Ações do Índice Ibovespa : você sabia que apenas dez ações representam quase dois terços dos negócios da bolsa? Essa verdade e outras surpreendentes neste texto
As ações do Ibovespa são aquelas ações que fazem parte da composição do Índice Ibovespa. O Índice Bovespa, que foi composto por inúmeras ações ao longo de sua existência e completou 52 anos em 2020.
O Índice Bovespa (Ibovespa) serve como uma média, um termômetro, de como está o mercado de investimentos no Brasil. Olhando para o gráfico do Índice Bovespa é possível ter uma fotografia dos períodos turbulentos da economia brasileira e os bons períodos também.
Apenas as ações mais negociadas na bolsa de valores fazem parte do Ibovespa. Isto é, ações que movimentam, juntas, milhões ou até mesmo bilhões de reais todos os dias. As ações do Ibovespa têm negócios de compra e venda, de investimento, sendo realizados a todo momento dos pregões da bolsa de valores, todos os dias.
Se o Ibovespa, movido por suas ações, sobe quer dizer que o mercado – em média – está subindo.
Se o Ibovespa cai, graças à influência dos ativos que o compõem, quer dizer que o mercado está em tendência de baixa.
Mas que ações fazem parte do Ibovespa? Como são escolhidos os ativos pra fazer parte do Ibovespa (Índice Bovespa)? Afinal, vale a pena fazer investimento em ativos do Ibovespa?
Este artigo tem o objetivo de explicar tudo sobre as ações Ibovespa e tirar todas as dúvidas sobre o principal índice da bolsa de valores brasileira e seus principais ativos, ativos que movimentam o mercado brasileiro e podem ser um bom investimento pra qualquer pessoa.
- O que é o Ibovespa (Índice Bovespa) e suas ações
- Qual o papel da Ibovespa e de suas ações na economia brasileira
- Quais as ações de destaque no Ibovespa
- Composição da Carteira do Ibovespa
- Como investir no Ibovespa?
- Vale a pena ações do Ibovespa?
- Quais os riscos de investir nas ações do Ibovespa?
- Quais as vantagens de investir em ações do Ibovespa?
- Custos e Taxas pra investir em ações Ibovespa
- Um passo a passo a fim de começar a investir o quanto antes nas ações Ibovespa
- Conclusão
1. O QUE É O IBOVESPA (ÍNDICE IBOVESPA) E SUAS AÇÕES
As ações que compõem o Índice Bovespa (Ibovespa) ajudam a constituir um termômetro da economia e dos investimentos no Brasil. Mais diretamente, o Índice Bovespa, dá uma média do desempenho de todas as ações na B3, bolsa de valores brasileira.
Como isso funciona? O Ibovespa – Índice Bovespa é formado por dezenas de ações que, juntas, são responsáveis por aproximadamente 80% dos negócios realizados na bolsa de valores, no Brasil.
Para termos uma ideia, são 73 ações componentes do Ibovespa (Índice Bovespa): algumas são de uma mesma empresa, caso por exemplo da PETR3 e PETR4, ambas da Petrobras. Essas 73 ações são responsáveis por 80% dos negócios de um universo que inclui quase 400 empresas, algumas delas com ações preferenciais e ordinárias: menos de 15% dos papeis são responsáveis por quase toda a movimentação financeira da B3.
Assim, o comportamento desses ativos, dessas ações da Ibovespa, dão um panorama bem claro de até mesmo o que pode vir a acontecer com aquelas ações que não fazem parte do Ibovespa. As ações do Ibovespa medem a “febre” do mercado.
Segundo o site da Bovespa, o objetivo do Ibovespa, Índice Bovespa, com suas ações é: “O objetivo do Ibovespa é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.”
O Índice Bovespa (Ibovespa) é tão importante que mesmo depois de duas vezes que a bolsa de valores mudou de nome, o nome do índice permanece o mesmo: em 2007, a Bovespa passou a ser BM&FBovespa e, em 2017, B3. O Índice permaneceu o mesmo: Índice Bovespa que, em tese, significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, uma expressão defasada em essência. Acontece que a marca é forte e reconhecida pelo mercado brasileiro e mundial.
Quando foi criado o Ibovespa
O Ibovespa (Índice Bovespa) foi criado há 52 anos, em 2 de janeiro de 1968. Na época em que foi criado, foi determinado que a carteira de ações que o compunha deveria valer 100 cruzeiros novos convertidos em pontos.
Quer dizer, se alguém comprasse as ações do Ibovespa naquele dia teria ações que, juntas, valeriam 100 cruzeiros novos. Inflação, mudanças de moedas diversas, corta zero, muda governo, se fosse mantido esse padrão, o Ibovespa hoje teria 80.000.000.000.000.000 (oitenta quadrilhões de pontos).
As primeiras ações do Ibovespa foram: Aços Villares, Alpargatas, Antarctica, Banco do Estado de São Paulo (Banespa), Banco Itaú, Casa Anglo (Mappin), Cimento Itaú, Companhia Docas de Santos, Duratex, Indústrias Villares, Lojas Americanas, Fabrica de Brinquedos Estrela, Companhia Melhoramentos Papeis de São Paulo, Moinho Santista, Companhia Paulista de Força e Luz, Souza Cruz e Vale do Rio Doce. Só duas dessas ficaram desde o começo: a Vale e a Ambev (inicialmente como Antarctica). Itaú e Americanas saíram durante períodos e, mais tarde, voltaram.
Hoje é muito popular. Por que não dizer que o Ibovespa e suas muitas ações não fazem parte do patrimônio imaterial financeiro do país?
Mas nem sempre foi assim. Antes dele, apenas a cotação das ações era divulgada individualmente. Mas o mercado precisava de um indicador, um instrumento com o objetivo de determinar o panorama da bolsa de valores, como um todo. Sem isso, as estimativas eram ainda mais vagas.
O primeiro índice brasileiro do tipo foi o IBV (Índice da Bolsa de Valores), criado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro que, então, concentrava a maior parte dos negócios em ações e outros ativos. Do mesmo modo, o IBV (Índice da Bolsa de Valores) trazia as ações mais negociadas do mercado.
O IBV (Índice da Bolsa de Valores) durou alguns anos e serviu de base ao Ibovespa (Índice Bovespa).
Alguns dos aperfeiçoamentos:
- Presença nos pregões: pra fazer parte do Ibovespa não bastava volume, precisava ter presença nos pregões.
- Isso garantiu a fidelidade do Índice Bovespa (Ibovespa): de outro modo, algumas ações do Ibovespa poderiam ter um pico de volume em alguns poucos dias e, nos outros, estarem ausentes. Isso garante que as ações do Ibovespa estejam sempre sendo negociadas.
- A composição da carteira deveria ser revisada periodicamente: até hoje, a cada quatro meses ações saem do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores), ações novas entram e boa parte delas permanece.
O Índice Bovespa (Ibovespa) teve seu desenvolvimento iniciado ainda em 1967 pelo departamento técnico da então Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa fazia parte de um plano muito maior de modernização do sistema financeiro brasileiro. E começou bem: desde que foi criado não sofreu muitas alterações metodológicas em sua determinação e na composição das ações que fazem parte do Ibovespa.
A mudança mais recente aconteceu em 2014:
- Foi barrada a entrada no Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores) de ações que valessem apenas centavos.
- Nenhuma ação poderia ser responsável do que mais de 20% do peso no Índice Bovespa (Ibovespa).
Desde 2 de janeiro de 1968 passou a ser atualizado diariamente, sem exceção. Claro, naquela época ele não era divulgado em tempo real, como é hoje. Pense, os negócios eram feitos na base da gritaria. O nome das empresas eram lidos em ordem alfabética. A cada uma, os negociadores tinham um tempo pra fazer os seus negócios.
Os valores acertados, os preços das ações, determinados pelos negócios fechados, iam parar em uma lousa, escritos a giz e chegavam até o responsável pela “atualização em tempo real” através de um barbante, presos por pregadores de roupa. Só no fim do dia é que os cálculos eram feitos para se chegar ao valor do Ibovespa (Índice Bovespa), baseado no preço das ações negociadas e que dele faziam parte da composição.
Imagine a diferença! Hoje o valor do Ibovespa (Índice Bovespa) é atualizado a cada segundo, talvez até menos, e todos os negócios são realizados simultaneamente.
Curiosidades sobre o Ibovespa e as ações do Ibovespa (Índice Bovespa)
- O maior número de ações Ibovespa foi em 1986: com a economia congelada mais ações movimentaram negócios; os investidores buscaram o risco e o índice passou a ser composto por 139 ações.
- Em 1987, o fracasso do plano cruzado faz com que o número de ações Ibovespa caia abaixo de cem e venha se reduzindo ano a ano. Hoje elas flutuam próximo a 60 ações Ibovespa.
- Desde 1968, descontada a inflação, o Ibovespa valorizou quase 2500%. Foram 25 anos de lucro e 25 anos de prejuízo.
- 1990 foi o pior ano do mercado. No governo Collor, as ações Ibovespa caíram 74,11%. Só no dia 21 de março, a queda foi de 22,27%. Foi o dia em que o presidente anunciou o bloqueio das poupanças.
- Collor também testemunhou a maior alta anual, no ano seguinte, 1991: 336%. E nesse ano a maior alta em um único dia: 36% com o anúncio do Plano Collor 2 (que também não foi grande coisa).
- Todo o mundo comemorou os novos recordes do Ibovespa (Índice Bovespa), recentemente. Mas considerando a inflação desde 2008, os pouco mais de 70 mil pontos daquele ano seriam, na verdade, hoje, 125 mil pontos. Portanto, ainda estamos longe do topo histórico. Mas pouca gente fala sobre isso.
Qual proposito do Ibovespa
O Ibovespa (Índice Bovespa) tem uma composição de ações que objetiva medir a performance média das ações mais negociadas e, portanto, os ativos mais importantes do mercado de renda variável brasileiro.
Numa linguagem mais técnica, o Ibovespa (Índice Bovespa) é um índice de ações que reflete o retorno total: assim, inclui as variações nos preços dos ativos que o compõem ao longo do tempo e também a diferença feita pela distribuição de dividendos, juros sobre capital e outros proventos garantidos pelas empresas que fazem parte do Ibovespa aos seus acionistas.
2. QUAL O PAPEL DO IBOVESPA NA ECONOMIA BRASILEIRA
O papel das ações do Ibovespa (Índice Bovespa) na economia brasileira é, através do comportamento dos preços das ações na bolsa de valores, é dar uma ideia de como está o ânimo do mercado, quanto, em média, as empresas estão crescendo, quanto se está investindo, quanto o investimento está otimista ou não.
Afinal, no mercado, se estamos otimistas temos uma tendência maior a buscar um investimento que, em outros momentos, pode soar arriscado.
Há quem critique o Ibovespa (Índice Bovespa) neste papel porque algumas poucas ações concentram 30% da carteira teórica do índice. Isso, em tese, seria o mesmo que avaliar toda a economia do País a partir do comportamento das ações dessas poucas empresas.
Quem defende o Ibovespa, atribui essa informação ao fato de que, justamente, algumas poucas empresas concentram boa parte dos negócios que por aqui ocorrem. Uma economia mais pulverizada, no bom sentido, traria um índice menos concentrado. Ele é só um reflexo do todo.
É possível que, nos próximos anos, com mais empresas entrando na bolsa de valores o Índice Bovespa (Ibovespa) passe a ter uma composição mais variada. Além disso, os juros estão caindo e a economia está, aos poucos, melhorando.
3. QUAIS AS AÇÕES DE DESTAQUE NO IBOVESPA
Atualmente, poucas ações já são responsáveis por 30% da composição da carteira teórica do Ibovespa.
- Itaú Unibanco PN (ITUB4) – 8,573%
- Vale ON (VALE3) – 8,189%
- Bradesco PN (BBDC4) – 6,985%
- Petrobras PN (PETR4) – 6,617%
- B3 ON (BVMF3) – 4,312%
Como podemos ver, fazendo a matemática básica, essas cinco sozinhas dão conta de 34% do Índice.
Se juntarmos as seguintes:
… nesse caso, teremos 46%.
Isto é, quase dois terços do peso do Ibovespa está concentrado em apenas 10 empresas (cerca de 15% do total de 68 empresas com ações no Ibovespa).
Note que, se juntássemos as duas modalidades de ações da Petrobras, ela ficaria em primeiro lugar, na frente das ações do Itaú e as da Vale.
Quando uma dessas empresas têm um deslocamento forte pra cima, quando suas ações valorizam ou desvalorizam com intensidade, há uma grande chance de o Ibovespa apresentar uma oscilação importante.
Por isso, às vezes, escutamos no noticiário: “O Ibovespa (Índice Bovespa) subiu, puxado pelas ações do Itaú Unibanco.” Geralmente, são as cinco primeiras ações da lista as mais propensas a provocar influências sobre o Índice Bovespa (Ibovespa) como um todo.
4. COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO IBOVESPA
Como é atualizada a entrada e a saída de ativos do Ibovespa
O Ibovespa é atualizado três vezes por ano, ou de quatro em quatro meses em datas estratégicas.
Estratégicas porque, como a carteira do Índice Bovespa (Ibovespa) era muito difícil de ser calculada, os especialistas deixavam esse trabalho para ser feito num dia de pouco movimento: 1 de janeiro, 1 de maio (dia do trabalho). O resultado era, então, divulgado no dia 2 de janeiro e no dia 2 de maio, como acontece até hoje. A mudança de setembro, no entanto, não dava esse respiro.
Hoje o cálculo é facilitado pela tecnologia que se tem disponível, mas a data se manteve desde então.
Quais ativos fazem parte do Ibovespa
Código | Ação | Qtde. Teórica | Part. (%) |
ABEV3 | AMBEV S/A | 4.348.260.598 | 4,016 |
AZUL4 | AZUL | 317.417.183 | 0,88 |
B3SA3 | B3 | 2.047.569.597 | 4,453 |
BBAS3 | BRASIL | 1.418.466.803 | 3,599 |
BBDC3 | BRADESCO | 1.091.983.694 | 1,784 |
BBDC4 | BRADESCO | 3.873.597.664 | 6,721 |
BBSE3 | BBSEGURIDADE | 671.601.167 | 1,252 |
BPAC11 | BTGP BANCO | 195.774.290 | 0,717 |
BRAP4 | BRADESPAR | 222.108.601 | 0,421 |
BRDT3 | PETROBRAS BR | 728.125.000 | 1,023 |
BRFS3 | BRF SA | 811.416.229 | 1,442 |
BRKM5 | BRASKEM | 264.632.416 | 0,44 |
BRML3 | BR MALLS PAR | 840.495.419 | 0,747 |
BTOW3 | B2W DIGITAL | 194.586.014 | 0,612 |
CCRO3 | CCR SA | 1.115.695.556 | 1,01 |
CIEL3 | CIELO | 1.118.386.806 | 0,426 |
CMIG4 | CEMIG | 969.723.092 | 0,7 |
COGN3 | COGNA ON | 1.498.404.420 | 0,876 |
CRFB3 | CARREFOUR BR | 384.888.219 | 0,429 |
CSAN3 | COSAN | 153.417.832 | 0,543 |
CSNA3 | SID NACIONAL | 642.387.288 | 0,444 |
CVCB3 | CVC BRASIL | 145.151.224 | 0,313 |
CYRE3 | CYRELA REALT | 263.583.096 | 0,406 |
ECOR3 | ECORODOVIAS | 171.079.276 | 0,137 |
EGIE3 | ENGIE BRASIL | 254.813.401 | 0,638 |
ELET3 | ELETROBRAS | 324.865.142 | 0,622 |
ELET6 | ELETROBRAS | 225.964.766 | 0,435 |
EMBR3 | EMBRAER | 735.918.554 | 0,728 |
ENBR3 | ENERGIAS BR | 295.402.225 | 0,312 |
EQTL3 | EQUATORIAL | 1.010.186.085 | 1,148 |
FLRY3 | FLEURY | 303.938.218 | 0,461 |
GGBR4 | GERDAU | 1.029.880.805 | 1,041 |
GNDI3 | INTERMEDICA | 458.380.483 | 1,518 |
GOAU4 | GERDAU MET | 662.644.908 | 0,312 |
GOLL4 | GOL | 134.613.917 | 0,235 |
HAPV3 | HAPVIDA | 217.060.254 | 0,674 |
HGTX3 | CIA HERING | 126.302.831 | 0,196 |
HYPE3 | HYPERA | 407.518.048 | 0,696 |
IGTA3 | IGUATEMI | 86.913.923 | 0,232 |
IRBR3 | IRBBRASIL RE | 931.245.594 | 1,796 |
ITSA4 | ITAUSA | 4.494.029.326 | 3 |
ITUB4 | ITAUUNIBANCO | 4.738.562.684 | 8,218 |
JBSS3 | JBS | 1.620.646.499 | 2,207 |
KLBN11 | KLABIN S/A | 637.772.642 | 0,597 |
LAME4 | LOJAS AMERIC | 696.121.215 | 0,875 |
LREN3 | LOJAS RENNER | 781.384.541 | 2,183 |
MGLU3 | MAGAZ LUIZA | 661.834.080 | 1,62 |
MRFG3 | MARFRIG | 423.143.092 | 0,22 |
MRVE3 | MRV | 289.811.954 | 0,305 |
MULT3 | MULTIPLAN | 270.279.854 | 0,444 |
NTCO3 | GRUPO NATURA | 348.939.652 | 0,696 |
PCAR4 | P.ACUCAR-CBD | 156.504.298 | 0,69 |
PETR3 | PETROBRAS | 2.731.490.625 | 4,262 |
PETR4 | PETROBRAS | 4.520.185.835 | 6,712 |
QUAL3 | QUALICORP | 280.735.698 | 0,544 |
RADL3 | RAIADROGASIL | 213.553.757 | 1,144 |
RAIL3 | RUMO S.A. | 1.053.753.059 | 1,313 |
RENT3 | LOCALIZA | 560.843.706 | 1,326 |
SANB11 | SANTANDER BR | 362.227.661 | 0,826 |
SBSP3 | SABESP | 339.982.576 | 0,939 |
SMLS3 | SMILES | 58.842.428 | 0,113 |
SULA11 | SUL AMERICA | 278.742.752 | 0,86 |
SUZB3 | SUZANO S.A. | 725.859.318 | 1,525 |
TAEE11 | TAESA | 218.568.274 | 0,321 |
TIMP3 | TIM PART S/A | 807.711.660 | 0,634 |
TOTS3 | TOTVS | 134.465.885 | 0,447 |
UGPA3 | ULTRAPAR | 1.085.159.631 | 1,326 |
USIM5 | USIMINAS | 513.781.576 | 0,235 |
VALE3 | VALE | 3.158.277.584 | 8,305 |
VIVT4 | TELEF BRASIL | 415.131.868 | 1,146 |
VVAR3 | VIAVAREJO | 1.148.258.639 | 0,648 |
WEGE3 | WEG | 740.696.136 | 1,22 |
YDUQ3 | YDUQS PART | 299.667.897 | 0,664 |
Para fazer parte do Ibovespa – Índice Bovespa, as ações devem atender a uma série de critérios que, muito resumidamente, consistem do seguinte:
- Durante a vigência das 3 carteiras teóricas anteriores, o ativo deve ter apresentado condições para fazer parte da carteira (isto é, ele só entra no Índice Bovespa se, durante um ano, apresentou condições de fazer parte dele).
- Deve ter um Índice de Negociabilidade (IN) com um conjunto 85% do somatório total desses indicadores.
- As ações devem ter sido negociadas em pelo menos 95% dos pregões realizados no período de vigência das 3 carteiras teórica anteriores.
- A participação, em volume financeiro, deve ser superior ou idêntica a 0,1%, no mercado a vista, no período de vigência das 3 carteiras anteriores.
- O valor médio ponderado durante a vigência da carteira teórica anterior deve ser superior a R$ 1. Quer dizer, não se trata de ações que custam centavos, as chamadas “penny stocks”.
Para uma empresa, ter suas ações no Ibovespa (Índice Bovespa), é motivo de comemoração: significa que está entrando em outro patamar de negócios e seus ativos passam a ter mais visibilidade, sendo mais visados pelos fundos e outros grandes operadores institucionais.
A metodologia completa do Índice Bovespa, Ibovespa, pode ser lida no site da B3: metodologia Ibovespa (Índice Bovespa).
Porcentagem de cada ativo para soma total
Confira a atual composição do Índice Bovespa (Ibovespa) com as ações que dele fazem parte pela ordem de importância e com as respectivas porcentagens de participação.
Se comprássemos essas ações na mesma proporção apresentada nesta lista, teríamos uma carteira que acompanharia – proporcionalmente – em reais exatamente o valor em pontos do Ibovespa. Claro, fazer isso envolveria muito dinheiro e trabalho de balanceamento.
Afinal, como combinar proporcionalmente as ações da Smiles, que tem 0,113 de peso, com as do Itaú Unibanco, que tem peso de 8,218%? Comprando 8.218 ações do Itaú e 113 da Smiles? Percebeu a dificuldade?
Confira a carteira completa de ações do índice Ibovespa, clicando aqui!!!
5. COMO INVESTIR NA IBOVESPA (ÍNDICE BOVESPA)?
Não tem como investir diretamente em Índice Bovespa. Como explicamos anteriormente, uma opção seria comprar as ações que o compõem na mesma proporção, mas isso daria muito trabalho e exigiria muitos recursos.
Mas existem opções bastante interessantes no mercado em termos de investimento e trade:
- Fundos de ações: alguns fundos de ações replicam o Índice Bovespa, mas em vez de comprar as ações, você compra uma cota, muito mais acessível, a partir de R$ 1000 ou R$ 5 mil que já traz esse mix de ativos
- ETFs: Exchange Trading Funds ou Fundos de Índice têm essa mesma característica dos fundos de ações, mas com taxas menores e ainda podem ser negociados de forma similares a ações, com mais liquidez
- Minicontratos de Índice: os minicontratos de índice são contratos equivalente a 20% ou um quinto do valor do índice em reais. Eles são cotados pela pontuação integral no entanto e correspondem a um valor do índice Bovespa em uma data futura.
Contrato e Minicontrato Futuro de Índice Bovespa (Ibovespa)
Para entendermos o que é um minicontrato futuro de Índice Bovespa (Ibovespa), antes é preciso entender o que é um contrato cheio de Índice Bovespa (Ibovespa), também conhecido como contrato cheio de índice.
Um contrato futuro é um derivativo – isto é, deriva de um outro produto ou ativo objeto. Esse contrato ou derivativo garante que se pagará determinado valor por esse ativo objeto em uma data futura.
Isto é usado como proteção. Digamos que eu tenha investido em ações ligadas ao índice Bovespa (Ibovespa). Mas eu temo que o índice possa cair abaixo de determinado preço. Eu, então, vendo contratos futuros garantindo o valor deste momento. Na verdade, a matemática da operação é um pouco mais complexa que isso: basta saber que, se o índice cair, poderei recomprar esses contratos a um preço mais baixo, compensando as perdas que tive nas ações. O nome disso é fazer hedge ou proteção.
Um contrato futuro vale em reais aproximadamente o mesmo que a pontuação do Índice Bovespa. Então, se o Índice Bovespa (Ibovespa) está em 80 mil pontos, o contrato cheio valerá R$ 80 mil. O detalhe é que os contratos cheios de Índice Bovespa só podem ser operados em lotes de 5. E quem é que tem R$ 400 mil para colocar em ativos de risco?
Minicontrato de Índice Bovespa (Ibovespa)
Por causa disso e para dar mais liquidez ao mercado (e vez para os pequenos traders) foi criado o minicontrato futuro de Índice Bovespa. Ele vale 20% do contrato cheio (um quinto) e pode ser operado unitariamente. Hoje, aproximadamente uns R$ 21 mil.
Além disso, no day trade, pode-se operar o minicontrato de Índice Bovespa usando-se tão somente a margem de garantia. Varia de corretora para corretora, mas a margem de garantia costuma ficar em torno de R$ 100.
Como isso é possível? As corretoras de valores estimam quanto o papel pode variar ao longo de um pregão, no máximo. Esses R$ 100 garantem que o trader tem o suficiente para cobrir uma operação de variação negativa. Como cada ponto no mini índice corresponde a R$ 0,20, concluímos que R$ 100 cobre 500 pontos ou, na atual pontuação do Ibovespa, uns 0,7%.
Então, considerando que basta eu ter R$ 100, fazer day trade com minicontratos de Índice Bovespa constituem uma das formas mais acessíveis de se operar o Ibovespa. Porém, day trade é uma especialidade e convém saber muito bem onde se está se metendo. Um bom curso sobre o tema não será de maneira alguma dinheiro jogado fora. Pelo contrário, pode evitar perdas mais sérias.
Talvez todos esses conceitos em um tópico só fiquem confusos. Mas não se preocupe. Nós temos artigos bem completos aqui no site para explicar detalhadamente o que são os minicontratos futuros de Índice Bovespa e também os minicontratos futuros de dólar.
Existe quantidade mínima de ações do Ibovespa para comprar
Não. Não existe quantidade mínima para se comprar ações. O investidor pode comprar qualquer número de ações, sejam elas do Índice Bovespa (Ibovespa) ou não.
O problema é que, para certas quantidades de ações, as taxas, como a taxa de corretagem são as mesmas.
Agora, pense: você compra uma ação, uma única ação, que custa R$ 18. A taxa de corretagem custa R$ 18, por exemplo. Agora, sua ação terá que valorizar 100% para começar a entrar no lucro. A probabilidade de se entrar no lucro é muito menor do que se comprarmos 2 mil ações. Com 2 mil ações, a partir de 0,05% (R$ 0,009) já estaremos lucrando (na verdade, 0,1% (R$ 0,018), pois também há os custos da venda).
Então, embora seja verdade que podemos comprar até mesmo uma única ação de cada empresa com ações no Ibovespa (Índice Bovespa), isso não constitui vantagem: o ideal é comprar um número de ações que minimize o peso que os custos (que nem são tão altos assim).
Existe um valor mínimo para comprar ações do Ibovespa?
Como explicamos no tópico acima, não, não há um valor mínimo em dinheiro. Considere que as ações do Ibovespa não podem valer menos do que R$ 1. De fato, há algumas que valem pouco mais que isso. Então, com pouco mais de R$ 1 já podemos comprar ações do Índice Bovespa. Vale a pena comprar tão poucas ações? Não. O ideal é comprar um número de ações que compensem os custos.
Mas tem mais: os custos só serão compensados se as ações valorizarem. Lembre-se: estamos falando de renda variável. As ações que comprarmos podem até mesmo desvalorizar. Não é o que ninguém deseja, mas quem está investindo em ações do Índice Bovespa está assumindo esse risco.
6. VALE A PENA AÇÕES DO IBOVESPA?
O senso comum sempre diz: no longo prazo, a bolsa de valores sempre valoriza.
Mas fique atento: quem fala isso, geralmente está olhando para os gráficos dos Índices, inclusive o Índice Bovespa.
Os Índices fazem de tudo para se proteger, para demonstrar um bom desempenho. Se isso é bom ou ruim e em que contexto é uma outra discussão, mas não é sobre isso que estou falando.
Veja só, o principal critério do Índice Bovespa é volume de negócios. Se uma ação tem alto índice de negociação, ela entra no Índice Bovespa. Acontece que as próprias regras do Índice Bovespa fizeram com que ações como as da OGX e da Oi saíssem dele: em momentos em que estavam sendo altamente negociadas, porém com quedas expressivas.
Será que existe alguma regra no índice que faça ações que estejam sendo altamente negociadas, porém com altas expressivas, saírem dele?
Acho que não.
Os riscos de rotular o mercado
Quando pensamos em comprar ações, do Índice Bovespa ou não, visando o lucro no longo prazo, estamos rotulando o mercado, como se esse rótulo as obrigasse a seguir este ou aquele rumo.
No entanto, mesmo ações do Índice, às vezes, não acompanham o Ibovespa. Elas não são obrigadas a fazer nada.
Veja o exemplo da Petrobras: caiu com o Ibovespa em 2008, quando custavam R$ 45 e o Ibovespa estava em 70 mil pontos.
O Ibovespa se recuperou desde então e as duas ações da Petrobras – a ordinária (ON) PETR3 e a preferencial (PN) PETR4 – estão um pouco mais da metade do caminho ainda, penando nos R$ 28/32. Se considerarmos a inflação do período o Ibovespa, na verdade, não chegou lá ainda, mas a Petrobras está pior.
Quem comprou ações da Petrobras, para ficarmos splayeró nesse exemplo, já está esperando 10 anos (longo prazo) e ainda está perdendo dinheiro e não ganhando. Será que, se estivéssemos com essa ideia de que a bolsa só se valoriza no longo prazo, teríamos o poder de decisão de sair de uma operação quando as ações começassem a cair?
Veja esse vídeo e saiba o porque funciona tão bem, investir em ações:
Qual a opção para fazer investimento nas ações do Ibovespa?
Se pensamos em investimentos de longo prazo, o melhor, então, é ficar na renda fixa mesmo. Claro, há exemplos de investidores que conseguiram fazer fortuna apostando em ações ao longo de décadas. Mas será que eles são a regra? Ou será que são a exceção?
Em nossa opinião, as ações do Índice Bovespa (Ibovespa), até por sua grande liquidez e oscilação, favorecem operações de curto prazo, no day trade ou para poucos dias de posicionamento.
Porém, não é recomendável fazer esse tipo de operação sem antes ter um bom preparo, algum conhecimento estratégico de negociação na bolsa, um bom setup e saber fazer gerenciamento de risco.
7. QUAIS OS RISCOS?
Risco de Mercado
As ações do Índice Bovespa, assim como qualquer outra ação, está à mercê dos riscos oferecidos pela volatilidade do mercado.
Não é porque as ações fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa) que elas estarão blindadas.
Não é, também, porque se trata de uma grande empresa, líder do seu setor, que suas ações estarão protegidas das operações gigantescas de grandes investidores institucionais.
Então, ao comprar ações, do Índice Bovespa ou não, o investidor precisa tomar cuidado: é necessário ter gerenciamento de risco para decidir o momento de sair da operação e, antes, critérios estratégicos para entrar na operação.
Esses critérios e essas estratégias, atualmente, podem ser definidas por duas correntes: a análise técnica – geralmente usada para operações de prazo mais curto – e pela análise fundamentalista – geralmente usada para operações de prazo mais longo.
Risco de Liquidez
O risco de liquidez se concretiza quando você deseja vender um ativo – um imóvel, um carro, bananas e, no caso, ações – e não encontra comprador.
Assim, se você estiver no lucro, pode não transformar esse lucro em dinheiro a tempo e, se estiver no prejuízo, pode ver essa perda se agravar sem encontrar alguém para comprar suas ações.
Porém, esse é um risco menor para as ações do Ibovespa. Como vimos, um dos critérios do Ibovespa é justamente que as ações tenham um certo volume de negociações. Se há volume de negociações há compras e vendas das ações daquelas empresas a todo o momento.
Inclusive, para negociações de curto prazo como as que recomendamos, o melhor é pensar sempre em ativos e derivativos de boa liquidez, como as ações do Índice Bovespa (Ibovespa).
8. QUAIS AS VANTAGENS DAS AÇÕES IBOVESPA?
Do ponto de vista da valorização no longo prazo, nada é garantido. Inclusive, se a ação se desvalorizar demais, mesmo que ela seja muito negociada pode ser catapultada do Índice Bovespa (Ibovespa), como foi o caso da OGX e da Oi.
A principal vantagens das ações do Índice Bovespa, certamente decorrem da liquidez:
- Negociações diariamente a preço de mercado e com menos spread (o “agressor”, aquele que aceita o preço do melhor vendedor ou comprador, precisa ceder menos).
- Como há um volume maior de negociações, as análises feitas a partir dos gráficos tem maior confiabilidade.
9. CUSTOS E TAXAS DE AÇÕES DO IBOVESPA
- Abrir e ter conta na corretora de valores: o custo para esta etapa de fazer investimento em ações da Vale é zero. Não tem custo nenhum. Nem taxa de abertura, nem taxa de manutenção e também não precisa ter um saldo mínimo na conta.
- Taxa de corretagem: É o que a corretora cobra por ordem executada.
- ISS: Uma pequena porcentagem que incide sobre a taxa de corretagem, mas nem todas as corretoras repassam isso aos clientes.
- Emolumentos e liquidação: cobradas pela bolsa por ordem e trata-se 0,0325% sobre o valor negociado
- Custódia: custo cobrado pela corretora para manter as ações compradas durante o tempo em que elas estiverem em carteira. Como o ISS, nem todas as corretoras repassam isso aos clientes.
- Imposto de renda: só se houver lucro. Em operações que duram mais de um dia, só incide nos meses em que as vendas suplantaram o valor de R$ 20 mil. No day trade, a alíquota é de 20% sobre qualquer lucro, não importando os valores envolvidos durante o mês. (Clique aqui e confira o nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores)
10. UM PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A INVESTIR O QUANTO ANTES EM AÇÕES IBOVESPA
Abra uma conta em uma corretora
- Para começar a comprar ações do Ibovespa é recomendável que sua vida financeira esteja em ordem. Não espere que os ganhos que você terá na bolsa de valores vão superar os juros do cartão de crédito ou do cheque especial. Primeiro resolva isso.
- Entre no site de sua corretora escolhida e preencha o formulário online. Em questão de uma hora sua conta estará aberta. O máximo que pode acontecer é que solicitem o envio de algum documento, copiado, via e-mail ou outro meio eletrônico.
- Transfira os valores necessários através de um TED. Precisa ser a partir de uma conta bancária com o mesmo CPF com que você abriu sua conta na corretora.
- Escolha as ações com ajuda de seu agente autônomo de investimentos ou usando as estratégias que você aprendeu. Talvez você precise ou queira instalar uma plataforma gráfica de negociação. Aprenda a usar esse tipo de plataforma. Elas são muito úteis.
- Comece a comprar e a vender ações do Ibovespa.
Veja o vídeo abaixo, onde eu explico um método para investir em ações:
Escolher uma corretora para investir em ações Ibovespa
Escolha sua corretora de valores a partir das listadas na B3. Considere o preço dos serviços. Algumas não cobram para a renda fixa e tem taxas de corretagem bem vantajosa.
Mas, acima de tudo, verifique se os serviços prestados são realmente bons. Veja se há reclamações excessivas a respeito delas e tende descobrir antecipadamente como é o atendimento.
Outra coisa importante para observar é a qualidade do home broker e das plataformas de negociação oferecidas.
Lembre-se: nem sempre a mais barata é a melhor.
11. CONCLUSÃO
As ações do Índice Bovespa (Ibovespa) certamente são uma boa opção para quem está procurando ações com liquidez, particularmente aqueles traders que buscam operações rápidas, no Day Trade e de um dia para o outro, swing traders. Óbvio: afinal, o critério para as ações estarem no Ibovespa é justamente esse, o volume de negócios.
Como vimos não tem como investir diretamente no Índice Bovespa. Porém há diversas opções que enumeramos acima, particularmente o minicontrato futuro de Índice Bovespa: muito acessível, por só usar a margem de garantia para operar um papel de milhares de reais no day trade.
Justamente por causa dessa alavancagem (operar Índice Bovespa, que vale cerca de R$ 15 mil com apenas algo em torno de R$ 100 da conta), o iniciante deve ter cuidado. Chega a ser contraditório: operar índice Bovespa no day trade é acessível e ao mesmo tempo uma especialidade cheia de detalhes mais adequada aos experientes.
Novamente, como fazemos em todos os nossos textos, cabe o alerta de que nem sempre o Índice Bovespa espelha o real estado das ações como um todo tampouco do mercado: muitas vezes ações com grande volume de negociação são retiradas do índice, ainda que por suas legítimas regras de composição, de maneira a proteger o seu desempenho.
Assim, é claro que o Índice Bovespa, no longo prazo, sempre vai ter um desempenho positivo o que não necessariamente se repete para ações individualmente. Portanto, recomendamos cautela para aqueles que veem as ações do Ibovespa com perspectiva de poupança e investimento de longo prazo.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Muito interessante. Assino a empiricus e não sabia de parte do conteudo. Talvez por falha minha, que não consegui encontrar ou assimilar.
Muito bom artigo. Parabéns
Parabéns pelo conteúdo!!
Muito bom o artigo, quais as referências?
Meuus parabéns pela ÓTIMA PUBLICACÃO.
Eu uso a corretora Itau e ela não cobra taxa de compra e venda de ações. Eu faço várias operações de compra e vendas por dia, (8 A 20 por dia) sem custo na operação.
Enquanto o Ágora cobra e creio que outras tmb cobram.
Abraços e Deus os abençoe sempre.