso objetivo não é nos tornarmos sócios. O nosso objetivo é ganhar dinheiro com a compra quando esperamos que o preço da ação suba.
E também ganharmos dinheiro com a venda, quando esperamos que o preço caia: pode-se ganhar dinheiro quando a ação cai, mas esse é outro conteúdo que deverá ver quando estiver mais adiantado.
Mas a ideia de abrir capital é que ao vender ações, permitindo que outras pessoas se tornem sócias, o crescimento da sociedade injeta capital com a intenção do crescimento dos negócios.
E a venda e a compra de ações só podem acontecer nesse ambiente online.
A bolsa de valores é online porque hoje em dia não existe mais o pregão viva voz. Aquela cena de filme em que aparecem pessoas gritando enlouquecidas é coisa do passado. Hoje em dia, tudo acontece nos computadores, pela internet.
Embora seja tudo um tanto mais silencioso, não se engane.
Os negócios continuam a acontecer freneticamente, com gente vendendo e comprando milhões de ações e outros ativos a cada minuto, com gente perdendo e ganhando bilhões a cada dia.
2. HISTÓRIA BREVE DA BOLSA DE VALORES: BOLSA DE VALORES ONLINE NO BRASIL
A bolsa de valores brasileira é a B3.
Ela surgiu em 1935, como Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.
Em 1967, ela se tornou a Bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa.
Em 2008, a Bovespa se uniu à Bolsa de Mercadorias e Futuros e passou a ser conhecida como BM&FBovespa.
Finalmente, a BM&FBovespa se uniu à Cetip (Central de Custódia e de Liquidação
Financeira de Títulos) no ano de 2017 e passou a se denominar B3.
Como era a bolsa de valores antes e como é agora
Quando Hollywood queria dar um pouco mais de emoção a seus filmes sobre grandes lobos financeiros, tudo o que precisava fazer era garantir duas ou três cenas no pregão de Wall Street.
Gente berrando daqui, gente berrando dali, gestos indecifráveis aos olhos dos leigos e um ambiente em que, aparentemente, sempre havia duas ou três pessoas tendo um ataque cardíaco. Verdadeira babilônia onde, de um jeito muito misterioso a todos nós, todos se entendiam e conseguiam fazer os seus negócios.
A surpresa – triste para alguns românticos – e boa para quem gosta de praticidade é que isso não existe mais.
É bom porque, antes, as pessoas imaginavam que para investir na bolsa de valores precisavam entrar naquela selva e, quem sabe, sair no braço com algum daqueles operadores.
Mas, em meados dos anos 2000, alguns movimentos começaram a acontecer simultaneamente:
- O interesse da bolsa de valores e das corretoras no pequeno investidor: antes só grandes pessoas jurídicas tinham acesso à bolsa.
- A migração dos meios “analógicos” de investimento para os digitais: cada vez mais, com a internet começaram a ser desenvolvidos em que a compra e venda de ações era feita online, através do computador.
Bolsa de valores online no Brasil
No Brasil, essa migração começou graças a um sistema chamado Megabolsa, que permitia que as ordens de compra e venda fossem enviadas e registradas eletronicamente, com grande segurança, confiabilidade e velocidade.
Quem começou por volta de 2005 a investir na bolsa de valores talvez ainda tenha tido a interessante experiência de telefonar para a corretora e dar a ordem de compra, dizendo o preço em que gostaria de vender caso a operação desse certo e o preço que gostaria de vender caso a operação desse errado e se começasse a amargar um prejuízo.
Isso também não existe mais.
As corretoras até colocam um preço de corretagem (taxa cobrada por operação que o cliente ordena) mais alto para esse tipo de procedimento.
Home brokers na bolsa de valores
Hoje em dia todo o mundo usa o home broker e, cada vez mais comum, as plataformas gráficas como o excelente Meta Trader 5.
Por volta daquela década, os home brokers – espécie de “internet banking” para bolsa de valores – ainda eram um tanto precários e limitados. Nem todas as corretoras tinham e algumas que o tinham, não possuíam home brokers que eram aquela qualidade toda, não.
Mas aos poucos, com o interesse cada vez maior de pessoas comuns como nós – e o interesse das corretoras em nós também – esse serviço foi se refinando e nenhuma corretora de valores que se preze deixa de ter um home broker com, pelo menos, uma qualidade boa.
Plataformas gráficas online
Aliás, até mesmo os home brokers já estão ficando ultrapassados para executar operações online na bolsa de valores
Raros são os investidores, grandes e pequenos, que não prefiram usar plataformas gráficas como o Meta Trader 5, software que permite acompanhar as variações de preços em um gráfico (sabe aquelas linhas que sobem e descem que se via no gibi do Tio Patinhas? – não sei se você é desse tempo… eu sou)
Esse tipo de plataforma gráfica é muito interessante porque permite a visualização rápida e intuitiva do comportamento do preço, facilitando em muito a tomada de decisões: devo comprar ou vender?
Um alerta sobre a bolsa de valores
Devo alertar, porém, que mesmo com as plataformas gráficas onlines como o Meta Trader 5, não é tão fácil responder a essa pergunta. Tem gente que diz que é, mas não se deixe enganar: ganhar dinheiro na bolsa de valores não é receita de bolo.
É seguro, se você fizer um gerenciamento de risco adequado, assim como um paraquedista ou praticante de outro esporte radical. Mas nenhum paraquedista vai dizer que pular de paraquedas é fácil. Com a bolsa de valores online é a mesma coisa.
A evolução das plataformas gráficas
A grande onda do momento, no entanto, está um passo adiante das simples plataformas gráficas para operar na online.
E é o Bookmap, que, no Brasil, só nós fornecemos e ensinamos a usar com grande índice de sucesso no curso Raio-X Preditivo a fim de prever com maior precisão se um ativo pode cair ou pode subir (o verbo “pode” é importante, uma vez que você vai aprender que os preços vão para onde querem e não dependem de nossa vontade ou de “adivinhações”).
Mas, novamente: por melhor que seja a ferramenta que você esteja usando, por mais que ela forneça informações que outros investidores não terão, se você não tiver um apoio, conhecimento e professores da melhor qualidade, o resultado pode ser terrível.
Recomendo muito que você confira nosso curso Raio-X Preditivo.
3. POR QUE INVESTIR ONLINE NA BOLSA DE VALORES
Podemos ter infinitas razões para investir na bolsa de valores online.
Vou listar algumas delas:
- A renda fixa está cada vez menos atrativa: os juros básicos da economia, que servem de régua para a renda fixa, estão cada vez menores. Estamos na faixa dos 8% para a Selic (no momento em que escrevo este artigo). Economistas falam que há espaço para que os juros caiam para patamares ainda menores, como 7%. E, não se engane os juros podem cair ainda mais. Durante muito tempo, o Brasil teve juros altos e foi um dos países mais atraentes para essa modalidade de investimento. Mas parece que essa era está acabando. Aos poucos, no médio e no longo prazo, vamos nos alinhar com países que possuem juros básicos de 1% ao ano ou até menos. Quem quiser alguma remuneração mais adequada de seu dinheiro, terá de se aventurar na renda variável. Não digo que deva colocar todo o seu dinheiro na bolsa de valores, mas somente aquela parcela que lhe dá segurança enquanto o restante está protegido na renda fixa. Por que não se adiantar a essa tendência e começar agora?
- Diversificação: não se deve colocar seus ovos em uma cesta só. Esse é um ditado que até a sua vovozinha sabia e é verdadeiro. Ainda que a renda fixa sempre represente aquele ganho garantido, não quer dizer que você não está perdendo. Deixar de ganhar também é uma forma de perder, sobretudo quando se trata de dinheiro. Isso é chamado de risco de oportunidade. Isto é, investir em algo que lhe dá dois reais quando poderia estar investindo em algo que lhe dá dez. A bolsa de valores online é esse ambiente que lhe proporciona essa diversificação e a oportunidade de ganhar cinco, dez ou até mesmo vinte vezes mais do que você ganharia na renda fixa. Aliás, a bolsa de valores é, por definição, a diversidade: o número de empresas em que se pode investir, o tipo de papéis, com diferentes características, ativos, derivativos, contratos, minicontratos, títulos imobiliários e muito mais.
- A vontade de viver de bolsa de valores: é possível viver de mercado deixando seu emprego? Sim é. É fácil? Não, não é. Mas isso não impede de você desejar essa possibilidade. E tem muita gente que consegue.
- Ter um comportamento mais ativo e menos passivo em relação ao seu dinheiro: quanto mais ativo em relação a um aspecto de sua vida, mais maturidade você desenvolve. Você pode preferir que seu dinheiro fique passivamente na caderneta de poupança (aliás, tem opções bem melhores em renda fixa que isso). Ou pode querer controla-lo ativamente, tomando as rédeas de sua vida financeira, decidindo quanto seu capital vai aumentar ao longo dos anos. A bolsa de valores é um desses caminhos para você se tornar mais responsável por seu universo pessoal econômico.
4. INVESTIMENTO ONLINE NA BOLSA DE VALORES: ENTENDA QUAIS ATIVOS VOCÊ PODE NEGOCIAR
Quando pensamos em bolsa de valores online pensamos imediatamente em ações, ações, ações.
Mas, mais do que nunca, negociar online na bolsa de valores é muito mais do que isso.
Vamos ver alguns dos ativos que são negociados na bolsa:
- Ações: já explicamos ações no item 1 deste artigo, mas, repetindo, trata-se de partícula do capital social de uma empresa de capital aberto.
- Contratos e minicontratos: existem diversos contratos futuros negociados na bolsa de valores online. Os mais populares são contratos e minicontratos de dólar e de índice (Ibovespa). Mas a lista inclui contratos futuros de juros (diversos tipos), moedas (de diversos países), commodities (como ouro, açúcar ou café) e outros.
- Opções: são derivativos, porque “derivam” das ações. A opção é um papel que lhe dá o direito de comprar ou vender uma ação a um determinado preço em uma data específica (portanto, são papéis que têm vencimento, data de validade). São usadas como proteção, mas o mercado online de opções na bolsa de valores é bem agressivo entre pessoas e empresas que as usam para especular.
- Debêntures: são títulos de dívida emitidos por empresas. Elas fazem isso para arrecadar dinheiro para seus investimentos e prometem pagar o investidor, que passa a ser credor da empresa, depois de um tempo com juros.
- ETF (Exchange Traded Fund) ou Fundos de Investimento de Índice: segundo o site da B3, “um ETF é um fundo negociado em Bolsa que representa a comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência”. Isto é, esse fundo replica um índice – por exemplo, o Ibovespa, sem que você precise comprar todas as ações que o compõem; compra-se apenas um ETF ou um lote deles e você garante o mesmo mix de ações que fazem parte daquele índice a um custo muito menor e de maneira mais descomplicada e acessível.
Mas esta lista é pequena. Para ver todos os produtos oferecidos online pela bolsa de valores e que podem ser nela negociados confira na lista de ativos da B3.
5. APRENDA COMO ACOMPANHAR AS COTAÇÕES ONLINE DA BOLSA DE VALORES
Existem diversas maneiras de acompanhar as cotações da bolsa de valores online.
Se você ainda não tem conta numa corretora de valores, tem algumas opções:
- O site da Bovespa: logicamente é o mais confiável para ter informações dos preços.
- O site da ADVFN: basta ter conta gratuita e você vê os preços das ações em tempo real, inclusive com gráficos e indicadores.
- O próprio Google: por exemplo, veja o que acontece quando você busca por “preço das ações da Petrobras”.
- Qualquer site de finanças: diversos sites de finanças fornecem o preço das ações e outros ativos, como contratos e minicontratos, em tempo real. Por exemplo: a área de ações e bolsa de valores online do Infomoney.
- Mas o bom mesmo é você abrir conta em corretora: além de ser gratuito e não precisar nem depositar dinheiro em sua conta, automaticamente você ganha o direito de usar um programa como o Meta Trader 5 em que você vai poder acompanhar os preços, os gráficos e, melhor de tudo, simular operações, como se estivesse comprando e vendendo ativos verdadeiramente na bolsa de valores online.
Isso nos leva ao próximo tópico …
SIMULADOR DE BOLSA DE VALORES ONLINE: POR QUE VOCÊ DEVE USAR O META TRADER
Ao criar conta em uma corretora de valores como a XP Investimentos, você não paga nada, nada mesmo, sem truques. Além disso, não é preciso manter nenhum dinheiro ali.
De quebra, você obtém o direito de ter diversas contas online simuladas da bolsa de valores no Meta Trader 5, uma das mais notáveis e populares plataformas gráficas usadas hoje no Brasil e no mundo.
O que isso quer dizer?
Que você pode comprar e vender ações, contratos, minicontratos, opções e outros ativos sem arriscar dinheiro de verdade.
Isso permite que você se acostume com a dinâmica das flutuações de preços: você vai ver que, por um lado, não é um bicho de sete cabeças.
E, por outro, que para ganhar dinheiro online com a bolsa de valores é preciso ter aquela boa estratégia, não é tão fácil assim, afinal de contas.
O Meta Trader 5 tem algumas outras vantagens:
- Oferece a sua disposição diversos indicadores que são plotados diretamente no gráfico e ajudam você a tomar a decisão de comprar ou vender. Esses indicadores mostram se é mais provável que as ações caiam ou que as ações subam. Alguns são pagos, outros são gratuitos, mas mesmos os gratuitos são bastante interessantes e úteis.
- Com ele, podemos experimentar os robôs de negociação automatizada: esses robôs são programas baseados em um algoritmo que você mesmo regula para fazerem negociações automaticamente. Eles são usados principalmente em operações do tipo day trade, aquelas que começam e terminam no mesmo dia e são uma ferramenta interessante para quem não tem tempo de ficar olhando o tempo todo para os gráficos.
- O Meta Trader 5 permite que você acompanhe o preço das ações em diferentes tempos gráficos com grande dinâmica: pode acompanhar o deslocamento de preço em frações que vão de apenas um minuto a meses. Essa flexibilidade permite que se trabalhe com tempos operacionais como o day trade, do qual já falamos, com o swing trade, em que as operações duram dois ou três dias ou mais, position trade, mais alongado, e buy and hold, ainda mais alongado.
Sobre esses tempos operacionais vamos falar um pouco mais, daqui a pouco.
Simulador Folhainvest
Uma outra forma de simular a bolsa de valores online é usar o simulador Folhainvest.
Segundo o site: “É uma parceria entre a Folha e a BM&FBovespa, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de ações na prática. Além de aprender sobre o mercado de ações e desenvolver seus conhecimentos, os participantes podem ganhar prêmios, como cursos (presenciais e on-line) e iPads.”
6.COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES ONLINE USANDO APENAS UM COMPUTADOR
Para fazer tudo isso – simulando ou investindo de verdade – tudo do que vai precisar é o seguinte:
- Uma conta em uma corretora de valores, que vai lhe dar a estrutura para negociar na bolsa de valores online e o acesso a uma plataforma para que isso aconteça. O Meta Trader 5 atende todas as necessidades de negociação e confiabilidade e é fornecido a todos os clientes da XP Investimentos gratuitamente. Além disso, a única forma de comprar e vender ações para investidores pessoas física, hoje, é pelo intermédio de uma corretora de valores.
- Um computador com capacidade para rodar o Meta Trader 5: atualmente, dificilmente um computador comum vendido em uma loja de qualidade não rodaria. Embora seja uma ferramenta gráfica potente, não se trata de um programa pesado. O seu notebook teria que ser de uma geração muito inferior para não rodar o Meta Trader 5.
- Uma boa conexão com a internet: isso é fundamental. Se der uma ordem de compra ou venda, é importante que se esteja conectado com a bolsa de valores online. De outro modo pode-se perder uma oportunidade de entrar em uma boa operação ou, pior, deixar de sair quando chegar ao seu objetivo de lucro ou se estiver tomando um prejuízo.
Considerando que se você está lendo isto, provavelmente tem acesso a um computador e a uma boa conexão com a internet, então só falta abrir a conta na corretora e começar.
Abrir uma conta em uma corretora, atualmente, é a coisa mais fácil do mundo.
Você preenche um formulário online, em alguns casos são solicitadas cópias de documentos, que se envia por e-mail mesmo e, em meia hora, sua conta está aberta sem maiores burocracias.
Então, o que está esperando?
7. COMO ESCOLHER UMA BOA CORRETORA PARA INVESTIR NA BOLSA
Ao pesquisar sobre como escolher uma boa corretora de valores para investir online na bolsa de valores, em cem por cento das vezes será recomendado que se fique atento aos custos.
De fato, é importante estar com uma corretora que tenha taxa zero para diversos produtos de investimento, como é o caso da XP Investimento, mas sobretudo verifique se a corretora fornece um serviço de qualidade e um bom atendimento:
- Ela lhe dá acesso a plataformas gráficas de negociação?
- A conexão com o mercado é de confiança, rápida e segura?
- Fornece cursos gratuitos para quem está começando?
- Os parceiros Agente Autônomos de Investimento, que lhe darão as orientações sobre as aplicações, oferecem confiabilidade?
- O site da corretora de valores tem informações relevantes?
- A empresa é sólida e uma das maiores, se não a maior, do mercado?
- O leque de produtos de investimento, de renda fixa e variável, é satisfatório?
Então, se todas essas perguntas forem respondidas positivamente, provavelmente se trata de uma boa corretora através da qual você poderá investir na bolsa e em outros tipos de aplicações mais conservadoras até.
8. COMO SABER A MELHOR HORA DE COMPRAR E VENDER ONLINE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES
Essa é literalmente a pergunta de um milhão de dólares (ou mais).
A verdade é que, realmente, ninguém sabe. Mesmo aqueles que acertam quase sempre.
Você nunca verá um investidor ou analista falando em termos de certeza.
Eles usam palavras como potencial, possibilidade e oportunidade.
Para saber se uma ação tem mais potencial de subir ou mais potencial de cair, os profissionais usam duas ferramentas:
- Análise técnica: a análise técnica estuda o comportamento do preço e do volume de negociações, sem se preocupar com outros fatores. Para a análise técnica não interessam as notícias, a área de atuação das empresas envolvidas ou os escândalos políticos. Está tudo no gráfico. O gráfico, de um modo grosseiro, pode ser considerado uma pesquisa de opinião, uma estatística, em que os participantes respondem com dinheiro vivo. De certo modo, pode-se dizer que um analista técnico, ao observar um gráfico, está tendo a resposta estatística para o potencial do comportamento do preço de um ativo da bolsa de valores. A análise técnica é usada com maior ênfase tanto menor seja o período operacional, portanto, day traders, que fazem operações que duram minutos, quase sempre usarão a análise técnica.
- Análise fundamentalista: a análise fundamentalista se baseia nos fundamentos de uma empresa. O analista fundamentalista observa o lucro de uma empresa, seu patrimônio e outras informações de quão bem ela está estruturada para tentar descobrir se suas ações estão “caras” ou “baratas”. E, baseado nessas informações, decide se deve comprar ou vender. A análise fundamentalista tende a ser usada tanto maior seja o tempo operacional. Portanto, os praticantes do buy and hold (comprar uma ação e segurar durante muito tempo) quase sempre a utilizarão.
Cada uma das duas renderia não uma série de artigos, mas uma série de livros. Se está chegando agora, pode ter certeza de que os dois tópicos acima não abrange nem o início da ponta do iceberg.
9. FORMAS DE INVESTIR ONLINE EM AÇÕES: DAY TRADE, SWING TRADE E OUTROS TEMPOS OPERACIONAIS
As formas de investir podem ser classificadas de diversas maneiras.
Para fins didáticos, vamos abordar, por enquanto, apenas uma delas que é quanto ao tempo operacional.
Sim, dependendo do tempo operacional com que se atua na bolsa, sua forma de vê-la vai mudar.
É como se o tempo operacional fosse uma floresta. Quem investe em tempos maiores, encara o gráfico olhando a floresta de cima, tudo que enxerga é grande mar verde.
Quem faz position trade, observa paisagem como alguém que está no chão, porém ainda distante, já consegue ver alguns detalhes das árvores que antes eram impossíveis do alto. Quem faz swing trade, trabalha com uma única árvore, vê os detalhes dela com muita nitidez. Quem faz day trade fica com um único galho sendo capaz de observar os mínimos detalhes. E os scalpers observam o desenvolvimento de uma única folha.
- Day trade: operações em um único dia. O investidor compra e vende no mesmo pregão, muitas vezes, poucos minutos depois. Visa variações de preço menores que 1%. O day trader vai observar o gráfico intraday, isto é, as variações que acontecem dentro de um único pregão, em frações que vão de um minuto a uma hora. O day trader também deve ficar de olho na bolsa de valores durante o dia ou ter alertas que o avise de alguma oportunidade. O fato é que se você não puder interromper o seu trabalho, isto não é para você. Obrigatoriamente, o day trade vai trabalhar com ativos de grande liquidez e grande número de negócios diários. Os mais populares são os minicontratos de dólar e índice e as ações preferenciais da Vale (VALE5) e da Petrobras (PETR4).
- Swing trade: operações que duram, em média, três ou quatro dias. Mas, claro, podem durar mais ou menos que isso, até semanas. Só não pode ser menos que um dia, porque aí é day trade. Visa variações de preço superiores a 5%, podendo chegar a 10% em alguns casos. O swing trader vai observar o gráfico diário e, em alguns casos, para ter um panorama maior, o semanal. Uma das vantagens é que você pode programar suas operações no fim do dia, à noite, quando a bolsa está fechada. Isso é bom se você não tem tempo de ficar assistindo online o tempo todo.
- Position trade: os alvos das operações são estabelecidos visando permanência de uma semana ou mais, podendo chegar a meses em poucos casos. O position trader vai observar o gráfico diário e o semanal. O interessante desse tempo operacional é que o trader pode olhar o gráfico no fim de semana e programar as suas operações para que, em caso positivo, aconteçam na semana seguinte, automaticamente. Os lucros visados nesse período operacional ficam acima de 10%, podendo chegar a 20%.
- Buy and Hold: o buy and hold tem mais perfil de investimento do que de trade. Pode-se dizer que quem prefere essa modalidade prefere comprar ações de empresas muito sólidas para ter um patrimônio acumulado depois de muito, muito, muito tempo. O lucro não vem só da valorização das ações, mas também de dividendos, do aluguel dos papéis para aqueles traders que operam na venda a curto prazo, lançamento de opções e outras formas de rentabilizar essa modalidade. A porcentagem de lucro visada é indeterminada, mas certamente é superior a 20%. O praticante desse tempo operacional, se é que podemos chamá-lo assim, fica com suas ações independentemente do sobe e desce dos preços, pois sabe que, no longo prazo, elas sempre valorizaram. É comprar e esquecer.
10. CURSO ONLINE BOLSA DE VALORES
Agora que você está conhecendo esse mercado incrível vai descobrir que é preciso muito conhecimento para realmente ter lucro e aumentar suas chances de sucesso.
E não só isso: conhecimento correto. Porque tem muita gente vendendo cursos online e presenciais ultrapassados, como se a bolsa de valores fosse uma receita de bolo em que você segue certos passos e tem um resultado certo.
Além disso é preciso ter as melhores ferramentas para detectar os movimentos mais prováveis e importantes dos preços dos ativos. E saber usá-las.
Estamos, atualmente, oferecendo o curso Raio-X Preditivo: a ideia é ensinar ao trader, novato ou experiente, a observar as causas dos movimentos do preço. Geralmente, os cursos comuns ensinam a observar os efeitos. E nem sempre os efeitos – que são os próprios movimentos do preço e do volume – indicam qual será o próximo passo.
O Raio-X Preditivo ensina a observar como os grandes players do mercado estão se posicionando de maneira que você não vai contra o dinheiro grande – um inimigo impossível de ser vencido para reles mortais como nós – mas sim a favor dele, encará-lo como um parceiro.
Além disso, o curso ensina você a usar o Bookmap, uma ferramenta revolucionária que permite olhar microscopicamente o mercado, como se você pudesse olhar não só os ponteiros do relógio, mas também as engrenagens.
11. CONCLUSÃO
Investir online na bolsa de valores é fácil e acessível a qualquer um que tenha pelo menos um pouco de dinheiro guardado (embora não seja indicado, já dá para fazer day trade, por exemplo, com apenas R$ 100).
Trata-se de um ambiente em que você pode colocar parte de seus esforços e dinheiro a fim de multiplicar seus lucros, diante da queda dos juros que, cada vez mais, tornam a renda fixa menos atraente.
Além disso, é uma forma válida de diversificar seus investimentos: quanto de seu dinheiro será destinado à bolsa de valores vai depender do quanto você é agressivo, do quanto quer arriscar na renda variável e do tempo que você tem para recuperar possíveis perdas. Bem como o preparo emocional que o investidor tem.
Nesse cenário, é fundamental estar bem informado, com conhecimento e, não só isso, conhecimento correto.
Por isso, ainda que você seja o mais conservador dos investidores, é uma boa ideia procurar alternativas interessantes para colocar ao menos uma pequena parte de seu capital.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!