As ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) são uma boa escolha para se especular na bolsa de valores? Entenda um método que pode lhe ajudar a responder essa pergunta!
As ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) são de uma empresa que vem numa rápida expansão geográfica no Brasil, através de aquisições e também de crescimento orgânico. A saúde, nos próximos anos, e possivelmente cada vez mais, será um setor extremamente necessário e valorizado pelas famílias brasileiras.
As ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3), assim, são o tema deste artigo. Falaremos sobre seu negócio, sua expansão e sua história, mas não deixaremos de falar de um tema que consideramos importante sobremaneira: a metodologia que usamos para determinar se vale a pena comprar ou vender ações de qualquer empresa da bolsa de valores, independentemente do que se noticia a respeito delas e do que elas divulgam quanto a resultado.
- O que é o Grupo NotreDame Intermédica e suas ações (GNDI3)?
- Ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)?
- Formas de ganhar em ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)?
- Investir ou não investir em ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)?
- Conclusão
O Grupo NotreDame Intermédica tem 603.693.182 ações ordinária GNDI3 e 581.199.237 (96,27%) estão em livre negociação.
1. O QUE É O GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA E SUAS AÇÕES (GNDI3)?
Segundo a página das ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Prestação de Serviços de Assistência à Saúde E Odontológica.
- Classificação Setorial: Saúde / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos
Fundado em 1968 e sediado em São Paulo (SP), o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) opera planos de saúde e planos odontológicos, empregando mais de 14 mil colaboradores e temos mais de 4,6 milhões de beneficiários.
Sua estrutura de atendimento contempla 21 hospitais, 75 Centros Clínicos, 10 Unidades de medicina preventiva e 20 unidades de pronto-socorro autônomos, todos próprios, localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ampla rede credenciada e de clínicas odontológicas com mais de 16 mil dentistas credenciados.
Em 2014, uma das maiores empresas mundiais de investimentos, o grupo norte-americano Bain Capital, assumiu o controle acionário do Grupo NotreDame Intermédica.
Em 2015, adquiriu o Grupo Santamália Saúde, uma das maiores operadoras planos de saúde da região do ABCDMR, além do Hospital Family, Unidade Hospitalar de referência em Taboão da Serra (SP).
Em 2016, anunciou a aquisição dos ativos da Unimed ABC, com uma carteira de 70 mil vidas, que também englobou um hospital, cinco Centros Clínicos e duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e, ainda, a compra do Hospital SAMCI, o primeiro do Grupo NotreDame Intermédica no Rio de Janeiro, com duas unidades localizadas no bairro da Tijuca. No início de 2017, o Grupo anunciou a compra do Hospital São Bernardo, que engloba três unidades na região do ABC Paulista: Hospital São Bernardo, Hospital Baeta Neves e Centro Clínico São Bernardo.
Também foi assinada a compra do Hospital Nova Vida, em Itapevi, que engloba três Centros Clínicos na mesma região. Em maio de 2017, o Grupo NotreDame Intermédica inaugurou o mais moderno hospital de sua Rede Própria, na cidade de Guarulhos: o Hospital e Maternidade Guarulhos.
O que são as ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)?
As ações do Grupo Notredame Intermédica (GNDI3), como qualquer outra ação negociada na bolsa de valores, são a menor fração do capital social da companhia. Ao comprar uma ação ou mais de uma, estou literalmente comprando um pedaço da companhia. Geralmente, compra-se ações em lotes de 100 ações, inclusive.
O objetivo de lançar ações no mercado é captar recursos de investidores. Essas pessoas – físicas ou jurídicas – se tornam acionistas e passam a possuir uma parte da empresa, de seu capital social.
A empresa, desse modo, consegue recursos pra dar continuidade a seu desenvolvimento. Se tudo for como planejado, a companhia crescerá e as ações valorizarão junto com o valor da empresa.
Além disso, se a empresa cresce, ela lucra mais.
Por lei, parte do lucro de uma empresa deve ser dividido com os acionistas (no mínimo 25%). Isso são os dividendos.
Nem todas as pessoas que estão comprando ações querem se tornar sócias. Muitos, conhecidos como traders ou especuladores, estão mais interessados em comprar e vender, buscando lucros mais imediatos.
Histórico da empresa e de suas ações (GNDI3)
- 1968 – Dr. Paulo Sérgio Barbanti funda a Intermédica Sistema de Saúde
- 1972 – O grande marco na busca pelo crescimento contínuo e sustentável aconteceu neste ano, com a inauguração do primeiro Centro Clínico Próprio.
- 1982 – Implantação de um programa completo de medicina preventiva que colaborou com o modelo verticalizado.
- 1998 – Como parte do plano estratégico de verticalização, a Companhia realizou diversas aquisições ao longo de sua história. A aquisição do Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, no Estado de São Paulo, aconteceu em 1998.
- 1999 – Compra do Hospital Modelo, em Sorocaba.
- 2009 – A Companhia realizou a aquisição da carteira de planos de saúde da Medicamp e deu início à administração do Hospital Renascença, em Campinas.
- 2014 – Grupo de investimentos norte-americano Bain Capital assumiu 100% do capital do Grupo NotreDame Intermédica e implantou um novo modelo de gestão, focado em proporcionar mais investimentos, inovação e tecnologia. Esta gestão contribuiu significativamente para o posicionamento estratégico do Grupo como um dos líderes do setor, o aprimoramento na excelência do atendimento aos clientes e o desenvolvimento de uma gestão integral da saúde baseada em práticas de governança corporativa inovadoras no mercado de saúde no Brasil.
- 2015 – Em 2015, foram investidos mais de R$ 140 milhões na reforma dos Centros Clínicos e Hospitais da Rede Própria. Ainda nesse mesmo ano, em novembro, foi adquirido o Grupo Santamália Saúde, uma das maiores operadoras de saúde da região do ABC Paulista, englobando os Hospitais Bosque da Saúde e Montemagno, 17 Centros Clínicos e cerca de 240 mil beneficiários, além do Hospital Family, Unidade Hospitalar de referência em Taboão da Serra (SP), adquirido em dezembro.
- 2016 – Em dezembro de 2016, a Companhia também adquiriu os ativos operacionais, incluindo um hospital, cinco centros clínicos, duas Unidades de pronto atendimento 24 horas e uma carteira de aproximadamente 57 mil vidas da cooperativa de trabalho Unimed do ABC – Cooperativa de Trabalho Médico (“Unimed ABC”), da região do ABC Paulista.
- 2017 – Em março de 2017, foi a vez do Hospital Samci, hospital pediátrico que representou a aquisição do primeiro ativo hospitalar da Companhia na cidade do Rio de Janeiro, incluindo, ainda, dois Centros Clínicos no bairro da Tijuca, dando início à estruturação de uma Rede Própria no Estado do Rio de Janeiro. Em abril de 2017, o Hospital São Bernardo e o Hospital Baeta Neves, ambos localizados em São Bernardo do Campo, foram adquiridos pela Companhia, fortalecendo a Rede Própria do GNDI, especialmente na região do ABC Paulista. Em maio de 2017, a Companhia inaugurou o Hospital e Maternidade Guarulhos com uma estrutura moderna e excelente localização na cidade de Guarulhos para atender a população de planos privados do município e regiões adjacentes. Esta Unidade tem uma capacidade instalada de 129 leitos. A Companhia concluiu, em julho de 2017, a aquisição do Hospital Nova Vida de Itapevi, composto por uma estrutura de um hospital, 5 Centros Clínicos e um pronto-socorro.
- 2018 – Abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e subsequente aquisição do Hospital Cruzeiro do Sul, na cidade de Osasco, por meio da qual foram adquiridos um hospital, 5 Centros Clínicos, dois prontos-socorros, um laboratório de análises clínicas e mais de 50 mil beneficiários, fortalecendo a presença da Rede Própria do GNDI na cidade e região. Em outubro de 2018, a Companhia concluiu a aquisição do grupo Samed, incorporando à sua estrutura 80 mil vidas, um hospital geral com 102 leitos, 3 centros clínicos e um laboratório de processamento de análises clínicas. Ainda em 2018, a estratégia de verticalização foi reforçada com o lançamento da marca NotreLabs, que tem como objetivo prestar serviços de análises clínicas aos beneficiários dos nossos produtos, aproveitando a estrutura de medicina diagnóstica já existente em diversos dos ativos adquiridos ao longo dos últimos anos, aumentando, desta forma, o número de exames realizados dentro da rede própria da Companhia
- 2019 – A Companhia deu continuidade a execução de seu plano de negócios, sustentado por uma estratégia de verticalização dos custos médicos. A Companhia realizou aquisições estratégicas para melhora da Rede Própria de atendimento, expandindo a área de atuação e os serviços oferecidos, cumprindo assim seu objetivo de oferecer planos de saúde de qualidade a preços acessíveis. Em janeiro de 2019, a Companhia concluiu a aquisição do grupo GreenLine, localizado na região metropolitana da cidade São Paulo, englobando uma carteira de 464 mil vidas, 2 hospitais, 10 prontos-socorros, 9 centros clínicos e um laboratório de processamento de análises clínicas. Adicionalmente, em maio de 2019, a Companhia concluiu as aquisições do grupo Mediplan, englobando uma carteira de 80 mil vidas e um hospital em Sorocaba, e do Hospital AMIU (atual Hospital Jacarepaguá), localizado no Rio de Janeiro com 67 leitos, sendo 20 de UTI, e um ambulatório com 20 consultórios. Em julho de 2019, a Companhia concluiu a aquisição da Belo Dente, operadora especializada em planos odontológicos que detém uma carteira de aproximadamente 350 mil beneficiários, sendo 98% pertencentes à categoria de planos coletivos, abrangendo principalmente os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda em novembro de 2019, a Companhia concluiu a aquisição do grupo SMEDSJ, o qual opera um hospital com 106 leitos (sendo 31 leitos de UTI), 3 centros clínicos e uma carteira de aproximadamente 17 mil beneficiários de planos de saúde e do grupo Ghelfond, especializado em exames de imagem, com 12 unidades próprias, pontos de coleta de exames laboratoriais, 19 equipamentos de ressonância magnética e dois equipamentos de radioterapia para tratamento oncológico
2. AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Grupo Notredame Intermédica (GNDI3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) num momento em que o pregão viva voz já há dez anos não faz parte da realidade dos mercados.
Isso mesmo, todos os negócios acontecem, atualmente, em ambiente eletrônico, sem intervenção direta de humanos.
Através do sistema PUMA – Plataforma Unificada Multiativos, os negócios são extremamente rápidos, seguros e acessíveis.
E qualquer um pode negociar na bolsa de valores, tendo apenas um computador e uma conexão com a internet. E, é claro, uma conta em uma corretora de valores.
Diante disso, diariamente, novos trades iniciantes adentram na bolsa de valores desconhecendo que terão que competir com adversários com recursos descomunais:
- Financeiramente: os big players (cerca de 100 empresas transnacionais) dominam 50% do capital mundial.
- Em termos de recursos humanos: programadores e dirigentes extremamente competitivos.
- Tecnologicamente: os big players utilizam os robôs HFT (high frequency trading), algoritmos que se aproveitam das menores distorções do mercado e posicionarm e reposicionam ordens de compra e venda milhares de vezes por segundo, montando posições compradas ou vendidas discretamente ou mesmo manipulando o mercado através do spoofing.
Por isso, ressaltamos a importância de ficarmos de olho no volume de negócios, de maneira a estimar como estão atuando esses participantes fortes e nos posicionarmos de acordo com essa atuação, colocando os big players como parceiros em nossas decisões (embora eles nem tomem conhecimento da existência de meros investidores e traders de varejo).
Quais ações o Grupo NotreDame Intermédica possui?
O Grupo Notredame Intermédica possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias das empresas, muito embora apenas os acionistas majoritários tenham condição de interferir de alguma forma nos destinos da companhia, dado o número de ações que possuem (cada ação corresponde a um voto). As ações ordinárias também dão direito a dividendos.
Qual são os códigos das ações do Grupo NotreDame Intermédica
As ações do Grupo Notredame Intermédica são conhecidas pelo código GNDI3. Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por um código de negociação formado por quatro letras em caixa alta e um numeral de um ou dois dígitos. Esse código de negociação também é conhecido como ticker.
As ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) são negociadas em quais bolsas?
As ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Embora também pudessem ser negociadas em bolsas do exterior como diversas outras brasileiras.
Isso acontece através de programas de recibos, a exemplo das ADR nos Estados Unidos. As ADR (American Depositary Receipts) são recibos que podem ser negociados no exterior, como se fossem ações, com a mesma agilidade. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil por uma entidade responsabilizada para tal.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) são os seguintes:
Nome | %ON – GNDI3 |
Alkes Ii Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 20,35 |
Capital World Investors | 4,67 |
Capital Research Global Investors | 5,05 |
Blackrock. Inc. | 5,08 |
Outros | 64,81 |
Ações Tesouraria | 0,05 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)?
Podemos lucrar com as ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)
A ideia do trade é fazer operações de compra e venda com a intenção de se obter lucro. Não há interesse em sociedade ou investimento de longo prazo ou poupança.
Se acho que as ações vão subir, eu compro. Então, espero que o valor atinja o meu objetivo e vendo.
Vender é um pouco mais complexa. Pra começar, minha perspectiva é de que as ações caiam. Mas, primeiro, preciso alugar, de um investidor, o número de ações que pretendo vender.
Depois, vendo as ações.
Agora, é necessário esperar a desvalorização numa porcentagem dentro da minha estratégia ou até atingir um certo alvo. Se tudo correr bem, recompro as ações, pago o aluguel, devolvendo os papeis ao investidor, e o que restar é meu lucro.
A duração desse tipo de operação varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (operações que duram alguns dias) e position trade (operações que duram algumas semanas).
Ganhar dividendos com ações do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)
Muitos participantes da bolsa de valores preferem ações para ficarem “encarteiradas”
Compram para segurar indefinidamente, como se fosse uma poupança mesmo.
Acreditam que determinadas empresas são boas: no longo prazo, irão valorizar indefinidamente.
A ideia por trás disso é remunerar o investimento com dividendos. Dividendos são parte dos lucros de uma companhia. O lucro é dividido por ações. Quanto mais ações, mais dividendos.
Podemos usar os dividendos para comprar mais ações. Daí eles nos dão mais dividendos. Que permitem a compra de mais ações e assim por diante.
Se, agora, ele tem mais ações, poderá receber mais dividendos que pagarão, então, por mais ações e assim por diante.
Se você gostou dessa ideia, cuidado! Veja se a empresa é boa pagadora de dividendos:
- Todos os exercícios (anos ou trimestres) têm pagamentos?
- O dividend yield é satisfatório?
Vejamos como foram os dividendos mais recentes da GNDI3:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 25/03/2020 | 25/03/2020 | – | 0,17 | 0,35% |
Dividendo | 28/03/2019 | 28/03/2019 | 10/04/2019 | 0,15 | 0,46% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Como vimos, o Grupo Notredame Intemédica (GNDI3) seja é um dos mais promissores do setor de saúde no Brasil, com uma agressiva política de aquisição e crescimento regional e nacional, bem como com um grupo de investimento forte por trás dele.
No entanto, para decidir comprar ações, precisamos ficar de olho no que os grandes investidores institucionais estão fazendo com esses papéis.
Não só porque, possivelmente, eles têm mais informações a respeito da relação entre o preço da ação e o potencial valor da companhia, mas porque eles montam suas posições e tendem a defendê-las, sejam com compras (se já estiverem comprados), seja com vendas, se já estiverem vendidos. Além disso, a desvantagem em qualquer uma dessas hipóteses, um preço abaixo do da compra, por exemplo, pode fazer o valor cair bastante, visto que isso pode gera o desmonte de uma posição comprada, gerando mais oferta e aceleração de uma queda…
Para ter esse tipo de leitura, precisamos de uma metodologia que nos ensine a interpretar o valor e que nos dê conceitos e ferramentas para isso. Recomendamos o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)? VEJA OS CUSTOS
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda. Mais recentemente a bolsa de valores também passou a cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ação superiores em valor a R$ 20 mil
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%. Leia nosso artigo sobre o tem: clique aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)?
O Raio X Preditivo entende o volume como a causa do movimento dos preços dos ativos negociados na bolsa de valores.
O volume é o “combustível” do mercado.
O preço, em sim, é mero efeito. Diversos cursos sobre trade e bolsa de valores, porém, ensinam apenas a seguir o próprio comportamento do preço.
O volume, para chegar a esse nível de influência, precisa da atuação coordenada de um ou mais investidores institucionais, aqueles participantes que têm o volume nas mãos.
O Raio X Preditivo combina conceitos e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos no gráfico dos ativos: ele segue as pistas dos institucionais através do volume.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)?
Facilmente, você descobrirá como é simples começar a comprar e vender ações de empresas como as do Grupo Notredame Intermédica (GNDI3). Alguns minutos baixando um aplicativo no celular ou preenchendo um formulário no site da corretora, transferindo o dinheiro e você já pode começar.
Porém, o que muitos esquecem de avisar é que é necessário se preparar antes, pois, de outro modo, o mais certo é o prejuízo.
É fundamental investir em educação, um curso que prepare para a realidade do mercado. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Mesmo enquanto estiver se desenvolvendo no curso, o melhor é usar a conta demo pra treinar as novas habilidades. Sem risco de perder, você testa os novos conceitos. E, fica a dica: mesmo considerando que operar na conta real é totalmente diferente de operar na conta demo, uma coisa é certa; se você não lucrar na conta demo, não imagine que irá lucrar na conta real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DO GRUPO NOTREDAME INTERMÉDICA (GNDI3)
As ações do Grupo Notredame Intermédica, num primeiro momento, geram otimismo dada a solidez da empresa, a velocidade com que ele vem se expandindo e a já existência de um grupo forte de investimento por detrás. Porém, não importa se estamos interessados em trade ou investimento, nossas decisões só serão sólidas – inclusive na hora de decidir o momento certo de entrar em um investimento de longo prazo – se soubermos ou ao menos estimarmos o que os big players estão fazendo. Para consegui fazer isso, precisamos de uma metodologia que nos dê a leitura do volume de negócios, como é o caso do Raio X Preditivo.