Agressão e absorção: eu aposto que você nunca ouviu falar desses conceitos e por isso está perdendo dinheiro. Aprenda já antes que seja tarde.
Conhecer os momentos de agressão e absorção, quem são seus protagonistas e o significado desses posicionamentos é tão ou mais importante que saber se a cotação sobe ou desce ou se a tendência é de alta ou de baixa.
Comprar agredindo ou comprar absorvendo são duas coisas completamente diferentes. Da mesma forma, vender agredindo ou vender absorvendo dá outro significado a essas duas atuações que parecem tão iguais ao operar.
E mais: saber quem é quem na absorção e na agressão e em que momento é fundamental para se posicionar ao operar.
Por isso, nesse artigo você terá uma introdução aos conceitos de absorção e agressão.
- O que é a Agressão
- O que é a Absorção
- Como identificar zonas de Agressão e Absorção
- Quando os grandes Players deixam a absorção e passam à agressão?
- Aprenda como seguir os grandes players institucionais
- Por que deveria usar os Indicadores Sato’s pra operar na Bolsa
- Como o Raio X Preditivo vai te ajudar a entender o Mercado de uma forma diferente
- Conclusão
Operar baseando-se só no deslocamento dos preços é como operar um avião às cegas. Faltam dados. É importante saber quem é quem na agressão e quem é quem na absorção. E não é uma questão de seguir quem está na agressão: muitas vezes esse é o lado perdedor a operar.
1. O QUE É A AGRESSÃO
O termo “agressão” pode confundir o iniciante. Porque, no mercado, o agressor é o que “cede” e aceita fechar o negócio pelo valor do outro lado.
Um exemplo simples
Você já deve ter assistido ao programa Trato Feito, certo?
O sujeito vai na loja do Rick e quer vender um boneco de Guerra nas Estrelas. O produto é bom e o Rick se interessa. Depois de chamar um amigo especialista pra avaliar o produto, eles começam a negociar.
– Quando você que pelo boneco?
– R$ 1000.
– Olha, R$ 1000 é muito caro e eu tenho que lucrar. Aceito pagar R$ 500.
Note que, enquanto não se chegar a um valor em comum, ainda que haja apenas um centavo de diferença, o negócio não é fechado.
– R$ 500 é muito pouco. Você pagaria R$ 750?
– Olha, o máximo que posso fazer é R$ 650.
Relutantemente, o vendedor pensa um pouco e aceita os R$ 650.
Trato feito.
Quem é o agressor neste exemplo? O vendedor do boneco. Ele agrediu o melhor valor do lado comprador, a melhor oferta compradora. Ele teve que ceder.
E ao operar na bolsa de valores?
No mercado, ao operar, também é assim. Vendedores e compradores de ativos e derivativos (ações, contratos, minicontratos, opções…) estão o tempo todo tentando fazer com que o outro lado aceite sua melhor oferta.
O mercado tende a andar na direção dos agressores. Quer dizer, se os vendedores estão agredindo, vão acabar agredindo valores cada vez inferiores. Se os compradores estão agredindo, vão agredir valores superiores.
Você poderia pensar, então é melhor estar do lado dos agressores…
Sim, porque se eu compro na agressão e outros continuam a agredir na compra, o preço vai subir e vou poder vender mais caro a seguir.
Nem sempre.
É importante saber QUEM está agredindo e com que intenção antes de tudo.
2. O QUE É A ABSORÇÃO
A absorção é o lado que vende ou compra passivamente. No nosso primeiro exemplo, é o Rick.
Mas vamos imaginar de outra forma fácil de entender.
Um supermercado, por exemplo.
Os produtos vendidos em um supermercado, de forma geral, são vendidos na absorção.
O supermercado absorve a demanda por, sei lá, maionese. O preço é aquele. Os consumidores vão lá e agridem o preço e levam a maionese pra casa. Se, por acaso, a maionese estiver muito cara, os consumidores não agredirão o preço e ela ficará parada nas prateleiras. Mas em geral, sempre haverá compradores agressivos de maionese.
Mas digamos que há muita concorrência, outros estabelecimentos na região.
Aí, o supermercado lança uma promoção: batemos o preço da concorrência, comprove que estão vendendo mais barato que a gente e fazemos um preço melhor.
Você leva o jornalzinho do outro supermercado, em que a maionese está R$ 1 mais barata. O supermercado que fez a promoção, baixa o preço e aceita vender a maionese pelo valor que você está propondo.
Quem está na agressão agora? Exatamente, o supermercado. E você ficou na absorção da oferta de venda pelo ativo (maionese).
E a medida que forem aparecendo consumidores com jornaizinhos de outros concorrentes mostrando preços cada vez mais baratos, o preço do ativo (maionese) vai cair.
E na bolsa de valores?
Na bolsa de valores, não são negociados produtos de consumo como a maionese. E, embora, alguns até tenham data de validade (como opções e contratos futuros), pode ser do interesse do agressor da venda que os preços fiquem cada vez mais baratos.
Os supermercados não costumam recomprar maionese, mas traders que atuam agressivamente na venda estão esperando, de fato, que o preço caia a fim de que eles possam recomprar o ativo em questão mais barato dali a um tempo: a diferença entre o preço da venda e da recompra é o seu lucro.
Então, mais uma vez, você pode estar pensando: então é bom ficar do lado da agressão de venda? Talvez sim, talvez não.
3. COMO IDENTIFICAR ZONAS DE AGRESSÃO E ABSORÇÃO
Com as ferramentas comuns de observação dos gráficos é muito difícil determinar os locais onde está ocorrendo absorção significativa. Sim, porque afinal os negócios só ocorrem se houve alguém agredindo e absorvendo. Tudo isso acontece ao mesmo tempo.
Porém, há locais onde personagens específicos absorvem ou agridem com mais veemência. Eles são os big players. Com sua atuação eles têm condições de comprar absorvendo mesmo com preços cada vez mais baixos e vender absorvendo mesmo com preços cada vez mais altos.
Mas isso é outra história.
Vamos ficar no exemplo mais simples de percebermos que estamos numa zona de absorção.
O preço de uma ação está subindo. Parece que vai pra lua. Mas, de repente, ele chega a um patamar e para.
Olhamos no indicador Sato’s Bar e ele nos mostra uma barra vermelha a cada vez que o preço chega àquela altura, indicando um alto volume de negociações. Quer dizer, muita gente querendo comprar na agressão, mas alguém está absorvendo violentamente as agressões naquele preço, impedindo que o preço suba.
Alguém com suficiente bala na agulha está na absorção, aproveitando a liquidez que o povo da agressão está dando para, assim, vender todos os seus ativos a um preço que considera bom ou, então, abrir posições de venda descoberta.
Com as ferramentas Sato’s podemos verificar, através do aumento do volume de negociações, que muito provavelmente, a absorção das agressões de compra começaram já no movimento de alta: isto é, trata-se de um investidor institucional com um cacife tão alto que, mesmo com o preço subindo, ele vê isso como uma oportunidade para se desfazer de ativos que comprou lá atrás, quando estavam bem baratos.
De fato, a Absorção é tão importante que é uma das cinco fases dos Ciclos de Mercado, segundo a Nova Análise Técnica e ela pode acontecer tanto na queda quanto na alta dos preços.
O que estamos procurando aqui é saber quando os investidores institucionais, aqueles que realmente movimentam quantidades significativas de dinheiro e ativos estão na absorção.
4. QUANDO OS GRANDES PLAYERS DEIXAM DE ABSORVER E PASSAM A AGREDIR O MERCADO?
No último exemplo, coloque-se no lugar de alguém mais atento, mas que ainda está comprando ativos.
O preço está subindo sem parar. Todos estão comprando como se não houvesse amanhã, na agressão de ofertas passivas de venda ao operar.
Em algum momento, você começa a ficar desconfiado. Por que tem alguém vendendo tanto se o preço está subindo? Esse cara quer perder dinheiro?
Aí você começa a tremer nas bases. Talvez esteja na hora de parar de comprar. Aos poucos todos param de oferecer demanda pelo ativo, param de agredir. O mercado perde volume.
O próprio investidor institucional que estava fornecendo os ativos para de vender, para testar essa demanda, pra ver se não entra algum outro institucional tão ou mais forte que ele capaz de levar os preços ainda mais para o alto.
De repente, o mercado perde liquidez, perde volume, como um carro, num aclive, que fica sem combustível e vai desacelerando.
Se esse outro player não entrar, o mercado está maduro.
Fazendo a mesma coisa só que de um jeito diferente
Agora o big player vai voltar a vender. Mas desta vez, na agressão. Veja que doido: o big player vai continuar a vender, mas a postura de agressão muda tudo. Agora, é ele, ainda com muitos ativos para desovar ou muitas condições de abrir posições descobertas, quem está na agressão.
Ele vai em direção a preços de compra cada vez mais baixos. Resultado: o preço cai.
Os traders que compraram no topo, tem seus stops acionados. Resultado? Stop para operações de compra são vendas. Se há mais vendas, há mais ofertas, se há mais ofertas, o preço continua a cair. E, agora, sem sequer a necessidade da atuação do big player que, por assim dizer, “deu um empurrãozinho inicial” para o ativo descer violentamente a ladeira.
O grande investidor institucional vendeu os ativos caros e, dali a pouco, poderá comprá-los a um preço bem inferior ou, então, encerrar suas posições vendidas com grande vantagem.
O processo de Absorção quando o preço está em queda é o mesmo. Só que em vez de vender, o big player irá atuar na absorção comprando a preços cada vez menores. Uma vez ressecada a liquidez (porque todos pararam de vender) passará a continuar comprando, mas na agressão, para desencadear um processo violento de alta. Tão violento que quem vendeu no fundo ficará sem reação, tendo que recomprar caro algo que vendeu barato.
5. APRENDA COMO SEGUIR OS GRANDES PLAYERS INSTITUCIONAIS
Como podemos ver, não importa se é venda ou compra. Não importa se é absorção ou agressão. O que importa é quem está fazendo isso. Para operar na bolsa de valores, precisamos estar sempre do lado vencedor e entender quem está na absorção e na agressão faz parte disso.
A melhor forma de determinarmos isso é através do fluxo de mercado, do volume das operações: baixo volume indica baixa atuação institucional.
Grandes volumes indicam atuação institucional. E, conhecendo as fases do Ciclo do Mercado (explicado detalhadamente em outros artigos), podemos nos antecipar ao movimentos mais marcantes de qualquer ativo com liquidez suficiente para ser analisado.
6. POR QUE DEVERIA USAR OS INDICADORES SATO’S PARA OPERAR NA BOLSA
Operar na bolsa sem saber quem está atuando na absorção ou na agressão é como operar às cegas.
De nada adianta saber para onde o preço está indo ou que padrão desenhou no gráfico, se desconhecemos quem está por trás desse comportamento.
Os indicadores Sato’s foram criados para seguir a atuação dos institucionais através do fluxo do mercado e do volume.
Claro que existem vários big players com muita bala na agulha se enfrentando no mercado. Mas ao operar com os indicadores Sato’s conseguimos avaliar pontos em que essas batalhas são mais decisivas e um desequilíbrio pode ser uma oportunidade de escolher o lado vencedor.
São as zonas de trade de alta probabilidade onde é fácil e seguro até mudar a direção da operação se for necessário.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO VAI TE AJUDAR A ENTENDER O MERCADO DE UMA FORMA DIFERENTE
Conceitos como absorção e agressão não são muito debatidos nos cursos comuns sobre trade.
Isso porque todos são focados na Análise Técnica Clássica. A Análise Técnica Clássica concentra seus esforços no preço e nos seus movimentos. Mas, de propósito ou não, ignora os porquês desses movimentos.
Como vimos só nessa explicação sobre absorção e agressão, existem motivos para que os preços se movam, existem, mais do que isso, intencionalidades e forças agindo num verdadeiro cabo de guerra.
Por isso a Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo em ferramentas e conceitos, concentra seus esforços no combustível do mercado: o volume e o fluxo, que denuncia a atuação de quem realmente pode causar movimentos de preço, os grandes investidores institucionais.
Concentrando-se na causa, observando mais do que agressão e absorção, mas quem está a operar por trás delas, podemos nos adiantar aos efeitos, que é onde aumentamos nossa chance de lucro.
8. CONCLUSÃO
Muitos cursos que ensinam a operar na bolsa de valores sequer falam da importância da absorção e da agressão. Quanto mais da importância de saber quem está operando desta ou daquela forma, seja na compra, seja na venda.
Porém, agressão a absorção são conceitos importantíssimos e entendê-los com qualidade pode fazer diferença no resultado de suas operações
Procure um curso que tenha esse tipo de conceito em seu programa e tenha certeza de que os resultados serão melhores.
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